Edições anteriores

  • V.12, N.1 (2024)

    Editorial

    Este editorial refere-se ao nº 1, do volume 12, da revista GESTA – Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais, iniciando as publicações do ano de 2024.

    O periódico GESTA é de livre acesso, gratuito e comprometido com sólidas bases científicas e com a ciência-cidadã. A gestão coletiva atual da Revista envolve as instituições: Universidade Federal da Bahia - UFBA, Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

    A hospedagem e edição da Revista GESTA está a cargo da Universidade Federal da Bahia – UFBA. A política do periódico para divulgação é de Livre Acesso (Open Acess). A Revista GESTA encontra-se classificada como B2 no Qualis/CAPES para dez áreas do conhecimento: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO; CIÊNCIAS AMBIENTAIS; CIÊNCIAS AGRÁRIAS I; CIÊNCIAS BIOLÓGICAS I; CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS; ENGENHARIAS I e III; QUÍMICA; INTERDISCIPLINAR e SAÚDE COLETIVA.

    Esta Edição apresenta como primeira contribuição uma abordagem da recuperação de água deionizada na indústria de semicondutores. Apresenta ainda uma contribuição sobre wetlands construídos com foco na remoção de nitrogênio e reuso de esgotos domésticos. A Edição traz duas contribuições que abordam a qualidade da água de recursos hídricos do Estado de Minas Gerais. Sensível ao tema do acesso à água potável, a GESTA apresenta uma contribuição que aborda a água para consumo humano em tempos de pandemia da COVID-19.

    A Edição também apresenta estudos com abordagens na regionalização de vazões e alternativas de manejo e drenagem urbana para bacias hidrográficas do Estado da Bahia. A geração de energia mais sustentável também está presente nesta Edição, com estudo sobre geração de biogás a partir de resíduos do processamento de café. Para finalizar, contribuímos para a discussão da qualidade de solos no Brasil, com um estudo sobre a contaminação de solos por meio da disposição final de resíduos sólidos urbanos e um estudo sobre a qualidade do solo em ambientes florestais. 

    Esperamos que esta Edição alcance ampla repercussão e reiteramos nossa gratidão aos autores e às autoras, à equipe de revisão, edição e condução do Periódico GESTA! Seguimos 2024 focados para o sucesso das edições futuras e para melhorias no Periódicos que estão por vir!

    Abraços fraternos. 

    Equipe editorial

  • V.11, N.2 (2023)

    Editorial

    Este editorial refere-se ao nº 2, do volume 11, da revista GESTA – Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais, finalizando as publicações do ano de 2023.

    O periódico GESTA é de livre acesso, gratuito e comprometido com sólidas bases científicas e com a ciência-cidadã. A gestão coletiva atual da Revista envolve as instituições: Universidade Federal da Bahia - UFBA, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

    A hospedagem e edição da Revista GESTA está a cargo da Universidade Federal da Bahia – UFBA. A política do periódico para divulgação é de Livre Acesso (Open Acess). A Revista Gesta encontra-se classificada como B2 no Qualis/CAPES para dez áreas do conhecimento: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO; CIÊNCIAS AMBIENTAIS; CIÊNCIAS AGRÁRIAS I; CIÊNCIAS BIOLÓGICAS I; CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS; ENGENHARIAS I e III; QUÍMICA; INTERDISCIPLINAR e SAÚDE COLETIVA.

    Esta Edição apresenta como primeira contribuição uma Nota Técnica fundamental para o atual momento do país ao discutir normativas referentes às barragens de rejeitos de mineração. Apresenta ainda uma abordagem territorial a partir de perspectivas de desenvolvimento limpo e das áreas ambientalmente protegidas. Também aborda a utilização de biocarvões e carvão ativado em diferentes contextos e seus impactos no uso e conservação do solo.

    Sensível ao tema das mudanças climáticas, a GESTA traz três contribuições que abordam a temática das precipitações, simulações hidrológicas e balanço hídrico. Ainda, comprometida com seu compromisso com a agenda do saneamento, a Gesta publica três artigos com o foco na análise da temática da gestão e gerenciamento de resíduos. Para finalizar, contribuímos também para as discussões sobre o uso e desenvolvimento de energias alternativas aos combustíveis fósseis e cidades resilientes. 

    Com imenso orgulho apresentamos a presente edição. Após um período de reestruturação, as 14 contribuições da presente edição consolidam a Revista GESTA como potente instrumento de construção da ciência no Brasil. Seguimos cientes de nossos desafios e comprometidos com o fortalecimento deste importante veículo científico. Agradecemos a rica parceria com o V Workshop de Tecnologias Limpas e III Jornada de Tecnologias Limpas, e VII Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental.

    Esperamos que esta Edição alcance ampla repercussão e reiteramos nossa gratidão aos autores e às autoras, à equipe de revisão, edição e condução do Periódico GESTA! Seguimos 2024 focados e trabalhando para o sucesso das edições futuras! Desejamos a todes um Feliz Natal e um ano de 2024 de muita saúde, paz e felicidades.

    Abraços fraternos. 

    Equipe editorial

  • V.11, N.1 (2023)

    Editorial

    Este editorial refere-se ao nº 1, do volume 11, da revista GESTA – Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais, iniciando as publicações do ano de 2023. Após um período de reestruturação do corpo editorial e inclusão de novas estratégias para avançar nos processos de revisão, editoração e publicação lançamos o presente volume no qual buscamos fazer jus aos reconhecimentos recentes do periódico.

    O periódico GESTA é de livre acesso, gratuito e comprometido com sólidas bases científicas e com a ciência cidadã. A gestão coletiva atual da Revista envolve as instituições: Universidade Federal da Bahia - UFBA, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

    A hospedagem e edição da Revista GESTA está a cargo da Universidade Federal da Bahia - UFBA.

    A política do periódico para divulgação é de Livre Acesso (Open Acess).

    A revista possui o identificador digital D.O.I (Digital Object Identifier), ISSN: 2317-563X, é operacionalizada pelo sistema SEER/OJS, e está indexada nas seguintes bases: Latindex (internacional), Redib – Rede Iberoamericana de innovación y conocimiento científico (internacional), LiVre CNEN (nacional), Sumarios.org (nacional), e Google acadêmico, e encontra-se classificada no Qualis/CAPES para dez áreas, sendo que aqui gostaríamos de destacar o avanço do periódico nas avaliações Qualis/Capes entre os quadriênios 2013/2016 e 2017/2020:

    1. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO: B3 para B2
    2. CIÊNCIAS AMBIENTAIS: B5 para B2
    3. CIÊNCIAS AGRÁRIAS I: NÃO AVALIADA para B2
    4. CIÊNCIAS BIOLÓGICAS I: NÃO AVALIADA para B2
    5. CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS: NÃO AVALIADA para B2
    6. ENGENHARIAS I: B5 para B2
    7. ENGENHARIAS III: NÃO AVALIADA para B2
    8. QUÍMICA: NÃO AVALIADA para B2
    9. INTERDISCIPLINAR: B4 para B2
    10. SAÚDE COLETIVA: B5 para B2

    Este volume é resultado de importantes parcerias com eventos nacionais nas áreas de aplicação da revista GESTA, a saber: V Workshop de Tecnologias Limpas e III Jornada de Tecnologias Limpas além de publicações submetidas por grupos de todo o país.

    Assim, esta Edição apresenta contribuições no âmbito do tema das tecnologias limpas de forma a fomentar soluções sustentáveis para o uso dos recursos ambientais além de permanecer com a divulgação sobre o saneamento.

    Os três primeiros artigos abordam as oportunidades de produção mais limpa nos processos de transformação da mandioca em farinha, em oficinas mecânicas e na avaliação da eficiência de revestimento à base de PEAD aplicado para proteção de estruturas de concreto armado de uma estação de tratamento de esgoto sanitário.

    Também abordamos o tema do saneamento rural, a caracterização gravimétrica como etapa de diagnóstico de resíduos sólidos e medidas de controle físicas para reduzir ameaças em um sistema de abastecimento de água.

    Esperamos que esta Edição alcance ampla repercussão e reiteramos nossa gratidão aos autores e às autoras, à equipe de revisão, edição e condução do Periódico GESTA! Seguimos 2023 focados e trabalhando para o sucesso das edições futuras!

    Equipe editorial

     

  • V.10, N.2 (2022)

    Editorial

    Este editorial refere-se ao nº 2 do volume 10 da revista GESTA, que encerra suas publicações do ano de 2022, ano no qual este periódico completou 10 anos de existência. A Gesta – Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais construiu sua história pautada na perspectiva crítica e independente de seus idealizadores e no compromisso com o desenvolvimento da ciência cidadã, comprometida com as causas da sociedade brasileira e alicerçada na geração de conhecimentos a partir de sustentadas bases teórico-conceituais, metodológicas e empíricas. Completa-se com esta edição a publicação de 20 Edições. A Gesta é resultado de trabalho determinado e voluntário de um conjunto de atores da ciência brasileira, ressaltamos nossa gratidão à equipe editorial e de revisão, aos autores e autoras e aos leitores e leitoras.

    O encerramento do ano de 2022 tem um significado profundo para a sociedade brasileira. Em poucos momentos históricos, tivemos a sensação que temos hoje, da finalização e superação de um período perverso da nossa história. Nos últimos quatro anos, a ciência brasileira foi profundamente ferida, em mais de um momento, foi o alvo preferido daqueles que querem dominar e escravizar o povo na mais completa ignorância a fim de lograr êxito em seus mórbidos desejos. Mas, resistimos e dedicamos esta edição aos mais de 690.000 mortos pela Covid 19 no Brasil, conforme registrou-se em 1 de dezembro de 2022. Expressamos nossos mais profundos sentimentos e esperamos que esta edição da Revista Gesta seja compreendida também como um elemento para o enfrentamento das doenças infectocontagiosas que permanecem assolando nosso território, mas também um instrumento para o combate à desinformação e à manipulação.

    A presente edição busca contribuir, por meio de aportes teórico-conceituais e metodológicos, para a universalização do saneamento básico no Brasil e para o avanço da análise crítica das questões ambientais. O paper position, artigo que traz ideias, opiniões, argumentos ou sugestões próprias de autores convidados, referentes a questões da atualidade, aborda o saneamento na perspectiva do exercício democrático. O autor colaborador nesta edição é o eminente cientista e professor Dr. José Esteban Castro, Investigador Principal, Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET), Argentina, Emeritus Professor of Sociology, Newcastle University, Reino Unido. Agradecemos ao Prof. Esteban Castro pela histórica contribuição à Revista Gesta e apontamos tratar-se de leitura obrigatória, em tempos de transição, este position paper que alimenta o debate e reflexões sobre a democracia substantiva na política, gestão, e acesso aos serviços de saneamento básico a partir de apontamentos sobre a centralidade do conhecimento científico e da política democrática na construção de uma sociedade mais humana, inclusiva e sustentável.

    Cinco dos sete artigos originais trazem contribuições para a compreensão das muldimensionalidades do saneamento, a mais complexa área da infraestrutura. O primeiro artigo trata da diversidade climática do semiárido e suas consequências para promoção do acesso à água para consumo humano a partir do aproveitamento de água de chuva. O segundo artigo trata da relação saúde saneamento a partir da avaliação da distribuição dos vetores e das arboviroses, importante grupo de DRSAIs – Doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado.

    Temos ainda três artigos que discutem temas específicos sobre resíduos, o primeiro analisa os inventários de emissão de gases de efeito estufa no setor de resíduos, outro artigo avalia a presença do microplástico em efluente doméstico de duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) do município de Alagoinhas-BA, e o terceiro avalia a contribuição da reutilização do resíduo de construção civil no contexto da economia circular, a partir de uma discussão técnica baseada na literatura disponível sobre o tema.

    Tratando de forma mais ampla da temática ambiental o sexto artigo se propôs a fazer uma análise hierárquica aplicada à erosão do solo na bacia hidrográfica do rio Sergipe (SE) aplicando a análise multicriterial e a álgebra de mapa para espacializar e hierarquizar as áreas suscetíveis e vulneráveis à erosão hídrica na Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe. Por último, mas não menos importante, um artigo sobre a análise energética do ciclo produtivo de frangos de corte verificando as formas de energia direta e indiretamente envolvidas no processo e determinando sua demanda total de energia e o balanço energético.

    Finalmente, registramos a recente reestruturação do Corpo Editorial da Revista GESTA, agregando novas colaboradoras e colaboradores, buscando dar continuidade às atividades deste periódico que se fortalece e pereniza após seus 10 anos de existência. Neste processo, somos especialmente gratos ao nosso colega professor emérito da Universidade Federal da Bahia - Luiz Roberto Santos Moraes, um dos idealizadores da Revista GESTA, que nos inspira a partir da sua luta e determinação.

    Esperamos que esta edição alcance ampla repercussão e reiteramos nossa gratidão aos autores e às autoras, a toda a equipe de revisão, edição e condução do Periódico Gesta! Que tenhamos um bonito 2023!

    Equipe editorial



  • V.10, N.1 (2022)

    Editorial

    Este editorial refere-se ao nº 1 do volume 10 da revista GESTA, que neste primeiro semestre de 2022, completa 10 anos de existência, contribuindo de forma responsável para a divulgação e o desenvolvimento da pesquisa científica nacional. Completa-se agora a publicação de 20 Edições, com um total de mais de 200 artigos. Algumas edições foram na forma “Especial”, por referirem-se a eventos técnico-científicos ou temas específicos. Tudo isto foi fruto do trabalho voluntários de um grande número de pessoas, sejam Editores, sejam Revisores, sejam Autores e, claro os leitores e leitoras. Parabenizamos os seus fundadores que no primeiro semestre de 2013, com esforço conjunto e competência, a colocaram no ar.

    O ano de 2022 começou diferente. Já estávamos habituados ao isolamento social dos anos 2020 e 2021, imposto pela pandemia da COVID-19. Mas 2022 trouxe uma saída gradual do isolamento e com a necessidade de nos acostumarmos à uma vida “híbrida”, nem presencial e nem online, nem com máscara e nem sem máscara. Essa nova rotina, diferente da vida antes da pandemia, nos impôs algumas prioridades, inclusive em relação às pesquisas em andamento nas mais diversas instituições de ensino superior no Brasil, bem como à situação de restrições ao fomento para ciência e tecnologia no Brasil. Podemos dizer que este ano de 2022 está sendo de adaptação àquele tal “novo normal”, tão debatido nas rodas sociais, técnicas, científicas e acadêmicas pelo país e pelo mundo afora.

    O reflexo disso, pôde ser observado no fluxo editorial da revista, que naturalmente recebeu uma quantidade menor de manuscritos submetidos e teve uma certa dificuldade em conseguir o apoio de avaliadores a fim do processo de revisão por pares, às cegas, adotado neste periódico. É por este motivo que aproveitamos este editorial para fazer um agradecimento a todos os avaliadores da Revista Gesta, em especial aos desta edição, que mesmo diante de todas as adversidades e incertezas dos últimos tempos, ainda disponibilizaram suas agendas para atender as nossas solicitações. Agradecemos também a todos os autores que confiam no trabalho sério e responsável da Revista Gesta, em especial aos desta edição.

    O pano de fundo desta edição é a prestação dos serviços de saneamento básico no Brasil. O paper position, artigo que traz ideias, opiniões, argumentos ou sugestões próprias de autores convidados, referentes a questões da atualidade, aborda a prestação regionalizada destacando a segurança hídrica como elemento-chave. O autor colaborador nesta edição é o Dr. Sérgio Ayrimoraes, da Agência Nacional de Águas, a quem agradecemos. Cinco dos sete artigos originais trazem contribuições relevantes para o contexto da qualidade dos serviços de saneamento prestados em ambientes rurais e urbanos, inclusive em termos de planejamento estratégico. Temos ainda um artigo original que destaca a metodologia de cálculo do balanço energético na produção de frutas e outro que aborda o planejamento da gestão de resíduos sólidos no estado de São Paulo. Por fim, mas não menos importante, temos dois artigos de revisão. Um deles contextualiza princípios e mecanismos de ação em processos de inativação ou remoção de SARS-CoV-2 nos esgotos; e o outro levanta a problemática da disposição inadequada de resíduos sólidos no Brasil, considerando aspectos de poluição do solo e das águas subterrâneas. Destaca-se ainda, que dois dos artigos desta edição são oriundos dos melhores trabalhos apresentados no VI COBESA - Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental, realizado em 2021. 

    Finalizamos este editorial com um agradecimento à atenção dos leitores que confiam na qualidade da Revista. Desejamos uma boa leitura e continuamos a contar com o habitual apoio de avaliadores, autores e leitores que viabilizam e fazem o sucesso deste periódico.

    Equipe editorial

  • V.9, N.3 (2021)

    EDITORIAL

    Para publicar esta nova edição da Revista GESTA (Vol. 9, n. 3), pedimos licença aos autores, avaliadores e leitores para diferente do habitual, trazer um pouco de pessoalidade a este Editorial. Isso se deve ao fato de uma alteração no quadro de editores, sendo um momento de novos rumos para a Equipe Editorial.

    A fundação da revista ocorreu em 2013. Com o apoio de outros colegas, o Prof. Lafayette Luz (UFBA), o Prof. Luiz Roberto Moraes (UFBA) e a Profa. Magda Baretta (UFBA) assumiram a função de editores gerais. O Prof. Moraes, que  não atua mais como editor, deixou saudade e a marca de um trabalho sólido desenvolvido. Agora é a vez da Profa. Magda, que nos deixa com a difícil tarefa de manter a qualidade pela qual ela sempre primou. Segundo a própria, “foram nove anos de muito trabalho, e tenho muito a agradecer. Aprendi muito sobre o processo editorial. A publicação de um periódico científico envolve um trabalho árduo que depende da coordenação eficiente de autores, avaliadores, editores, equipe editorial e outros colaboradores. Assim, cada edição publicada traz uma satisfação que reflete o esforço conjugado de vários atores para um objetivo comum”.

    Mas não é só de despedidas que fazemos este Editorial. A Prof. Ana Silvia Santos (UERJ) que se juntou à nossa equipe após a condução da edição anterior, número especial sobre “reuso de água” (Vol 9, n2), trazendo sua colaboração efetiva, mas também assumindo o papel de Editora Geral.  Nas palavras da prof. Ana Silvia: “Sou muito grata ao grupo editorial da revista, pela responsabilidade que a mim confiaram e me sinto muito honrada em poder fazer parte dessa história de sucesso que é a Revista GESTA. Agradeço a oportunidade de me juntar a esse grupo. É nesse ambiente amistoso e colaborativo que pretendo, com auxílio dos colegas, percorrer novos caminhos com a revista”.

    As boas-vindas não param por aí. Os Professores Antônio Dias (UFMA) e Renata Pereira (UFJF), juntam-se aos colegas Prof. Rosa Alencar (UFRB) e Prof. Silvio Orrico (UEFS), como Editores Adjuntos, os quais desde o início imprimem competência à identidade da Revista. 

    Assim, neste número, com a auxílio de todos, a Revista GESTA traz em seu escopo 1 paper position (valiosíssima contribuição da Dra. Cezarina Souza, Conselheira Consultiva desta Revista), 13 artigos originais, 2 artigos de revisão e 1 nota técnica, totalizando 17 trabalhos (em português e em inglês), que percorrem, de maneira geral, assuntos relacionados a recursos hídricos, licenciamento, mudanças climáticas, abastecimento de água, desreguladores endócrinos, tratamento de esgotos e resíduos sólidos.

    Agradecemos a atenção dos leitores, a dedicação dos avaliadores, e principalmente, a confiança dos autores em relação à qualidade da Revista e à sua credibilidade junto à comunidade científica. Sem os artigos, a revista não existiria.

    Desejamos sucesso para os novos rumos do periódico e contamos com o habitual apoio de avaliadores, autores e leitores.

     

    Equipe Editorial

  • V.9, N.2 (2021) Edição Especial REÚSO DE ÁGUAS

    EDITORIAL

    Diante dos eventos recorrentes de estresse hídrico que vêm acometendo diferentes regiões do planeta, inclusive o Brasil, o reúso de águas residuárias e a utilização de outras fontes de água, cada vez mais torna-se um importante instrumento de gestão de recursos hídricos e saneamento, de preservação ambiental e de recuperação de nutrientes e de energia.

    De forma a contribuir para o debate nacional e para o desenvolvimento da prática de reuso e aproveitamento de água no Brasil, a Revista GESTA apresenta a edição especial “Reaproveitamento e reúso de água – da concepção à prática” (vol. 09, n. 02), com relevantes contribuições.

    O presente volume conta com a publicação de nove artigos científicos e cinco notas técnicas, que juntos, perfazem um amplo conteúdo sobre o tema, abordando estudos de potencial, aplicação de metodologias de avaliação de risco (quantitativa e semiquantitativa), aproveitamento de água de chuva em ambientes urbanos e rurais e reutilização de água cinza. Ainda, com o objetivo de aproximar a área técnica da área científica, as notas técnicas apresentam procedimentos relevantes para a sistematização do reúso de água para as condições brasileiras. Destas cinco, quatro abrangem um conteúdo completo com a proposição de uma metodologia estruturada de avaliação de potencial regional de reúso de água no Brasil; a outra aborda o passo a passo da aplicação do modelo semiquantitativo de avaliação de risco microbiológico para saúde humana em irrigação.

    Por se tratar de um veículo científico luso-brasileiro, o grupo editorial da Revista orgulha-se de ter nesta edição, uma participação efetiva de autores e revisores portugueses, que nos permitiram uma maior abrangência do conteúdo, com uma considerável ampliação do debate. 

    Neste contexto, o grupo editorial agradece aos autores que colaboraram pela excelência dos conteúdos publicados nessa edição, tornando a Revista ainda mais apreciada, sob assunto de forte expansão e visibilidade nacional.

    Também, agradecemos a colaboração inestimável dos Editores Científicos desta edição, a profa. Dra. Ana Silvia Pereira Santos (Ad Hoc) e o prof. Dr. Sílvio Roberto Magalhães Orrico .  

    Desejamos a todos/as leitores/as uma boa imersão no tema, agradecendo-os pela colaboração participativa, como disseminadores do conhecimento.

  • V.9, N.1 (2021)

    EDITORIAL 

     

    Prezados Leitores,

    Em 2021 a Revista Gesta entra em seu 9º ano de criação. Foram 12 volumes regulares e 04 edições especiais com artigos originais submetidos, e também provenientes de trabalhos selecionados de edições do COBESA - Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental, e do SBCMAC - Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Água.

    A publicação é o resultado de atividades coletivas dos autores, revisores e do corpo editorial, o que nos estimula a continuação e ampliação desse projeto de divulgação de conhecimentos resultantes de trabalhos de pesquisa dos profissionais e estudantes da área de tecnologia ambiental

    Temos também a satisfação de dar as boas-vindas ao Prof Dr. Antônio Alves Dias Neto Dias, da UFMA - Universidade Federal do Maranhão, que agora se soma ao corpo de Editores Adjuntos da revista.

    Apesar do difícil momento que estamos passando, conseguimos manter a periodicidade, e nesta Edição Volume 9 Número 1, apresentamos, de forma balanceada, artigos sobre os diversos subtemas da área: gestão de resíduos sólidos, vulnerabilidade à erosão hídrica, qualidade da água de córrego urbano, entre outros.

    No perfil da revista no Facebook os leitores poderão encontrar notícias sobre os temas abrangidos pela revista, como também atualidades e reflexões sobre temas afins.

    Nossa gratidão a todos que colaboram com a produção da revista e aos leitores que a prestigiam e a têm como uma fonte de referência para os seus trabalhos.

  • v.8, n.2 (2020)

    EDITORIAL

     

    Caras leitoras e caros leitores, fechamos esta edição da Revista GESTA após um ano certamente atípico em nossas vidas. A pandemia da COVID-19, que já foi tema de Paper Position em nossa edição passada, certamente afetou a todos/as profundamente. Também, os desafios que o Brasil tem enfrentado quanto a negacionismos da ciência, desestruturação de políticas públicas e de instâncias participativas, dentre outras questões, mexeram de alguma forma com todas/os nós. Nesse contexto, continuamos a trabalhar no propósito deste periódico,  de "promover o debate de temas relevantes para a construção do conhecimento no campo da Engenharia Sanitária e Ambiental com base em abordagens críticas inter e transdisciplinares".

    Assim, é com prazer que publicizamos este Volume 8, Número 2 de 2020, já quase ao final do seu mês de dezembro. Nesta edição, temas variados são apresentados, permeando áreas diversas do conhecimento que se inserem no escopo desta Revista.

    Desejamos que esta contribuição atinja seus objetivos, sendo que para essa concretização são protagonistas os autores e autoras que confiaram e submeteram seus manuscritos, as revisoras e revisores que desempenham um papel fundamental no processo editorial, assim como demais colaboradores que anonimamente atuam nos bastidores. A todas e todos a nossa gratidão! Saúde, paz e conhecimento! 

    Equipe Editorial

     

  • v.8, n.1 (2020)

    EDITORIAL

     

    A presente edição da Revista GESTA, trabalhada sob o impacto e desafios da pandemia da COVID-19, traz pela primeira vez a publicação de um Paper Position exatamente abordando a relação entre Água e Saúde Pública neste contexto e as perspectivas para o seu “após”.

    Papers Position são artigos de formato livre que trazem ideias, opiniões, argumentos ou sugestões próprias de seu autor ou autora, referentes a dada questão ou problema da atualidade ou de grande valor histórico.  Serão publicados ocasionalmente a partir desta Edição, resultando de convites feitos pela Equipe Editorial a renomados pesquisadores e profissionais com elevado reconhecimento em suas áreas de atuação. Contamos neste Volume 8, Número 1, com a colaboração do Doutor José Manuel Pereira Vieira, professor catedrático e investigador da Universidade do Minho, Portugal, a quem somos muito gratos.

    Inauguramos nesta edição uma seção especial, com artigos submetidos por autores portugueses, e agradecemos aos mesmos pela parceria. Seus artigos permeiam diversas temáticas: efeitos morfodinâmicos dos sedimentos em praia costeira; análise de sistema de drenagem pluvial frente a precipitações derivadas de modelos atmosféricos; normatização do reuso de águas residuárias; análise de riscos em Planos de Segurança de Águas Residuais; efeitos carcinogênicos devido à presença de trihalometanos em águas de abastecimento.

    Para esta seção especial, os Editores, assumiram que as nuances da língua portuguesa nas suas versões de Portugal e do Brasil fossem mantidas, tanto quanto desejado pelos autores, como originalmente utilizadas, sem uma uniformização, inclusive quanto a grafia e a expressões conceituais que diferem nos dois países. Com isso, convida o leitor a visitar a riqueza da língua portuguesa, também ampliando conhecimentos sobre especificidades dos vocabulários, mesmo em abordagens técnicas e científicas das áreas que integram o escopo deste periódico.

    Artigos Originais, frutos de submissões em fluxo contínuo,  também compõem esta edição abrangendo os seguintes temas: legislações que tratam das águas subterrâneas no Brasil; gerenciamento de resíduos dos serviços de saúde; experimentos de aclimatação de lodos de reatores UASB; análise multiobjetivo de alternativas de esgotamento sanitário em atendimento a residências unifamiliares; mecanismo de desenvolvimento limpo relativo à matriz de energia elétrica visando redução dos gases de efeito estufa; reuso de águas de resfriamento de destiladores laboratoriais; e, por fim, uma investigação sobre as percepções e atitudes de estudantes de uma universidade chinesa quanto ao uso de biogás obtido a partir de excretas humanas.

    Finalmente, registramos a recente reestruturação do Corpo Editorial da Revista GESTA, agregando novas colaboradoras e colaboradores, buscando dinamizar as atividades deste periódico e encetar ações visando seu maior alcance. Neste processo, nosso colega professor Luiz Roberto Santos Moraes, um dos idealizadores da Revista GESTA, deixou de compor o corpo de editores, passando a colaborar como Conselheiro Consultivo. Coube ao mesmo fazer os convites às/aos colegas de Portugal, para a seção especial que ora apresentamos. Nosso registro e profundo reconhecimento a este tão inspirador profissional, pesquisador e colega, cuja colaboração com a Revista GESTA continuará sendo inestimável.

    Às leitoras e aos leitores deste periódico, esperamos que aproveitem os excelentes conteúdos aqui oferecidos, assim como incentivamos a submissão de manuscritos!

    Equipe Editorial da Revista GESTA

  • v.7, n.2 (2019)

    EDITORIAL

    Esta edição da Revista GESTA inclui trabalhos selecionados a partir dos Anais do 11o. Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Águas da Chuva, e cujos autores foram convidados a adequá-los e submetê-los para revisão por pares. O 11o. SBCMAC, ocorrido em João Pessoa, PB, entre 11 e 14 de novembro de 2018, foi promovido e organizado pela Associação Brasileira de Captação e Manejo de Água de Chuva. Destacamos a presidência do evento pelo prof. Dr. Tarciso Cabral da Silva, assim como agradecemos pelo seu esforço na colaboração para estas publicações na Revista GESTA.

    Artigos originais, submetidos diretamente a este periódico, também compõem o conteúdo desta edição. Dois artigos analisam a questão do destino de resíduos sólidos, de embalagens e de rejeitos da construção civil. Três outros reportam-se ao reuso de efluentes, ou águas servidas, referindo-se à produção de cultivares, ou abordando a percepção social quanto a essa forma de aproveitamento. Um outro artigo mostra análise da qualidade físico-química de águas de poços utilizados para abastecimento alternativo em bairro popular de Salvador.

    Desejamos aos leitores e leitoras que usufruam dessas contribuições, assim como incentivamos a submissão de artigos no sistema de fluxo contínuo da Revista GESTA a fim de socialização dos seus desenvolvimentos técnicos e científicos nas áreas do escopo deste periódico.

    Bons estudos!

    Equipe Editorial da Revista GESTA

  • v.7, n.1 (2019) Edição Especial

    EDITORIAL

    Este número especial da Revista GESTA é dedicado aos trabalhos selecionados a partir dos Anais do V Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental - V COBESA, ocorrido entre 10 e 13 de julho de 2018, em Juazeiro, Bahia. A organização do V COBESA esteve a cargo da Universidade do Vale do Rio São Francisco - UNIVASF,  com o apoio de Universidades Públicas federais e estaduais, faculdades privadas, órgãos públicos e empresas estaduais, autarquias municipais e associações e entidades de classes do Estado da Bahia. 

    Os artigos aqui apresentados abordam temáticas variadas, desde aspectos tecnológicos de desenvolvimento e aplicação de equipamentos e técnicas voltadas à obtenção de dados e realização de análises diversas,  até questões de planejamento e gestão ambientais ou referentes a componentes do saneamento, seja no âmbito público como privado.

    Desejamos que os leitores usufruam desta edição especial, de forma a contribuir para novos e cada vez maiores desenvolvimentos técnico-científicos e suas aplicações.

    Fazemos especial deferência à Comissão Organizadora do V COBESA, em nome da professora da UNIVASF, Dra. Miriam Cleide Cavalcanti de Amorim, Presidente do evento, a qual coordenou muito competentemente a sua organização.

    Por fim, registramos o incentivo para submissões de artigos em fluxo contínuo à Revista GESTA, assim como o convite para o próximo evento, o VI COBESA, a acontecer em 2020!

     Boa leitura!

     

    Equipe Editorial da Revista GESTA

     

     

  • v. 6, n. 2 (2018)

    EDITORIAL

    É com grande satisfação que lançamos o número 2, volume 6, ano 2018 da Revista GESTA. Como um bom número de manuscritos vêm sendo submetidos a este periódico, ainda publicaremos um terceiro número no corrente ano.

    Neste número os leitores encontrarão artigos originais, como: Avaliação da relação entre variáveis físicas e de qualidade das águas em reservatórios de usinas hidrelétricas de Minas Gerais para gestão das águas no Estado; Avaliação e mensuração créditos de carbono: Um estudo de caso no setor da suinocultura da empresa BRF-Brasil Foods S.A.; Mensuração e evidenciação dos créditos de carbono: Um estudo de caso na granja Paraíso; Impactos sociais e ambientais: a vulnerabilidade do sistema de gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos; Uso de geoprocessamento como auxílio para identificação de impactos ambientais causados por lava-a-jato; Definição de indicadores de sustentabilidade ambiental aplicados a rios urbanos com o uso do método Delphi; Avaliação de vulnerabilidade ambiental de bacias hidrográficas do Rio Grande do Norte; Fatores relevantes na estimação do valor da vazão específica de restrição. Estudo de caso: Bacia do Rio Reginaldo em Maceió-AL; Ciência Cidadã aplicada ao monitoramento hídrico de qualidade da água na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Rodeador/DF.

    A Revista GESTA encontra-se indexada nas bases de dados Periodicos, Sumários.org, LivRe CNEN e Google acadêmico, e nas bases internacionais Crossref, Latindex, REDIB e DOAJ. A política editorial da Revista está cadastrada no Diadorim, que é um serviço de informações relativas às autorizações concedidas para o armazenamento e o acesso dos artigos das revistas brasileiras em repositórios digitais de acesso aberto.

    Convidamos aos leitores a visitar a nossa página do Facebook, com notícias sobre diversos assuntos.

    Esperamos que os leitores aproveitem muito a contribuição oferecida pelos artigos deste número. Agradecemos a colaboração dos avaliadores dos manuscritos, tarefa imprescindível para garantir a qualidade da publicação, bem como aos autores pela confiança depositada na Revista GESTA.

    Equipe Editorial.

  • v. 6, n. 1 (2018)

    EDITORIAL

    É com grande satisfação que lançamos o número 1, volume 6, ano 2018. Um bom número de manuscritos foram submetidos à Revista GESTA, sendo que estão previstos a publicação de mais dois números no ano, um deles especial, com os trabalhos melhores avaliados a serem apresentados no V Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental-COBESA, que realizar-se-á em julho próximo, no Campus Juazeiro da Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF.

     Neste número 1 os leitores encontrarão artigos originais, como: A matriz energética baiana e o potencial de aproveitamento solar e eólico na geração de energia elétrica no estado da Bahia; Qualidade das águas das bacias hidrográficas da cidade de Salvador e do município de Lauro de Freitas na Bahia; Aplicação da técnica Delphi para validação dos métodos a serem utilizados em plataforma web para implantação de Plano de Segurança da Água, com dados validados nas cidades de Campinas-SP e Brasília-DF; Limitações do ambiente institucional-normativo de acesso aos recursos públicos do saneamento básico: análise de pleitos do PAC/Funasa para esgotamento sanitário na Bahia; Espécie de vereda na fitorremediação de efluente de uma central de processamento de alimentos vegetais, pesquisa realizada no Campus Glória da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), localizado no município de Uberlândia/MG; Remoção de sais em wetlands construídos no tratamento de esgotos domésticos primário, pesquisa desenvolvida nas instalações da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB); Critérios Analíticos para Licenciamento Ambiental de Estações de Tratamento de Esgotos: Uma Contribuição a partir de Estudos de Casos na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco; Estudo do efeito das condições climáticas no comportamento térmico do fruto de jatobá de duas safras; Diagnóstico das interferências de postos de revenda de combustíveis com áreas protegidas realizado na cidade do Crato-CE; e A geração de resíduos sólidos por curtumes e alternativas de tratamento e reúso.

    A Revista GESTA encontra-se indexada nas bases de dados Periodicos, Sumários.org, LivRe CNEN e Google acadêmico, e nas bases internacionais Crossref, Latindex, REDIB e DOAJ. A política editorial da Revista está cadastrada no Diadorim, que é um serviço de informações relativas às autorizações concedidas para o armazenamento e o acesso dos artigos das revistas brasileiras em repositórios digitais de acesso aberto.

    Convidamos a visitar a nossa página do Facebook, com notícias sobre diversos assuntos.

    Esperamos que os leitores aproveitem ao máximo a contribuição oferecida pelos artigos deste número. Agradecemos a colaboração dos avaliadores dos manuscritos, tarefa imprescindível para garantir a qualidade da publicação, bem como aos autores pela confiança depositada na Revista GESTA.

    Equipe Editorial da Revista GESTA   
  • v. 5, n. 2 (2017) Edição especial

    EDITORIAL

    Este número especial da revista GESTA traz os melhores trabalhos selecionados durante o 10º Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Água de Chuva (10sbcmac.ufpa.br), realizado em Belém/PA, no período de 15 a 18 de dezembro de 2016.

    Este foi o 10º SBCMAC promovido pela Associação Brasileira de Captação e Manejo de Água de Chuva (abcmac.org.br). A realização foi do PPGEDAM/NUMA/UFPA e co-realização do PPGCEA/UEFS, UFRN, UFPE, IRPAA, EMBRAPA Semiárido, UFRA.

    Os artigos aqui apresentados abordam temáticas relevantes ao aproveitamento da água de chuva, como o funcionamento dos sistemas de água de chuva e seus implementos; avaliação e aperfeiçoamento do programa um milhão de cisternas; a percepção do aproveitamento da água de chuva; métodos de avaliação da determinação da qualidade da água; e métodos de dimensionamento de cisternas.

    Estas abordagens imprimem parte significativa dos conhecimentos e aplicações discutidas durante o 10º SBCMAC, os quais demonstram contextos e apontam caminhos a percorrer quanto ao aproveitamento da água de chuva no País.

    Nesta perspectiva desejamos que os leitores usufruam desta edição especial, de forma a repercutir em novas e cada vez maiores contribuições técnico-científicas e suas aplicações.

    Fazemos especial deferência à memória do nobre colega Prof. Dr. Cícero Onofre de Andrade Neto, falecido recentemente, reconhecido pesquisador da UFRN e membro da ABCMAC, que tanto contribuiu com o 10º SBCMAC e para o aproveitamento de água de chuva no Brasil.

    Boa leitura!

     

    Prof. Dr. Ronaldo Mendes -  Presidente do 10o. SBCMAC

    e

    Equipe Editorial da Revista GESTA

  • v. 5, n. 1 (2017)

    EDITORIAL

    É com grande satisfação que lançamos o número 1, volume 5, ano 2017. Um bom número de manuscritos foram submetidos à Revista GESTA, sendo que está previsto o lançamento de mais dois números no ano. Este número está sendo disponibilizado antecipadamente de forma que os autores dos trabalhos já aprovados e editados tenham seus trabalhos publicados no menor prazo possível.

    Neste número 1 os leitores encontrarão artigos originais, como: um estudo ecológico em município baiano sobre ocorrência de dengue e infestação larvária por Aedes aegypti; avaliação de desempenho de uma ETA em relação à qualidade da água; avaliação de desempenho do tratamento de esgotos sanitários por reator UASB seguido de filtração por membranas submersas; uso de resíduos de carâmica vermelha para o melhoramento de camadas de pavimentos de baixo tráfego em Palmas-TO; estudo das possibilidades de reciclagem de goma de mascar quantificação de emisão de gases de efeito estufa no transporte de resíduos; e o papel do licenciamento ambiental na minimização do consumo de energia na indústria de abate de animais.

    A Revista GESTA encontra-se indexada nas bases de dados Periodicos, Sumários.org, LivRe CNEN e Google acadêmico, e nas bases internacionais Crossref, Latindex, REDIB e DOAJ. A política editorial da Revista está cadastrada no Diadorim, que é um serviço de informações relativas às autorizações concedidas para o armazenamento e o acesso dos artigos das revistas brasileiras em repositórios digitais de acesso aberto.

    Convidamos a visitar a nossa página do Facebook, com notícias sobre diversos assuntos.

    Esperamos que os leitores aproveitem ao máximo a contribuição oferecida pelos artigos deste número. Agradecemos a colaboração dos avaliadores dos manuscritos, tarefa imprescindível para garantir a qualidade da publicação, bem como aos autores pela confiança depositada na Revista GESTA.

    Equipe Editorial.

  • v. 4, n. 2 (2016)

    EDITORIAL

    É com grande prazer que lançamos o número 2, volume 4, ano 2016. A submissão de trabalhos à Revista GESTA aumentou significativamente este ano, sendo que está previsto o lançamento de três números no próximo ano. O número está sendo disponibilizado antecipadamente de forma que os autores dos trabalhos já aprovados e editados tenham seus trabalhos publicados no menor prazo possível.

    Neste número 2 os leitores poderão encontrar artigos originais sobre hidrocarbonetos policíclicos aromáticos em poços freáticos, biodisponibilidade de metais tóxicos em sedimentos de rio, contribuição individual de parâmetros de qualidade da água para IQA de rio, variabilidade e causas na geração de vazão em bacias urbanas, incertezas na representação da salubridade ambiental por meio de indicadores obtidos com base em diferentes fontes de informação, comparação entre diferentes bases altimétricas para delimitação de bacias e extração de drenagens, análise multitemporal da supressão vegetal, análise da percepção de gestores ambientais portuários de indicadores de desempenho ambiental da Agência Nacional de Transportes Aquaviários para portos organizados marítimos, diagnóstico ambiental com uso de metodologia participativa em aldeia indígena, medição do conforto térmico em áreas públicas urbanas de Salvador-BA, análise do uso de compostagem doméstica em conjuntos habitacionais de interesse social e análise dos entraves à gestão sustentável de resíduos de tenologia da informação em uma universidade federal, além de um artigo de revisão sobre limitações do ambiente institucional-normativo de acesso aos recursos públicos do saneamento básico.

    Neste ano a Revista GESTA foi indexada a mais bases de dados, Sumários.org, LiVre CNEN e Google acadêmico, e em duas bases internacionais, Latindex e Redib. A política editorial da Revista está cadastrada no DIADORIM, que é um serviço de informações relativas às autorizações concedidas para o armazenamento e o acesso dos artigos das revistas brasileiras em repositórios digitais de acesso aberto.
    Visitem também nossa página do Facebook, com muitas notícias sobre diversos assuntos.

    Esperamos que os leitores aproveitem ao máximo a contribuição oferecida pelos artigos desta edição. Ressaltamos e agradecemos a colaboração pelos avaliadores dos manuscritos, tarefa imprescindível para garantir a qualidade da publicação. E aos autores, agradecemos pela confiança depositada na Revista GESTA.

    Equipe Editorial.

  • v. 4, n. 1 (2016) Edição Especial

    EDIÇÃO ESPECIAL / SPECIAL EDITION

    I Conferência Internacional em Ecologia, Manejo e Restauração de Rios - Práticas e Experiências 2015 / I  Specialized Conference on Ecology, Management and River Restoration – Practices and Experiences 2015 

     

    EDITORIAL V.4, N.1 - Edição Especial

    Este primeiro número do quarto volume da Revista GESTA, ano 2016, apresenta comunicações e artigos referentes a apresentações realizadas na I Conferência Internacional em Ecologia, Manejo e Restauração de Rios - Práticas e Experiências 2015, realizada em 27 e 28 de julho de 2015, na cidade de Salvador, Bahia. 

    A I SCEMRR 2015 (http://scemrr2015.wix.com/portugues) foi resultado da parceria entre o Programa de Mestrado em Meio Ambiente Águas e Saneamento (MAASA - http://www.maasa.eng.ufba.br) da Universidade Federal da Bahia e instituições estrangeiras, que constituem o "FLUVIO Doctoral Programme", um programa internacional de Doutoramento (https://www.isa.ulisboa.pt/ensino/pd-f/fluvio).

    FLUVIO Programme é coordenado, pela Universidade de Lisboa (Portugal) e composto pela Universidade Politecnica de Madrid (Espanha) e a Universidade Federal da Bahia - UFBA e duas empresas também envolvidas em atividades de pesquisa: KE - Katopodis Ecohydraulics Ltd. (Canadá) e ECK -Environmental Consulting Klagenfurt (Austria).

    A Conferência teve como objetivo propiciar a integração e intercâmbio científico entre os profissionais e pesquisadores participantes, também possibilitando a divulgação de pesquisas e ações sobre a gestão e recuperação de corpos d'água, com ênfase em práticas e experiências.

    Algumas das apresentações realizadas durante a I SCEMRR 2015, por palestrantes ou por autores de resumos expandidos (ver anais em http://scemrr2015.wix.com/portugues#!anais/clns), foram transformados em artigos e reunidas nesta Edição Especial.

    Esperamos que os leitores aproveitem bastante essas contribuições nesse tema tão urgente que é a RECUPERAÇÃO DE RIOS! 

    Equipe Editorial.

    ..... 

    EDITORIAL V.4, N.1 - Special Edition

    This first issue of the fourth volume of Journal GESTA, 2016, presents papers and articles related to presentations at the I International Conference on Ecology, Management and River Restoration - Practices and Experiences 2015, held on 27 and 28 July 2015 in Salvador, Bahia, Brazil.

    The I SCEMRR 2015 (http://scemrr2015.wix.com/english) was a result from the partnership between the Master's Program in Environment, Water and Sanitation (MAASA - http://www.maasa.eng.ufba.br) of the Federal University of Bahia and foreign institutions, which constitute the international Fluvio Doctoral Programme (https://www.isa.ulisboa.pt/ensino/pd-f/fluvio).

    The FLUVIO Programme is coordinated by the University of Lisbon (Portugal) and composed by the Polytechnic University of Madrid (Spain), the Federal University of Bahia - UFBA and two companies also involved in research activities: KE - Katopodis Ecohydraulics Ltd. (Canada) and ECK -Environmental Consulting Klagenfurt (Austria).

    The Conference aimed to foster the scientific integration and exchange among participating professionals and researchers, also enabling the dissemination of research and actions on the management and restoration of water bodies, with emphasis on practices and experiences.

    Some of the presentations made during the First SCEMRR 2015 by lecturers or authors of extended abstracts (see proceedings in http://scemrr2015.wix.com/english#!proceedings/c382), were transformed into articles and brought together in this special edition.

    We do hope that readers quite enjoy these contributions on this urgent theme that is RIVER RESTORATION!

    Editorial Board

  • v. 3 n. 2 (2015)

    EDITORIAL V.3, N.2

    É com muita satisfação que informamos aos nossos leitores, autores e colaboradores que a Revista GESTA foi classificada recentemente como B5 no sistema QUALIS para as áreas Engenharia I e Saúde Coletiva e que já consta na lista de periódicos da CAPES.

    Este segundo número do terceiro volume da Revista GESTA, ano 2015, apresenta artigos sobre estudo comparativo (Brasil e Portugal) de modelo institucional de gestão da água visando a aplicação de Avaliação Ambiental Estratégica (AAE), ações integradas de manejo de águas pluviais em Lauro de Freitas/BA, desigualdades no acesso aos serviços públicos de saneamento básico em Salvador/BA, confiabilidade do volume das cisternas da área rural para reservar água de chuva, e avaliação e monitoramento da qualidade das águas com o uso de análises moleculares.

    Dando continuidade à disponibilização das dissertações dos Programas de Pós-Graduação das Universidades responsáveis pela Revista GESTA, constam nesta edição os resumos das dissertações de 2013 do Mestrado em Meio Ambiente, Águas e Saneamento – MAASA, da Universidade Federal da Bahia. Textos completos podem ser acessados via o link que consta em cada um dos resumos. 

    Agradecemos a colaboração dos avaliadores dos manuscritos, tarefa imprescindível para garantir a qualidade da publicação, enquanto aos autores, agradecemos pela confiança depositada na Revista GESTA.

    Equipe Editorial.

  • v. 3 n. 1 (2015)

    EDITORIAL V.3, N.1

    Este primeiro número do terceiro volume da Revista GESTA, ano 2015, apresenta artigos sobre a qualidade de águas subterrâneas em área que sofre a influência de necrochorume, a utilização de filtro anaeróbico  para remoção de matéria orgânica de efluente de tanque séptico e a gestão de resíduos sólidos em conjuntos habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida, logística reversa de embalagens PET no Brasil e desafios para a implementação da Política Estadual de Resíduos Sólidos no estado da Bahia.

    Esperamos que os leitores aproveitem ao máximo a contribuição oferecida por esses artigos. Ressaltamos e agradecemos a colaboração dos avaliadores dos manuscritos, tarefa imprescindível para garantir a qualidade da publicação, enquanto aos autores, agradecemos pela confiança depositada na Revista GESTA.

    Equipe Editorial.

  • v. 2 n. 2 (2014)

    EDITORIAL (v.2, n.2)

    Este segundo número do segundo volume da Revista GESTA, Ano 2014, continua com a publicação dos resumos das dissertações defendidas no âmbito dos programas de Pós-Graduação vinculados às Universidades parceiras.

    Nesta edição são apresentados os trabalhos defendidos entre 2008 e 2012 na Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, Bahia. Os trabalhos completos poderão ser acessados nos 'websites' dos programas, que aparecem antes do resumo. 

    Esperamos que os leitores aproveitem ao máximo a contribuição oferecida pelos artigos desta edição. Ressaltamos e agradecemos a colaboração pelos avaliadores dos manuscritos, tarefa imprescindível para garantir a qualidade da publicação. E aos autores, agradecemos pela confiança depositada na Revista GESTA.

    Equipe Editorial.

  • v. 2 n. 1 (2014)

    EDITORIAL (v.2, n.1)

    Este primeiro número do segundo volume da Revista GESTA traz uma novidade, que é o início da publicação dos resumos das dissertações defendidas no âmbito dos programas de Pós-Graduação vinculados às Universidades parceiras. Os trabalhos completos poderão ser acessados nos sítios dos programas, que aparecem antes do resumo. Nesta edição são apresentados os trabalhos defendidos em 2012 no Mestrado em Meio Ambiente, Águas e Saneamento (MAASA) da UFBA.

    Neste número os artigos abordam diversos temas do conhecimento da Engenharia Sanitária e Ambiental: wetlands; proteção de mananciais para abastecimento de água; resíduos sólidos – análise da legislação; qualidade da água de chuva; adução de água (análise de sistemas); indicadores de sustentabilidade;  licenciamento de fontes de emissões atmosféricas; riscos de inundação em meios urbanos; determinação de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos no Rio São Francisco.

    Esperamos que nossos leitores aproveitem ao máximo a leitura dos artigos desta edição. Aproveitamos para ressaltar e agradecer a colaboração pelos avaliadores dos manuscritos, tarefa imprescindível para garantir a qualidade da publicação. E aos autores, agradecemos pela confiança depositada na Revista GESTA.

  • Revista GESTA Número 02 Volume 01

    v. 1 n. 2 (2013)

    Edição especial referente aos trabalhos melhores avaliados no II COBESA e outros.
  • Edição Gestão e Manejo de Águas - v.01, n.01

    v. 1 n. 1 (2013)

    Edição que marca o lançamento da Revista GESTA, que em comemoração ao dia mundial da água (22 de março), traz conteúdo relacionado ao tema.