Edições anteriores

  • v.9, n.2 (2021) Edição Especial REÚSO DE ÁGUAS

    EDITORIAL

    Diante dos eventos recorrentes de estresse hídrico que vêm acometendo diferentes regiões do planeta, inclusive o Brasil, o reúso de águas residuárias e a utilização de outras fontes de água, cada vez mais torna-se um importante instrumento de gestão de recursos hídricos e saneamento, de preservação ambiental e de recuperação de nutrientes e de energia.

    De forma a contribuir para o debate nacional e para o desenvolvimento da prática de reuso e aproveitamento de água no Brasil, a Revista GESTA apresenta a edição especial “Reaproveitamento e reúso de água – da concepção à prática” (vol. 09, n. 02), com relevantes contribuições.

    O presente volume conta com a publicação de nove artigos científicos e cinco notas técnicas, que juntos, perfazem um amplo conteúdo sobre o tema, abordando estudos de potencial, aplicação de metodologias de avaliação de risco (quantitativa e semiquantitativa), aproveitamento de água de chuva em ambientes urbanos e rurais e reutilização de água cinza. Ainda, com o objetivo de aproximar a área técnica da área científica, as notas técnicas apresentam procedimentos relevantes para a sistematização do reúso de água para as condições brasileiras. Destas cinco, quatro abrangem um conteúdo completo com a proposição de uma metodologia estruturada de avaliação de potencial regional de reúso de água no Brasil; a outra aborda o passo a passo da aplicação do modelo semiquantitativo de avaliação de risco microbiológico para saúde humana em irrigação.

    Por se tratar de um veículo científico luso-brasileiro, o grupo editorial da Revista orgulha-se de ter nesta edição, uma participação efetiva de autores e revisores portugueses, que nos permitiram uma maior abrangência do conteúdo, com uma considerável ampliação do debate. 

    Neste contexto, o grupo editorial agradece aos autores que colaboraram pela excelência dos conteúdos publicados nessa edição, tornando a Revista ainda mais apreciada, sob assunto de forte expansão e visibilidade nacional.

    Também, agradecemos a colaboração inestimável dos Editores Científicos desta edição, a profa. Dra. Ana Silvia Pereira Santos (Ad Hoc) e o prof. Dr. Sílvio Roberto Magalhães Orrico .  

    Desejamos a todos/as leitores/as uma boa imersão no tema, agradecendo-os pela colaboração participativa, como disseminadores do conhecimento.

  • V.9, N.1 (2021)

    EDITORIAL 

     

    Prezados Leitores,

    Em 2021 a Revista Gesta entra em seu 9º ano de criação. Foram 12 volumes regulares e 04 edições especiais com artigos originais submetidos, e também provenientes de trabalhos selecionados de edições do COBESA - Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental, e do SBCMAC - Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Água.

    A publicação é o resultado de atividades coletivas dos autores, revisores e do corpo editorial, o que nos estimula a continuação e ampliação desse projeto de divulgação de conhecimentos resultantes de trabalhos de pesquisa dos profissionais e estudantes da área de tecnologia ambiental

    Temos também a satisfação de dar as boas-vindas ao Prof Dr. Antônio Alves Dias Neto Dias, da UFMA - Universidade Federal do Maranhão, que agora se soma ao corpo de Editores Adjuntos da revista.

    Apesar do difícil momento que estamos passando, conseguimos manter a periodicidade, e nesta Edição Volume 9 Número 1, apresentamos, de forma balanceada, artigos sobre os diversos subtemas da área: gestão de resíduos sólidos, vulnerabilidade à erosão hídrica, qualidade da água de córrego urbano, entre outros.

    No perfil da revista no Facebook os leitores poderão encontrar notícias sobre os temas abrangidos pela revista, como também atualidades e reflexões sobre temas afins.

    Nossa gratidão a todos que colaboram com a produção da revista e aos leitores que a prestigiam e a têm como uma fonte de referência para os seus trabalhos.

  • v.8, n.2 (2020)

    EDITORIAL

     

    Caras leitoras e caros leitores, fechamos esta edição da Revista GESTA após um ano certamente atípico em nossas vidas. A pandemia da COVID-19, que já foi tema de Paper Position em nossa edição passada, certamente afetou a todos/as profundamente. Também, os desafios que o Brasil tem enfrentado quanto a negacionismos da ciência, desestruturação de políticas públicas e de instâncias participativas, dentre outras questões, mexeram de alguma forma com todas/os nós. Nesse contexto, continuamos a trabalhar no propósito deste periódico,  de "promover o debate de temas relevantes para a construção do conhecimento no campo da Engenharia Sanitária e Ambiental com base em abordagens críticas inter e transdisciplinares".

    Assim, é com prazer que publicizamos este Volume 8, Número 2 de 2020, já quase ao final do seu mês de dezembro. Nesta edição, temas variados são apresentados, permeando áreas diversas do conhecimento que se inserem no escopo desta Revista.

    Desejamos que esta contribuição atinja seus objetivos, sendo que para essa concretização são protagonistas os autores e autoras que confiaram e submeteram seus manuscritos, as revisoras e revisores que desempenham um papel fundamental no processo editorial, assim como demais colaboradores que anonimamente atuam nos bastidores. A todas e todos a nossa gratidão! Saúde, paz e conhecimento! 

    Equipe Editorial

     

  • v.8, n.1 (2020)

    EDITORIAL

     

    A presente edição da Revista GESTA, trabalhada sob o impacto e desafios da pandemia da COVID-19, traz pela primeira vez a publicação de um Paper Position exatamente abordando a relação entre Água e Saúde Pública neste contexto e as perspectivas para o seu “após”.

    Papers Position são artigos de formato livre que trazem ideias, opiniões, argumentos ou sugestões próprias de seu autor ou autora, referentes a dada questão ou problema da atualidade ou de grande valor histórico.  Serão publicados ocasionalmente a partir desta Edição, resultando de convites feitos pela Equipe Editorial a renomados pesquisadores e profissionais com elevado reconhecimento em suas áreas de atuação. Contamos neste Volume 8, Número 1, com a colaboração do Doutor José Manuel Pereira Vieira, professor catedrático e investigador da Universidade do Minho, Portugal, a quem somos muito gratos.

    Inauguramos nesta edição uma seção especial, com artigos submetidos por autores portugueses, e agradecemos aos mesmos pela parceria. Seus artigos permeiam diversas temáticas: efeitos morfodinâmicos dos sedimentos em praia costeira; análise de sistema de drenagem pluvial frente a precipitações derivadas de modelos atmosféricos; normatização do reuso de águas residuárias; análise de riscos em Planos de Segurança de Águas Residuais; efeitos carcinogênicos devido à presença de trihalometanos em águas de abastecimento.

    Para esta seção especial, os Editores, assumiram que as nuances da língua portuguesa nas suas versões de Portugal e do Brasil fossem mantidas, tanto quanto desejado pelos autores, como originalmente utilizadas, sem uma uniformização, inclusive quanto a grafia e a expressões conceituais que diferem nos dois países. Com isso, convida o leitor a visitar a riqueza da língua portuguesa, também ampliando conhecimentos sobre especificidades dos vocabulários, mesmo em abordagens técnicas e científicas das áreas que integram o escopo deste periódico.

    Artigos Originais, frutos de submissões em fluxo contínuo,  também compõem esta edição abrangendo os seguintes temas: legislações que tratam das águas subterrâneas no Brasil; gerenciamento de resíduos dos serviços de saúde; experimentos de aclimatação de lodos de reatores UASB; análise multiobjetivo de alternativas de esgotamento sanitário em atendimento a residências unifamiliares; mecanismo de desenvolvimento limpo relativo à matriz de energia elétrica visando redução dos gases de efeito estufa; reuso de águas de resfriamento de destiladores laboratoriais; e, por fim, uma investigação sobre as percepções e atitudes de estudantes de uma universidade chinesa quanto ao uso de biogás obtido a partir de excretas humanas.

    Finalmente, registramos a recente reestruturação do Corpo Editorial da Revista GESTA, agregando novas colaboradoras e colaboradores, buscando dinamizar as atividades deste periódico e encetar ações visando seu maior alcance. Neste processo, nosso colega professor Luiz Roberto Santos Moraes, um dos idealizadores da Revista GESTA, deixou de compor o corpo de editores, passando a colaborar como Conselheiro Consultivo. Coube ao mesmo fazer os convites às/aos colegas de Portugal, para a seção especial que ora apresentamos. Nosso registro e profundo reconhecimento a este tão inspirador profissional, pesquisador e colega, cuja colaboração com a Revista GESTA continuará sendo inestimável.

    Às leitoras e aos leitores deste periódico, esperamos que aproveitem os excelentes conteúdos aqui oferecidos, assim como incentivamos a submissão de manuscritos!

    Equipe Editorial da Revista GESTA

  • v.7, n.2 (2019)

    EDITORIAL

    Esta edição da Revista GESTA inclui trabalhos selecionados a partir dos Anais do 11o. Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Águas da Chuva, e cujos autores foram convidados a adequá-los e submetê-los para revisão por pares. O 11o. SBCMAC, ocorrido em João Pessoa, PB, entre 11 e 14 de novembro de 2018, foi promovido e organizado pela Associação Brasileira de Captação e Manejo de Água de Chuva. Destacamos a presidência do evento pelo prof. Dr. Tarciso Cabral da Silva, assim como agradecemos pelo seu esforço na colaboração para estas publicações na Revista GESTA.

    Artigos originais, submetidos diretamente a este periódico, também compõem o conteúdo desta edição. Dois artigos analisam a questão do destino de resíduos sólidos, de embalagens e de rejeitos da construção civil. Três outros reportam-se ao reuso de efluentes, ou águas servidas, referindo-se à produção de cultivares, ou abordando a percepção social quanto a essa forma de aproveitamento. Um outro artigo mostra análise da qualidade físico-química de águas de poços utilizados para abastecimento alternativo em bairro popular de Salvador.

    Desejamos aos leitores e leitoras que usufruam dessas contribuições, assim como incentivamos a submissão de artigos no sistema de fluxo contínuo da Revista GESTA a fim de socialização dos seus desenvolvimentos técnicos e científicos nas áreas do escopo deste periódico.

    Bons estudos!

    Equipe Editorial da Revista GESTA

  • v.7, n.1 (2019) Edição Especial

    EDITORIAL

    Este número especial da Revista GESTA é dedicado aos trabalhos selecionados a partir dos Anais do V Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental - V COBESA, ocorrido entre 10 e 13 de julho de 2018, em Juazeiro, Bahia. A organização do V COBESA esteve a cargo da Universidade do Vale do Rio São Francisco - UNIVASF,  com o apoio de Universidades Públicas federais e estaduais, faculdades privadas, órgãos públicos e empresas estaduais, autarquias municipais e associações e entidades de classes do Estado da Bahia. 

    Os artigos aqui apresentados abordam temáticas variadas, desde aspectos tecnológicos de desenvolvimento e aplicação de equipamentos e técnicas voltadas à obtenção de dados e realização de análises diversas,  até questões de planejamento e gestão ambientais ou referentes a componentes do saneamento, seja no âmbito público como privado.

    Desejamos que os leitores usufruam desta edição especial, de forma a contribuir para novos e cada vez maiores desenvolvimentos técnico-científicos e suas aplicações.

    Fazemos especial deferência à Comissão Organizadora do V COBESA, em nome da professora da UNIVASF, Dra. Miriam Cleide Cavalcanti de Amorim, Presidente do evento, a qual coordenou muito competentemente a sua organização.

    Por fim, registramos o incentivo para submissões de artigos em fluxo contínuo à Revista GESTA, assim como o convite para o próximo evento, o VI COBESA, a acontecer em 2020!

     Boa leitura!

     

    Equipe Editorial da Revista GESTA

     

     

  • v. 6, n. 2 (2018)

    EDITORIAL

    É com grande satisfação que lançamos o número 2, volume 6, ano 2018 da Revista GESTA. Como um bom número de manuscritos vêm sendo submetidos a este periódico, ainda publicaremos um terceiro número no corrente ano.

    Neste número os leitores encontrarão artigos originais, como: Avaliação da relação entre variáveis físicas e de qualidade das águas em reservatórios de usinas hidrelétricas de Minas Gerais para gestão das águas no Estado; Avaliação e mensuração créditos de carbono: Um estudo de caso no setor da suinocultura da empresa BRF-Brasil Foods S.A.; Mensuração e evidenciação dos créditos de carbono: Um estudo de caso na granja Paraíso; Impactos sociais e ambientais: a vulnerabilidade do sistema de gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos; Uso de geoprocessamento como auxílio para identificação de impactos ambientais causados por lava-a-jato; Definição de indicadores de sustentabilidade ambiental aplicados a rios urbanos com o uso do método Delphi; Avaliação de vulnerabilidade ambiental de bacias hidrográficas do Rio Grande do Norte; Fatores relevantes na estimação do valor da vazão específica de restrição. Estudo de caso: Bacia do Rio Reginaldo em Maceió-AL; Ciência Cidadã aplicada ao monitoramento hídrico de qualidade da água na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Rodeador/DF.

    A Revista GESTA encontra-se indexada nas bases de dados Periodicos, Sumários.org, LivRe CNEN e Google acadêmico, e nas bases internacionais Crossref, Latindex, REDIB e DOAJ. A política editorial da Revista está cadastrada no Diadorim, que é um serviço de informações relativas às autorizações concedidas para o armazenamento e o acesso dos artigos das revistas brasileiras em repositórios digitais de acesso aberto.

    Convidamos aos leitores a visitar a nossa página do Facebook, com notícias sobre diversos assuntos.

    Esperamos que os leitores aproveitem muito a contribuição oferecida pelos artigos deste número. Agradecemos a colaboração dos avaliadores dos manuscritos, tarefa imprescindível para garantir a qualidade da publicação, bem como aos autores pela confiança depositada na Revista GESTA.

    Equipe Editorial.

  • v. 6, n. 1 (2018)

    EDITORIAL

    É com grande satisfação que lançamos o número 1, volume 6, ano 2018. Um bom número de manuscritos foram submetidos à Revista GESTA, sendo que estão previstos a publicação de mais dois números no ano, um deles especial, com os trabalhos melhores avaliados a serem apresentados no V Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental-COBESA, que realizar-se-á em julho próximo, no Campus Juazeiro da Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF.

     Neste número 1 os leitores encontrarão artigos originais, como: A matriz energética baiana e o potencial de aproveitamento solar e eólico na geração de energia elétrica no estado da Bahia; Qualidade das águas das bacias hidrográficas da cidade de Salvador e do município de Lauro de Freitas na Bahia; Aplicação da técnica Delphi para validação dos métodos a serem utilizados em plataforma web para implantação de Plano de Segurança da Água, com dados validados nas cidades de Campinas-SP e Brasília-DF; Limitações do ambiente institucional-normativo de acesso aos recursos públicos do saneamento básico: análise de pleitos do PAC/Funasa para esgotamento sanitário na Bahia; Espécie de vereda na fitorremediação de efluente de uma central de processamento de alimentos vegetais, pesquisa realizada no Campus Glória da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), localizado no município de Uberlândia/MG; Remoção de sais em wetlands construídos no tratamento de esgotos domésticos primário, pesquisa desenvolvida nas instalações da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB); Critérios Analíticos para Licenciamento Ambiental de Estações de Tratamento de Esgotos: Uma Contribuição a partir de Estudos de Casos na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco; Estudo do efeito das condições climáticas no comportamento térmico do fruto de jatobá de duas safras; Diagnóstico das interferências de postos de revenda de combustíveis com áreas protegidas realizado na cidade do Crato-CE; e A geração de resíduos sólidos por curtumes e alternativas de tratamento e reúso.

    A Revista GESTA encontra-se indexada nas bases de dados Periodicos, Sumários.org, LivRe CNEN e Google acadêmico, e nas bases internacionais Crossref, Latindex, REDIB e DOAJ. A política editorial da Revista está cadastrada no Diadorim, que é um serviço de informações relativas às autorizações concedidas para o armazenamento e o acesso dos artigos das revistas brasileiras em repositórios digitais de acesso aberto.

    Convidamos a visitar a nossa página do Facebook, com notícias sobre diversos assuntos.

    Esperamos que os leitores aproveitem ao máximo a contribuição oferecida pelos artigos deste número. Agradecemos a colaboração dos avaliadores dos manuscritos, tarefa imprescindível para garantir a qualidade da publicação, bem como aos autores pela confiança depositada na Revista GESTA.

    Equipe Editorial da Revista GESTA   
  • v. 5, n. 2 (2017) Edição especial

    EDITORIAL

    Este número especial da revista GESTA traz os melhores trabalhos selecionados durante o 10º Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Água de Chuva (10sbcmac.ufpa.br), realizado em Belém/PA, no período de 15 a 18 de dezembro de 2016.

    Este foi o 10º SBCMAC promovido pela Associação Brasileira de Captação e Manejo de Água de Chuva (abcmac.org.br). A realização foi do PPGEDAM/NUMA/UFPA e co-realização do PPGCEA/UEFS, UFRN, UFPE, IRPAA, EMBRAPA Semiárido, UFRA.

    Os artigos aqui apresentados abordam temáticas relevantes ao aproveitamento da água de chuva, como o funcionamento dos sistemas de água de chuva e seus implementos; avaliação e aperfeiçoamento do programa um milhão de cisternas; a percepção do aproveitamento da água de chuva; métodos de avaliação da determinação da qualidade da água; e métodos de dimensionamento de cisternas.

    Estas abordagens imprimem parte significativa dos conhecimentos e aplicações discutidas durante o 10º SBCMAC, os quais demonstram contextos e apontam caminhos a percorrer quanto ao aproveitamento da água de chuva no País.

    Nesta perspectiva desejamos que os leitores usufruam desta edição especial, de forma a repercutir em novas e cada vez maiores contribuições técnico-científicas e suas aplicações.

    Fazemos especial deferência à memória do nobre colega Prof. Dr. Cícero Onofre de Andrade Neto, falecido recentemente, reconhecido pesquisador da UFRN e membro da ABCMAC, que tanto contribuiu com o 10º SBCMAC e para o aproveitamento de água de chuva no Brasil.

    Boa leitura!

     

    Prof. Dr. Ronaldo Mendes -  Presidente do 10o. SBCMAC

    e

    Equipe Editorial da Revista GESTA

  • v. 5, n. 1 (2017)

    EDITORIAL

    É com grande satisfação que lançamos o número 1, volume 5, ano 2017. Um bom número de manuscritos foram submetidos à Revista GESTA, sendo que está previsto o lançamento de mais dois números no ano. Este número está sendo disponibilizado antecipadamente de forma que os autores dos trabalhos já aprovados e editados tenham seus trabalhos publicados no menor prazo possível.

    Neste número 1 os leitores encontrarão artigos originais, como: um estudo ecológico em município baiano sobre ocorrência de dengue e infestação larvária por Aedes aegypti; avaliação de desempenho de uma ETA em relação à qualidade da água; avaliação de desempenho do tratamento de esgotos sanitários por reator UASB seguido de filtração por membranas submersas; uso de resíduos de carâmica vermelha para o melhoramento de camadas de pavimentos de baixo tráfego em Palmas-TO; estudo das possibilidades de reciclagem de goma de mascar quantificação de emisão de gases de efeito estufa no transporte de resíduos; e o papel do licenciamento ambiental na minimização do consumo de energia na indústria de abate de animais.

    A Revista GESTA encontra-se indexada nas bases de dados Periodicos, Sumários.org, LivRe CNEN e Google acadêmico, e nas bases internacionais Crossref, Latindex, REDIB e DOAJ. A política editorial da Revista está cadastrada no Diadorim, que é um serviço de informações relativas às autorizações concedidas para o armazenamento e o acesso dos artigos das revistas brasileiras em repositórios digitais de acesso aberto.

    Convidamos a visitar a nossa página do Facebook, com notícias sobre diversos assuntos.

    Esperamos que os leitores aproveitem ao máximo a contribuição oferecida pelos artigos deste número. Agradecemos a colaboração dos avaliadores dos manuscritos, tarefa imprescindível para garantir a qualidade da publicação, bem como aos autores pela confiança depositada na Revista GESTA.

    Equipe Editorial.

  • v. 4, n. 2 (2016)

    EDITORIAL

    É com grande prazer que lançamos o número 2, volume 4, ano 2016. A submissão de trabalhos à Revista GESTA aumentou significativamente este ano, sendo que está previsto o lançamento de três números no próximo ano. O número está sendo disponibilizado antecipadamente de forma que os autores dos trabalhos já aprovados e editados tenham seus trabalhos publicados no menor prazo possível.

    Neste número 2 os leitores poderão encontrar artigos originais sobre hidrocarbonetos policíclicos aromáticos em poços freáticos, biodisponibilidade de metais tóxicos em sedimentos de rio, contribuição individual de parâmetros de qualidade da água para IQA de rio, variabilidade e causas na geração de vazão em bacias urbanas, incertezas na representação da salubridade ambiental por meio de indicadores obtidos com base em diferentes fontes de informação, comparação entre diferentes bases altimétricas para delimitação de bacias e extração de drenagens, análise multitemporal da supressão vegetal, análise da percepção de gestores ambientais portuários de indicadores de desempenho ambiental da Agência Nacional de Transportes Aquaviários para portos organizados marítimos, diagnóstico ambiental com uso de metodologia participativa em aldeia indígena, medição do conforto térmico em áreas públicas urbanas de Salvador-BA, análise do uso de compostagem doméstica em conjuntos habitacionais de interesse social e análise dos entraves à gestão sustentável de resíduos de tenologia da informação em uma universidade federal, além de um artigo de revisão sobre limitações do ambiente institucional-normativo de acesso aos recursos públicos do saneamento básico.

    Neste ano a Revista GESTA foi indexada a mais bases de dados, Sumários.org, LiVre CNEN e Google acadêmico, e em duas bases internacionais, Latindex e Redib. A política editorial da Revista está cadastrada no DIADORIM, que é um serviço de informações relativas às autorizações concedidas para o armazenamento e o acesso dos artigos das revistas brasileiras em repositórios digitais de acesso aberto.
    Visitem também nossa página do Facebook, com muitas notícias sobre diversos assuntos.

    Esperamos que os leitores aproveitem ao máximo a contribuição oferecida pelos artigos desta edição. Ressaltamos e agradecemos a colaboração pelos avaliadores dos manuscritos, tarefa imprescindível para garantir a qualidade da publicação. E aos autores, agradecemos pela confiança depositada na Revista GESTA.

    Equipe Editorial.

  • v. 4, n. 1 (2016) Edição Especial

    EDIÇÃO ESPECIAL / SPECIAL EDITION

    I Conferência Internacional em Ecologia, Manejo e Restauração de Rios - Práticas e Experiências 2015 / I  Specialized Conference on Ecology, Management and River Restoration – Practices and Experiences 2015 

     

    EDITORIAL V.4, N.1 - Edição Especial

    Este primeiro número do quarto volume da Revista GESTA, ano 2016, apresenta comunicações e artigos referentes a apresentações realizadas na I Conferência Internacional em Ecologia, Manejo e Restauração de Rios - Práticas e Experiências 2015, realizada em 27 e 28 de julho de 2015, na cidade de Salvador, Bahia. 

    A I SCEMRR 2015 (http://scemrr2015.wix.com/portugues) foi resultado da parceria entre o Programa de Mestrado em Meio Ambiente Águas e Saneamento (MAASA - http://www.maasa.eng.ufba.br) da Universidade Federal da Bahia e instituições estrangeiras, que constituem o "FLUVIO Doctoral Programme", um programa internacional de Doutoramento (https://www.isa.ulisboa.pt/ensino/pd-f/fluvio).

    FLUVIO Programme é coordenado, pela Universidade de Lisboa (Portugal) e composto pela Universidade Politecnica de Madrid (Espanha) e a Universidade Federal da Bahia - UFBA e duas empresas também envolvidas em atividades de pesquisa: KE - Katopodis Ecohydraulics Ltd. (Canadá) e ECK -Environmental Consulting Klagenfurt (Austria).

    A Conferência teve como objetivo propiciar a integração e intercâmbio científico entre os profissionais e pesquisadores participantes, também possibilitando a divulgação de pesquisas e ações sobre a gestão e recuperação de corpos d'água, com ênfase em práticas e experiências.

    Algumas das apresentações realizadas durante a I SCEMRR 2015, por palestrantes ou por autores de resumos expandidos (ver anais em http://scemrr2015.wix.com/portugues#!anais/clns), foram transformados em artigos e reunidas nesta Edição Especial.

    Esperamos que os leitores aproveitem bastante essas contribuições nesse tema tão urgente que é a RECUPERAÇÃO DE RIOS! 

    Equipe Editorial.

    ..... 

    EDITORIAL V.4, N.1 - Special Edition

    This first issue of the fourth volume of Journal GESTA, 2016, presents papers and articles related to presentations at the I International Conference on Ecology, Management and River Restoration - Practices and Experiences 2015, held on 27 and 28 July 2015 in Salvador, Bahia, Brazil.

    The I SCEMRR 2015 (http://scemrr2015.wix.com/english) was a result from the partnership between the Master's Program in Environment, Water and Sanitation (MAASA - http://www.maasa.eng.ufba.br) of the Federal University of Bahia and foreign institutions, which constitute the international Fluvio Doctoral Programme (https://www.isa.ulisboa.pt/ensino/pd-f/fluvio).

    The FLUVIO Programme is coordinated by the University of Lisbon (Portugal) and composed by the Polytechnic University of Madrid (Spain), the Federal University of Bahia - UFBA and two companies also involved in research activities: KE - Katopodis Ecohydraulics Ltd. (Canada) and ECK -Environmental Consulting Klagenfurt (Austria).

    The Conference aimed to foster the scientific integration and exchange among participating professionals and researchers, also enabling the dissemination of research and actions on the management and restoration of water bodies, with emphasis on practices and experiences.

    Some of the presentations made during the First SCEMRR 2015 by lecturers or authors of extended abstracts (see proceedings in http://scemrr2015.wix.com/english#!proceedings/c382), were transformed into articles and brought together in this special edition.

    We do hope that readers quite enjoy these contributions on this urgent theme that is RIVER RESTORATION!

    Editorial Board

  • v. 3 n. 2 (2015)

    EDITORIAL V.3, N.2

    É com muita satisfação que informamos aos nossos leitores, autores e colaboradores que a Revista GESTA foi classificada recentemente como B5 no sistema QUALIS para as áreas Engenharia I e Saúde Coletiva e que já consta na lista de periódicos da CAPES.

    Este segundo número do terceiro volume da Revista GESTA, ano 2015, apresenta artigos sobre estudo comparativo (Brasil e Portugal) de modelo institucional de gestão da água visando a aplicação de Avaliação Ambiental Estratégica (AAE), ações integradas de manejo de águas pluviais em Lauro de Freitas/BA, desigualdades no acesso aos serviços públicos de saneamento básico em Salvador/BA, confiabilidade do volume das cisternas da área rural para reservar água de chuva, e avaliação e monitoramento da qualidade das águas com o uso de análises moleculares.

    Dando continuidade à disponibilização das dissertações dos Programas de Pós-Graduação das Universidades responsáveis pela Revista GESTA, constam nesta edição os resumos das dissertações de 2013 do Mestrado em Meio Ambiente, Águas e Saneamento – MAASA, da Universidade Federal da Bahia. Textos completos podem ser acessados via o link que consta em cada um dos resumos. 

    Agradecemos a colaboração dos avaliadores dos manuscritos, tarefa imprescindível para garantir a qualidade da publicação, enquanto aos autores, agradecemos pela confiança depositada na Revista GESTA.

    Equipe Editorial.

  • v. 3 n. 1 (2015)

    EDITORIAL V.3, N.1

    Este primeiro número do terceiro volume da Revista GESTA, ano 2015, apresenta artigos sobre a qualidade de águas subterrâneas em área que sofre a influência de necrochorume, a utilização de filtro anaeróbico  para remoção de matéria orgânica de efluente de tanque séptico e a gestão de resíduos sólidos em conjuntos habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida, logística reversa de embalagens PET no Brasil e desafios para a implementação da Política Estadual de Resíduos Sólidos no estado da Bahia.

    Esperamos que os leitores aproveitem ao máximo a contribuição oferecida por esses artigos. Ressaltamos e agradecemos a colaboração dos avaliadores dos manuscritos, tarefa imprescindível para garantir a qualidade da publicação, enquanto aos autores, agradecemos pela confiança depositada na Revista GESTA.

    Equipe Editorial.

  • v. 2 n. 2 (2014)

    EDITORIAL (v.2, n.2)

    Este segundo número do segundo volume da Revista GESTA, Ano 2014, continua com a publicação dos resumos das dissertações defendidas no âmbito dos programas de Pós-Graduação vinculados às Universidades parceiras.

    Nesta edição são apresentados os trabalhos defendidos entre 2008 e 2012 na Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, Bahia. Os trabalhos completos poderão ser acessados nos 'websites' dos programas, que aparecem antes do resumo. 

    Esperamos que os leitores aproveitem ao máximo a contribuição oferecida pelos artigos desta edição. Ressaltamos e agradecemos a colaboração pelos avaliadores dos manuscritos, tarefa imprescindível para garantir a qualidade da publicação. E aos autores, agradecemos pela confiança depositada na Revista GESTA.

    Equipe Editorial.

  • v. 2 n. 1 (2014)

    EDITORIAL (v.2, n.1)

    Este primeiro número do segundo volume da Revista GESTA traz uma novidade, que é o início da publicação dos resumos das dissertações defendidas no âmbito dos programas de Pós-Graduação vinculados às Universidades parceiras. Os trabalhos completos poderão ser acessados nos sítios dos programas, que aparecem antes do resumo. Nesta edição são apresentados os trabalhos defendidos em 2012 no Mestrado em Meio Ambiente, Águas e Saneamento (MAASA) da UFBA.

    Neste número os artigos abordam diversos temas do conhecimento da Engenharia Sanitária e Ambiental: wetlands; proteção de mananciais para abastecimento de água; resíduos sólidos – análise da legislação; qualidade da água de chuva; adução de água (análise de sistemas); indicadores de sustentabilidade;  licenciamento de fontes de emissões atmosféricas; riscos de inundação em meios urbanos; determinação de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos no Rio São Francisco.

    Esperamos que nossos leitores aproveitem ao máximo a leitura dos artigos desta edição. Aproveitamos para ressaltar e agradecer a colaboração pelos avaliadores dos manuscritos, tarefa imprescindível para garantir a qualidade da publicação. E aos autores, agradecemos pela confiança depositada na Revista GESTA.

  • Revista GESTA Número 02 Volume 01

    v. 1 n. 2 (2013)

    Edição especial referente aos trabalhos melhores avaliados no II COBESA e outros.
  • Edição Gestão e Manejo de Águas - v.01, n.01

    v. 1 n. 1 (2013)

    Edição que marca o lançamento da Revista GESTA, que em comemoração ao dia mundial da água (22 de março), traz conteúdo relacionado ao tema.