V.11, N.1 (2023)

Editorial

Este editorial refere-se ao nº 1, do volume 11, da revista GESTA – Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais, iniciando as publicações do ano de 2023. Após um período de reestruturação do corpo editorial e inclusão de novas estratégias para avançar nos processos de revisão, editoração e publicação lançamos o presente volume no qual buscamos fazer jus aos reconhecimentos recentes do periódico.

O periódico GESTA é de livre acesso, gratuito e comprometido com sólidas bases científicas e com a ciência cidadã. A gestão coletiva atual da Revista envolve as instituições: Universidade Federal da Bahia - UFBA, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

A hospedagem e edição da Revista GESTA está a cargo da Universidade Federal da Bahia - UFBA.

A política do periódico para divulgação é de Livre Acesso (Open Acess).

A revista possui o identificador digital D.O.I (Digital Object Identifier), ISSN: 2317-563X, é operacionalizada pelo sistema SEER/OJS, e está indexada nas seguintes bases: Latindex (internacional), Redib – Rede Iberoamericana de innovación y conocimiento científico (internacional), LiVre CNEN (nacional), Sumarios.org (nacional), e Google acadêmico, e encontra-se classificada no Qualis/CAPES para dez áreas, sendo que aqui gostaríamos de destacar o avanço do periódico nas avaliações Qualis/Capes entre os quadriênios 2013/2016 e 2017/2020:

  1. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO: B3 para B2
  2. CIÊNCIAS AMBIENTAIS: B5 para B2
  3. CIÊNCIAS AGRÁRIAS I: NÃO AVALIADA para B2
  4. CIÊNCIAS BIOLÓGICAS I: NÃO AVALIADA para B2
  5. CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS: NÃO AVALIADA para B2
  6. ENGENHARIAS I: B5 para B2
  7. ENGENHARIAS III: NÃO AVALIADA para B2
  8. QUÍMICA: NÃO AVALIADA para B2
  9. INTERDISCIPLINAR: B4 para B2
  10. SAÚDE COLETIVA: B5 para B2

Este volume é resultado de importantes parcerias com eventos nacionais nas áreas de aplicação da revista GESTA, a saber: V Workshop de Tecnologias Limpas e III Jornada de Tecnologias Limpas além de publicações submetidas por grupos de todo o país.

Assim, esta Edição apresenta contribuições no âmbito do tema das tecnologias limpas de forma a fomentar soluções sustentáveis para o uso dos recursos ambientais além de permanecer com a divulgação sobre o saneamento.

Os três primeiros artigos abordam as oportunidades de produção mais limpa nos processos de transformação da mandioca em farinha, em oficinas mecânicas e na avaliação da eficiência de revestimento à base de PEAD aplicado para proteção de estruturas de concreto armado de uma estação de tratamento de esgoto sanitário.

Também abordamos o tema do saneamento rural, a caracterização gravimétrica como etapa de diagnóstico de resíduos sólidos e medidas de controle físicas para reduzir ameaças em um sistema de abastecimento de água.

Esperamos que esta Edição alcance ampla repercussão e reiteramos nossa gratidão aos autores e às autoras, à equipe de revisão, edição e condução do Periódico GESTA! Seguimos 2023 focados e trabalhando para o sucesso das edições futuras!

Equipe editorial

 

Publicado: 2023-09-04

Artigos Originais