V.9, N.2 (2021) Edição Especial REÚSO DE ÁGUAS

					Visualizar V.9, N.2 (2021)   Edição Especial REÚSO DE ÁGUAS

EDITORIAL

Diante dos eventos recorrentes de estresse hídrico que vêm acometendo diferentes regiões do planeta, inclusive o Brasil, o reúso de águas residuárias e a utilização de outras fontes de água, cada vez mais torna-se um importante instrumento de gestão de recursos hídricos e saneamento, de preservação ambiental e de recuperação de nutrientes e de energia.

De forma a contribuir para o debate nacional e para o desenvolvimento da prática de reuso e aproveitamento de água no Brasil, a Revista GESTA apresenta a edição especial “Reaproveitamento e reúso de água – da concepção à prática” (vol. 09, n. 02), com relevantes contribuições.

O presente volume conta com a publicação de nove artigos científicos e cinco notas técnicas, que juntos, perfazem um amplo conteúdo sobre o tema, abordando estudos de potencial, aplicação de metodologias de avaliação de risco (quantitativa e semiquantitativa), aproveitamento de água de chuva em ambientes urbanos e rurais e reutilização de água cinza. Ainda, com o objetivo de aproximar a área técnica da área científica, as notas técnicas apresentam procedimentos relevantes para a sistematização do reúso de água para as condições brasileiras. Destas cinco, quatro abrangem um conteúdo completo com a proposição de uma metodologia estruturada de avaliação de potencial regional de reúso de água no Brasil; a outra aborda o passo a passo da aplicação do modelo semiquantitativo de avaliação de risco microbiológico para saúde humana em irrigação.

Por se tratar de um veículo científico luso-brasileiro, o grupo editorial da Revista orgulha-se de ter nesta edição, uma participação efetiva de autores e revisores portugueses, que nos permitiram uma maior abrangência do conteúdo, com uma considerável ampliação do debate. 

Neste contexto, o grupo editorial agradece aos autores que colaboraram pela excelência dos conteúdos publicados nessa edição, tornando a Revista ainda mais apreciada, sob assunto de forte expansão e visibilidade nacional.

Também, agradecemos a colaboração inestimável dos Editores Científicos desta edição, a profa. Dra. Ana Silvia Pereira Santos (Ad Hoc) e o prof. Dr. Sílvio Roberto Magalhães Orrico .  

Desejamos a todos/as leitores/as uma boa imersão no tema, agradecendo-os pela colaboração participativa, como disseminadores do conhecimento.

Publicado: 2021-09-15

Edição Especial REUSO DE ÁGUAS 2021