V.10, N.1 (2022)

					Visualizar V.10, N.1 (2022)

Editorial

Este editorial refere-se ao nº 1 do volume 10 da revista GESTA, que neste primeiro semestre de 2022, completa 10 anos de existência, contribuindo de forma responsável para a divulgação e o desenvolvimento da pesquisa científica nacional. Completa-se agora a publicação de 20 Edições, com um total de mais de 200 artigos. Algumas edições foram na forma “Especial”, por referirem-se a eventos técnico-científicos ou temas específicos. Tudo isto foi fruto do trabalho voluntários de um grande número de pessoas, sejam Editores, sejam Revisores, sejam Autores e, claro os leitores e leitoras. Parabenizamos os seus fundadores que no primeiro semestre de 2013, com esforço conjunto e competência, a colocaram no ar.

O ano de 2022 começou diferente. Já estávamos habituados ao isolamento social dos anos 2020 e 2021, imposto pela pandemia da COVID-19. Mas 2022 trouxe uma saída gradual do isolamento e com a necessidade de nos acostumarmos à uma vida “híbrida”, nem presencial e nem online, nem com máscara e nem sem máscara. Essa nova rotina, diferente da vida antes da pandemia, nos impôs algumas prioridades, inclusive em relação às pesquisas em andamento nas mais diversas instituições de ensino superior no Brasil, bem como à situação de restrições ao fomento para ciência e tecnologia no Brasil. Podemos dizer que este ano de 2022 está sendo de adaptação àquele tal “novo normal”, tão debatido nas rodas sociais, técnicas, científicas e acadêmicas pelo país e pelo mundo afora.

O reflexo disso, pôde ser observado no fluxo editorial da revista, que naturalmente recebeu uma quantidade menor de manuscritos submetidos e teve uma certa dificuldade em conseguir o apoio de avaliadores a fim do processo de revisão por pares, às cegas, adotado neste periódico. É por este motivo que aproveitamos este editorial para fazer um agradecimento a todos os avaliadores da Revista Gesta, em especial aos desta edição, que mesmo diante de todas as adversidades e incertezas dos últimos tempos, ainda disponibilizaram suas agendas para atender as nossas solicitações. Agradecemos também a todos os autores que confiam no trabalho sério e responsável da Revista Gesta, em especial aos desta edição.

O pano de fundo desta edição é a prestação dos serviços de saneamento básico no Brasil. O paper position, artigo que traz ideias, opiniões, argumentos ou sugestões próprias de autores convidados, referentes a questões da atualidade, aborda a prestação regionalizada destacando a segurança hídrica como elemento-chave. O autor colaborador nesta edição é o Dr. Sérgio Ayrimoraes, da Agência Nacional de Águas, a quem agradecemos. Cinco dos sete artigos originais trazem contribuições relevantes para o contexto da qualidade dos serviços de saneamento prestados em ambientes rurais e urbanos, inclusive em termos de planejamento estratégico. Temos ainda um artigo original que destaca a metodologia de cálculo do balanço energético na produção de frutas e outro que aborda o planejamento da gestão de resíduos sólidos no estado de São Paulo. Por fim, mas não menos importante, temos dois artigos de revisão. Um deles contextualiza princípios e mecanismos de ação em processos de inativação ou remoção de SARS-CoV-2 nos esgotos; e o outro levanta a problemática da disposição inadequada de resíduos sólidos no Brasil, considerando aspectos de poluição do solo e das águas subterrâneas. Destaca-se ainda, que dois dos artigos desta edição são oriundos dos melhores trabalhos apresentados no VI COBESA - Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental, realizado em 2021. 

Finalizamos este editorial com um agradecimento à atenção dos leitores que confiam na qualidade da Revista. Desejamos uma boa leitura e continuamos a contar com o habitual apoio de avaliadores, autores e leitores que viabilizam e fazem o sucesso deste periódico.

Equipe editorial

Publicado: 2022-07-22

Artigos Originais