v. 5, n. 2 (2017) Edição especial

					Visualizar v. 5, n. 2 (2017) Edição especial

EDITORIAL

Este número especial da revista GESTA traz os melhores trabalhos selecionados durante o 10º Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Água de Chuva (10sbcmac.ufpa.br), realizado em Belém/PA, no período de 15 a 18 de dezembro de 2016.

Este foi o 10º SBCMAC promovido pela Associação Brasileira de Captação e Manejo de Água de Chuva (abcmac.org.br). A realização foi do PPGEDAM/NUMA/UFPA e co-realização do PPGCEA/UEFS, UFRN, UFPE, IRPAA, EMBRAPA Semiárido, UFRA.

Os artigos aqui apresentados abordam temáticas relevantes ao aproveitamento da água de chuva, como o funcionamento dos sistemas de água de chuva e seus implementos; avaliação e aperfeiçoamento do programa um milhão de cisternas; a percepção do aproveitamento da água de chuva; métodos de avaliação da determinação da qualidade da água; e métodos de dimensionamento de cisternas.

Estas abordagens imprimem parte significativa dos conhecimentos e aplicações discutidas durante o 10º SBCMAC, os quais demonstram contextos e apontam caminhos a percorrer quanto ao aproveitamento da água de chuva no País.

Nesta perspectiva desejamos que os leitores usufruam desta edição especial, de forma a repercutir em novas e cada vez maiores contribuições técnico-científicas e suas aplicações.

Fazemos especial deferência à memória do nobre colega Prof. Dr. Cícero Onofre de Andrade Neto, falecido recentemente, reconhecido pesquisador da UFRN e membro da ABCMAC, que tanto contribuiu com o 10º SBCMAC e para o aproveitamento de água de chuva no Brasil.

Boa leitura!

 

Prof. Dr. Ronaldo Mendes -  Presidente do 10o. SBCMAC

e

Equipe Editorial da Revista GESTA

Publicado: 2017-09-25

ARTIGOS EDIÇÃO ESPECIAL 11o SBCMAC