V.9, N.3 (2021)

					Visualizar V.9, N.3 (2021)

EDITORIAL

Para publicar esta nova edição da Revista GESTA (Vol. 9, n. 3), pedimos licença aos autores, avaliadores e leitores para diferente do habitual, trazer um pouco de pessoalidade a este Editorial. Isso se deve ao fato de uma alteração no quadro de editores, sendo um momento de novos rumos para a Equipe Editorial.

A fundação da revista ocorreu em 2013. Com o apoio de outros colegas, o Prof. Lafayette Luz (UFBA), o Prof. Luiz Roberto Moraes (UFBA) e a Profa. Magda Baretta (UFBA) assumiram a função de editores gerais. O Prof. Moraes, que  não atua mais como editor, deixou saudade e a marca de um trabalho sólido desenvolvido. Agora é a vez da Profa. Magda, que nos deixa com a difícil tarefa de manter a qualidade pela qual ela sempre primou. Segundo a própria, “foram nove anos de muito trabalho, e tenho muito a agradecer. Aprendi muito sobre o processo editorial. A publicação de um periódico científico envolve um trabalho árduo que depende da coordenação eficiente de autores, avaliadores, editores, equipe editorial e outros colaboradores. Assim, cada edição publicada traz uma satisfação que reflete o esforço conjugado de vários atores para um objetivo comum”.

Mas não é só de despedidas que fazemos este Editorial. A Prof. Ana Silvia Santos (UERJ) que se juntou à nossa equipe após a condução da edição anterior, número especial sobre “reuso de água” (Vol 9, n2), trazendo sua colaboração efetiva, mas também assumindo o papel de Editora Geral.  Nas palavras da prof. Ana Silvia: “Sou muito grata ao grupo editorial da revista, pela responsabilidade que a mim confiaram e me sinto muito honrada em poder fazer parte dessa história de sucesso que é a Revista GESTA. Agradeço a oportunidade de me juntar a esse grupo. É nesse ambiente amistoso e colaborativo que pretendo, com auxílio dos colegas, percorrer novos caminhos com a revista”.

As boas-vindas não param por aí. Os Professores Antônio Dias (UFMA) e Renata Pereira (UFJF), juntam-se aos colegas Prof. Rosa Alencar (UFRB) e Prof. Silvio Orrico (UEFS), como Editores Adjuntos, os quais desde o início imprimem competência à identidade da Revista. 

Assim, neste número, com a auxílio de todos, a Revista GESTA traz em seu escopo 1 paper position (valiosíssima contribuição da Dra. Cezarina Souza, Conselheira Consultiva desta Revista), 13 artigos originais, 2 artigos de revisão e 1 nota técnica, totalizando 17 trabalhos (em português e em inglês), que percorrem, de maneira geral, assuntos relacionados a recursos hídricos, licenciamento, mudanças climáticas, abastecimento de água, desreguladores endócrinos, tratamento de esgotos e resíduos sólidos.

Agradecemos a atenção dos leitores, a dedicação dos avaliadores, e principalmente, a confiança dos autores em relação à qualidade da Revista e à sua credibilidade junto à comunidade científica. Sem os artigos, a revista não existiria.

Desejamos sucesso para os novos rumos do periódico e contamos com o habitual apoio de avaliadores, autores e leitores.

 

Equipe Editorial

Publicado: 2022-02-10

Artigos Originais

Artigos de Revisão de Literatura

Notas Técnicas e Comunicações