V.10, N.2 (2022)

Editorial

Este editorial refere-se ao nº 2 do volume 10 da revista GESTA, que encerra suas publicações do ano de 2022, ano no qual este periódico completou 10 anos de existência. A Gesta – Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais construiu sua história pautada na perspectiva crítica e independente de seus idealizadores e no compromisso com o desenvolvimento da ciência cidadã, comprometida com as causas da sociedade brasileira e alicerçada na geração de conhecimentos a partir de sustentadas bases teórico-conceituais, metodológicas e empíricas. Completa-se com esta edição a publicação de 20 Edições. A Gesta é resultado de trabalho determinado e voluntário de um conjunto de atores da ciência brasileira, ressaltamos nossa gratidão à equipe editorial e de revisão, aos autores e autoras e aos leitores e leitoras.

O encerramento do ano de 2022 tem um significado profundo para a sociedade brasileira. Em poucos momentos históricos, tivemos a sensação que temos hoje, da finalização e superação de um período perverso da nossa história. Nos últimos quatro anos, a ciência brasileira foi profundamente ferida, em mais de um momento, foi o alvo preferido daqueles que querem dominar e escravizar o povo na mais completa ignorância a fim de lograr êxito em seus mórbidos desejos. Mas, resistimos e dedicamos esta edição aos mais de 690.000 mortos pela Covid 19 no Brasil, conforme registrou-se em 1 de dezembro de 2022. Expressamos nossos mais profundos sentimentos e esperamos que esta edição da Revista Gesta seja compreendida também como um elemento para o enfrentamento das doenças infectocontagiosas que permanecem assolando nosso território, mas também um instrumento para o combate à desinformação e à manipulação.

A presente edição busca contribuir, por meio de aportes teórico-conceituais e metodológicos, para a universalização do saneamento básico no Brasil e para o avanço da análise crítica das questões ambientais. O paper position, artigo que traz ideias, opiniões, argumentos ou sugestões próprias de autores convidados, referentes a questões da atualidade, aborda o saneamento na perspectiva do exercício democrático. O autor colaborador nesta edição é o eminente cientista e professor Dr. José Esteban Castro, Investigador Principal, Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET), Argentina, Emeritus Professor of Sociology, Newcastle University, Reino Unido. Agradecemos ao Prof. Esteban Castro pela histórica contribuição à Revista Gesta e apontamos tratar-se de leitura obrigatória, em tempos de transição, este position paper que alimenta o debate e reflexões sobre a democracia substantiva na política, gestão, e acesso aos serviços de saneamento básico a partir de apontamentos sobre a centralidade do conhecimento científico e da política democrática na construção de uma sociedade mais humana, inclusiva e sustentável.

Cinco dos sete artigos originais trazem contribuições para a compreensão das muldimensionalidades do saneamento, a mais complexa área da infraestrutura. O primeiro artigo trata da diversidade climática do semiárido e suas consequências para promoção do acesso à água para consumo humano a partir do aproveitamento de água de chuva. O segundo artigo trata da relação saúde saneamento a partir da avaliação da distribuição dos vetores e das arboviroses, importante grupo de DRSAIs – Doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado.

Temos ainda três artigos que discutem temas específicos sobre resíduos, o primeiro analisa os inventários de emissão de gases de efeito estufa no setor de resíduos, outro artigo avalia a presença do microplástico em efluente doméstico de duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) do município de Alagoinhas-BA, e o terceiro avalia a contribuição da reutilização do resíduo de construção civil no contexto da economia circular, a partir de uma discussão técnica baseada na literatura disponível sobre o tema.

Tratando de forma mais ampla da temática ambiental o sexto artigo se propôs a fazer uma análise hierárquica aplicada à erosão do solo na bacia hidrográfica do rio Sergipe (SE) aplicando a análise multicriterial e a álgebra de mapa para espacializar e hierarquizar as áreas suscetíveis e vulneráveis à erosão hídrica na Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe. Por último, mas não menos importante, um artigo sobre a análise energética do ciclo produtivo de frangos de corte verificando as formas de energia direta e indiretamente envolvidas no processo e determinando sua demanda total de energia e o balanço energético.

Finalmente, registramos a recente reestruturação do Corpo Editorial da Revista GESTA, agregando novas colaboradoras e colaboradores, buscando dar continuidade às atividades deste periódico que se fortalece e pereniza após seus 10 anos de existência. Neste processo, somos especialmente gratos ao nosso colega professor emérito da Universidade Federal da Bahia - Luiz Roberto Santos Moraes, um dos idealizadores da Revista GESTA, que nos inspira a partir da sua luta e determinação.

Esperamos que esta edição alcance ampla repercussão e reiteramos nossa gratidão aos autores e às autoras, a toda a equipe de revisão, edição e condução do Periódico Gesta! Que tenhamos um bonito 2023!

Equipe editorial



Publicado: 2022-12-22

Artigos Originais