v.8, n.1 (2020)
EDITORIAL
A presente edição da Revista GESTA, trabalhada sob o impacto e desafios da pandemia da COVID-19, traz pela primeira vez a publicação de um Paper Position exatamente abordando a relação entre Água e Saúde Pública neste contexto e as perspectivas para o seu “após”.
Papers Position são artigos de formato livre que trazem ideias, opiniões, argumentos ou sugestões próprias de seu autor ou autora, referentes a dada questão ou problema da atualidade ou de grande valor histórico. Serão publicados ocasionalmente a partir desta Edição, resultando de convites feitos pela Equipe Editorial a renomados pesquisadores e profissionais com elevado reconhecimento em suas áreas de atuação. Contamos neste Volume 8, Número 1, com a colaboração do Doutor José Manuel Pereira Vieira, professor catedrático e investigador da Universidade do Minho, Portugal, a quem somos muito gratos.
Inauguramos nesta edição uma seção especial, com artigos submetidos por autores portugueses, e agradecemos aos mesmos pela parceria. Seus artigos permeiam diversas temáticas: efeitos morfodinâmicos dos sedimentos em praia costeira; análise de sistema de drenagem pluvial frente a precipitações derivadas de modelos atmosféricos; normatização do reuso de águas residuárias; análise de riscos em Planos de Segurança de Águas Residuais; efeitos carcinogênicos devido à presença de trihalometanos em águas de abastecimento.
Para esta seção especial, os Editores, assumiram que as nuances da língua portuguesa nas suas versões de Portugal e do Brasil fossem mantidas, tanto quanto desejado pelos autores, como originalmente utilizadas, sem uma uniformização, inclusive quanto a grafia e a expressões conceituais que diferem nos dois países. Com isso, convida o leitor a visitar a riqueza da língua portuguesa, também ampliando conhecimentos sobre especificidades dos vocabulários, mesmo em abordagens técnicas e científicas das áreas que integram o escopo deste periódico.
Artigos Originais, frutos de submissões em fluxo contínuo, também compõem esta edição abrangendo os seguintes temas: legislações que tratam das águas subterrâneas no Brasil; gerenciamento de resíduos dos serviços de saúde; experimentos de aclimatação de lodos de reatores UASB; análise multiobjetivo de alternativas de esgotamento sanitário em atendimento a residências unifamiliares; mecanismo de desenvolvimento limpo relativo à matriz de energia elétrica visando redução dos gases de efeito estufa; reuso de águas de resfriamento de destiladores laboratoriais; e, por fim, uma investigação sobre as percepções e atitudes de estudantes de uma universidade chinesa quanto ao uso de biogás obtido a partir de excretas humanas.
Finalmente, registramos a recente reestruturação do Corpo Editorial da Revista GESTA, agregando novas colaboradoras e colaboradores, buscando dinamizar as atividades deste periódico e encetar ações visando seu maior alcance. Neste processo, nosso colega professor Luiz Roberto Santos Moraes, um dos idealizadores da Revista GESTA, deixou de compor o corpo de editores, passando a colaborar como Conselheiro Consultivo. Coube ao mesmo fazer os convites às/aos colegas de Portugal, para a seção especial que ora apresentamos. Nosso registro e profundo reconhecimento a este tão inspirador profissional, pesquisador e colega, cuja colaboração com a Revista GESTA continuará sendo inestimável.
Às leitoras e aos leitores deste periódico, esperamos que aproveitem os excelentes conteúdos aqui oferecidos, assim como incentivamos a submissão de manuscritos!
Equipe Editorial da Revista GESTA