Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Current
Archives
Announcements
About
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
Search
Search
Register
Login
Search
Search
Home
/
Archives
/
No. 57 (2017)
No. 57 (2017)
Edição dedicada aos Estudos Linguísticos.
Editores: José Amarante, Sávio Siqueira, Danniel Carvalho.
Published:
2018-03-19
APRESENTAÇÃO / INTRODUCTION
APRESENTAÇÃO | INTRODUCTION
José Amarante Santos Sobrinho, Sávio Siqueira, Danniel Carvalho
1-2
PDF (Português (Brasil))
ARTIGOS / ARTICLES
MENSURAÇÃO DE NÍVEIS DE ALFABETISMO NA BAHIA RURAL OITOCENTISTA: A REGIÃO OESTE | MEASUREMENT OF LITERACY RATES IN THE 18th CENTURY-RURAL-BAHIA: THE WESTERN REGION
Adilson Silva de Jesus, Zenaide de Oliveira Novais Carneiro, Mariana Fagundes de Oliveira Lacerda
3-22
PDF (Português (Brasil))
PEDAGOGY OF POSSIBILITY IN FOREIGN LANGUAGE CLASSROOMS THROUGH LITERATURE AND OTHER MEDIA IN BRAZIL AND BEYOND | PEDAGOGIA DA POSSIBILIDADE EM SALAS DE AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA ATRAVÉS DA LITERATURA E OUTRAS MÍDIAS NO BRASIL E EM OUTROS CONTEXTOS
Fernanda Mota Pereira
23-37
PDF (Português (Brasil))
COMPREENDENDO PRÁTICAS TRANSLÍNGUES COMO UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE LÍNGUAS | UNDERSTANDING TRANSLINGUAL PRACTICES AS A PEDAGOGICAL TOOL FOR LANGUAGE TEACHING
Marjorie Ninoska Gomez Talavera
38-58
PDF (Português (Brasil))
REPENSANDO O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO BRASIL: POR UMA PERSPECTIVA TRANSLÍNGUE | RETHINKING ENGLISH LANGUAGE TEACHING IN BRAZIL: TOWARDS A TRANSLINGUAL PERSPECTIVE
Diogo Oliveira do Espírito Santo, Robson Ribeiro da Silva
59-80
PDF (Português (Brasil))
WE CAN DO IT!: O FUNCIONAMENTO DISCURSIVO DOS MEMES NO ESPAÇO DIGITAL | DISCURSIVE FUNCTIONING OF MEMES IN THE DIGITAL SPACE
Andriele de Chaves Bortolin, Célia Bassuma Fernandes
81-102
PDF (Português (Brasil))
IDENTIDADE DISCURSIVA DO GÊNERO CANÇÃO POPULAR | DISCURSIVE IDENTITY OF THE CANÇÃO POPULAR GENRE
Maria do Carmo Pascoli, Simone Guerreiro
103-119
PDF (Português (Brasil))
OS MULTILETRAMENTOS COMO ALTERNATIVA NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA DISLÉXICOS | MULTILITERACY AS AN ALTERNATIVE FOR TEACHING DYSLEXIC STUDENTS A FOREIGN LANGUAGE
Elerson Cestaro Remundini, Vera Helena Gomes Wielewicki
120-137
PDF (Português (Brasil))
AVALIAÇÃO FORMATIVA E ENSINO-APRENDIZAGEM DA ESCRITA EM FRANCÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO BÁSICO | FORMATIVE ASSESSMENT AND WRITING TEACHING-LEARNING IN FRENCH AS A FOREIGN LANGUAGE IN THE SECONDARY SCHOOL
Luciana de Oliveira Alves, Myriam Crestian Chaves da Cunha
138-163
PDF (Português (Brasil))
SOBRE OS SUJEITOS PRÉ-VERBAIS DUPLICADOS: UMA ANÁLISE CONTRASTIVA ENTRE O PORTUGUÊS VERNACULAR BRASILEIRO, O CABOVERDIANO E O SANTOME | ON THE DOUBLE PREVERBAL SUBJECTS: A CONSTRATIVE ANALYSIS AMONG VERNACULAR BRAZILIAN PORTUGUESE, CAPERVERDEAN AND...
Cláudia Roberta Tavares Silva, Fernanda Maciel Ziober
164-185
PDF (Português (Brasil))
A DEGEMINAÇÃO NA FALA POPULAR DE SALVADOR | THE DEGEMINATION IN SALVADOR’S POPULAR SPEECH
Juliana Escalier Ludwig Gayer, Ludquellen Braga Dias
186-206
PDF (Português (Brasil))
(RE)CONFIGURAÇÕES DO SUJEITO MULHER NUMA CAMPANHA PUBLICITÁRIA DA SKOL | (RE)CONFIGURATIONS OF THE WOMAN SUBJECT IN A SKOL ADVERTISING CAMPAIGN
Francisco Vieira Silva
207-224
PDF (Português (Brasil))
A RECATEGORIZAÇÃO DE REFERENTES NUMA PERSPECTIVA COGNITIVO-DISCURSIVA | THE RECATEGORIZATION OF REFERENTS ON A COGNITIVE–DISCURSIVE PERSPECTIVE
Silvana Maria Calixto de Lima
225-240
PDF (Português (Brasil))
PRESSUPOSIÇÃO E IMPLICATURAS GRICEANAS: CONSIDERAÇÕES SOBRE AS INFERÊNCIAS DOS VERBOS FACTIVOS | PRESUPPOSITION AND GRICEAN IMPLICATURES: CONSIDERATIONS ON THE INFERENCES OF FACTIVE VERBS
Andressa D'Ávila
241-261
PDF (Português (Brasil))
REPÓRTER RECORD INVESTIGAÇÃO E VIOLÊNCIA DE GÊNERO: VISIBILIDADE DAS RELAÇÕES ASSIMÉTRICAS ENTRE PODERES E SABERES SOBRE MULHERES KALUNGAS | REPORTER RECORD INVESTIGATION AND GENDER VIOLENCE: VISIBILITY OF ASYMMETRIC RELATIONS BETWEEN POWERS AND ...
Ludimilla Dadiane Cardoso de Jesus, Luana Alves Luterman
262-276
PDF (Português (Brasil))
NOTAS SOBRE A POLÊMICA DO “BEIJO GAY” EM UM DESENHO ANIMADO INFANTIL DA DISNEY | NOTES ABOUT THE POLEMIC "GAY KISS" IN A DISNEY ANIMATED CARTOON FOR CHILDREN
Dayane Adriana Teixeira Oliveira, Regina Baracuhy
277-296
PDF (Português (Brasil))
'OLHA', 'OLHE' E 'OH': GRAMATICALIZAÇÃO DO VERBO OLHAR NA FALA POPULAR SOTEROPOLITANA | 'OLHA', 'OLHE' AND 'OH': GRAMMATICALIZATION OF THE VERB OLHAR (‘TO LOOK’) IN SALVADOR’S POPULAR SPEECH
Cristina dos Santos Carvalho, Jande Cleia Capistrano Gomes
297-318
PDF (Português (Brasil))
O VOCATIVO NO PORTUGUÊS BRASILEIRO: UMA UNIDADE À PARTE? | THE VOCATIVE IN BRAZILIAN PORTUGUESE: A SEPARATE UNIT?
Juliana Costa Moreira
319-340
PDF (Português (Brasil))
ELIPSE MORFOLÓGICA: UMA ABORDAGEM SINTÁTICA PARA A FORMAÇÃO DE PALAVRAS | MORPHOLOGICAL ELLIPSIS: A SYNTACTIC APPROACH TO WORD FORMATION
Maurício Sartori Resende
341-365
PDF (Português (Brasil))
QUESTÕES SOBRE O CORPO NA AQUISIÇÃO E NA CLÍNICA DE LINGUAGEM | QUESTIONS ABOUT THE BODY IN THE ACQUISITION AND CLINIC OF LANGUAGE
Danielle Pinheiro Carvalho Oliveira, Melissa Catrini
366-381
PDF (Português (Brasil))
DE QUAL EPISTEMOLOGIA FALAMOS? DE QUAL EPISTEMOLOGIA PRECISAMOS? | WHICH EPISTEMOLOGY DO WE TALK ABOUT? WHICH EPISTEMOLOGY DO WE NEED?
Sérgio Sell
382-403
PDF (Português (Brasil))
RESENHAS/REVIEWS
RESENHA: "INTRODUÇÃO À LINGUÍSTICA BANTU" | BOOK REVIEW: "INTRODUÇÃO À LINGUÍSTICA BANTU"
Alexandre António Timbane
404-408
PDF (Português (Brasil))
RESENHA: "O TODO DA LÍNGUA: TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DE PORTUGUÊS" | BOOK REVIEW: "O TODO DA LÍNGUA: TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DE PORTUGUÊS"
Francisco Jeimes de Oliveira Paiva, Ana Maria Pereira Lima
409-416
PDF (Português (Brasil))
Information
For Readers
For Authors
For Librarians
Developed By
Open Journal Systems
Language
Português (Brasil)
English
Italiano
Español (España)
Make a Submission
Make a Submission
Keywords
Most read
OS PALAVRÕES NO PORTUGUÊS BAIANO: UMA ANÁLISE SOCIOLINGUÍSTICA COM BASE EM DOIS FILMES
6714
RESENHA: "INTRODUÇÃO À LINGUÍSTICA BANTU" | BOOK REVIEW: "INTRODUÇÃO À LINGUÍSTICA BANTU"
5907
ESTUDO ETNOLINGUÍSTICO DAS PRÁTICAS SUPERSTICIOSAS REFERENTES À MULHER GRÁVIDA NA CULTURA POPULAR DO MARANHÃO | ETHNOLINGUISTIC STUDY OF SUPERSTECTIVE PRACTICES REGARDING PREGNANT WOMEN IN POPULAR CULTURE OF MARANHÃO
3610
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA INGLESA: EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE PRÁTICA DOCENTE (ENGLISH LANGUAGE SUPERVISED PRACTICUM: MEANINGFUL EXPERIENCES TO KNOWLEDGE CONSTRUCTION ON TEACHING PRACTICE)
1996
BRINCADEIRAS INFANTIS NO ESTADO DE SÃO PAULO: UM ESTUDO DIATÓPICO E LÉXICO-SEMÂNTICO DE DENOMINAÇÕES PARA A “COBRA-CEGA” | CHILDREN ́S AMUSEMENT IN THE STATE OF SÃO PAULO: A DIATOPIC AND LEXICIAN-SEMANTIC STUDY OF DENOMINATIONS FOR COBRA-CEGA
1993