PEDAGOGY OF POSSIBILITY IN FOREIGN LANGUAGE CLASSROOMS THROUGH LITERATURE AND OTHER MEDIA IN BRAZIL AND BEYOND | PEDAGOGIA DA POSSIBILIDADE EM SALAS DE AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA ATRAVÉS DA LITERATURA E OUTRAS MÍDIAS NO BRASIL E EM OUTROS CONTEXTOS

Autores

  • Fernanda Mota Pereira UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i57.24797

Palavras-chave:

Pedagogia, Possibilidade, Educação, Inglês

Resumo

The reflections in this article address the importance of a Pedagogy of Possibility through literature and other media for Brazil and other developing countries. The assumptions and proposals are underpinned by a theoretical foundation as well as experiences in teaching practicum courses and are aimed at reshaping the emphasis on methods in teacher education into a focus on pedagogy. The concept of pedagogy proposed by thinkers such as Paulo Freire and Kumaravadivelu makes room for alternatives that teachers can use to particularize their practices so as to meet their learners’ needs combining individual objectives with social-directed goals. It is assumed that literature and other media are fruitful resources which lend themselves to achieving such purposes. This article presents some alternatives to use them in classrooms in Brazil and beyond.

 

Resumo: As reflexões neste artigo abordam a importância de uma Pedagogia da Possibilidade através da literatura e outras mídias para o Brasil e outros países. Os pressupostos e propostas são sustentados por uma base teórica bem como por experiências de ensino em disciplinas de estágio supervisionado e visam redimensionar o foco nos métodos de formação de professores para uma ênfase em pedagogia. O conceito de pedagogia proposto por pensadores como Paulo Freire e Kumaravadivelu abre espaço para alternativas que os professores podem usar para particularizar suas práticas de forma a atender às necessidades dos alunos, combinando objetivos individuais com metas sociais. Assume-se que a literatura e outras mídias são recursos produtivos que podem ser usados para alcançar tais propósitos. Nesse sentido, este artigo apresenta algumas alternativas para usá-las em salas de aula no Brasil e em outros países.

 

Palavras-Chave: Pedagogia; Possibilidade; Educação; Inglês.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Mota Pereira, UFBA

Fernanda Mota Pereira é professora do Departamento de Letras Germânicas da UFBA e, atualmente, é coordenadora geral do PROFICI (Programa de Proficiência para Estudantes e Servidores da UFBA) e do Núcleo de Línguas da UFBA, no âmbito do Programa Idiomas sem Fronteiras.

Downloads

Publicado

2017-03-19

Como Citar

PEREIRA, F. M. PEDAGOGY OF POSSIBILITY IN FOREIGN LANGUAGE CLASSROOMS THROUGH LITERATURE AND OTHER MEDIA IN BRAZIL AND BEYOND | PEDAGOGIA DA POSSIBILIDADE EM SALAS DE AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA ATRAVÉS DA LITERATURA E OUTRAS MÍDIAS NO BRASIL E EM OUTROS CONTEXTOS. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 57, p. 23–37, 2017. DOI: 10.9771/ell.v0i57.24797. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/24797. Acesso em: 4 out. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS / ARTICLES