(RE)CONFIGURAÇÕES DO SUJEITO MULHER NUMA CAMPANHA PUBLICITÁRIA DA SKOL | (RE)CONFIGURATIONS OF THE WOMAN SUBJECT IN A SKOL ADVERTISING CAMPAIGN

Autores

  • Francisco Vieira Silva Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i57.24642

Palavras-chave:

Saber-Poder, Verdade, Sujeito Mulher.

Resumo

Este artigo analisa os discursos da campanha publicitária Skol Reposter, no intuito de investigar as estratégias de saber-poder de que a campanha se vale para produzir verdades sobre o sujeito mulher, atentando para o funcionamento dos dispositivos de saber-poder que são responsáveis por agenciar a irrupção desses discursos. Para isso, tomam-se como aporte teórico as reflexões de Michel Foucault acerca das estratégias de saber-poder, da verdade, do sujeito e do dispositivo. Metodologicamente falando, este trabalho segue um viés descritivo-interpretativo, cuja abordagem é predominantemente qualitativa. As análises permitiram flagrar o funcionamento de estratégias de saber-poder ancoradas na necessidade de se construir um novo lugar para as mulheres nas propagandas de cerveja, as quais estão destituídas da posição de objeto sexual de campanhas anteriores, ocupando o protagonismo nessas peças publicitárias, de maneira a imprimir outra imagem para a marca Skol.

Palavras-chave: Saber-Poder; Verdade; Sujeito Mulher.

 

Abstract: This article analyses the discourses of the Skol Reposter advertising campaign, with the objective of investigating the know-power strategies used by the campaign to produce truths about the woman subject, paying attention to the functioning of know-power devices that are responsible for irrupting these discourses. In this regard, the reflections of Michel Foucault are used as theoretical foundation about the know-power, truth, subject and device strategies. Methodologically speaking, this is a descriptive-interpretative work, with a predominant qualitative approach. The analysis allowed to capture the functioning of know-power strategies anchored in the necessity of constructing a new place for woman in the beer advertising, which are dismissed of the sexual object position used in previous campaigns, occupying a protagonist position in these advertising piece, in a way of printing other image to Skol trademark.

Keywords: Know-Power; Truth;  Woman Subject

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Biografia do Autor

Francisco Vieira Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).Professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

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Publicado

2017-03-19

Como Citar

SILVA, F. V. (RE)CONFIGURAÇÕES DO SUJEITO MULHER NUMA CAMPANHA PUBLICITÁRIA DA SKOL | (RE)CONFIGURATIONS OF THE WOMAN SUBJECT IN A SKOL ADVERTISING CAMPAIGN. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 57, p. 207–224, 2017. DOI: 10.9771/ell.v0i57.24642. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/24642. Acesso em: 4 jul. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS / ARTICLES