RESENHA: "O TODO DA LÍNGUA: TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DE PORTUGUÊS" | BOOK REVIEW: "O TODO DA LÍNGUA: TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DE PORTUGUÊS"

Autores

  • Francisco Jeimes de Oliveira Paiva UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA
  • Ana Maria Pereira Lima UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i57.24760

Resumo

Organizado pelas pesquisadoras Vânia Casseb-Galvão e Maria Helena de Moura Neves, O todo da língua: teoria e prática do ensino de portuguêsfoi recentemente publicado pela Parábola Editorial. Neste livro, foram reunidos seis estudos sobre o ensino de português e de gramática indispensáveis à reflexão e à análise linguística no contexto do ensino/aprendizagem da língua no âmbito escolar, ressalte-se ainda que estas pesquisas foram desenvolvidas por funcionalistas experientes e interessados pelo atual desafio em formar professores/as para atuarem no ensino de língua portuguesa na educação básica brasileira. Este livro é produto de pesquisas especializadas na área dos estudos da linguagem, que se sustentam em princípios do funcionalismo clássico, da linguística funcional centrada no uso (LFCU) e na teoria da tradução audiovisual. Além do mais, é notório salientar que as organizadoras possuem vasta experiência e produção científica nos campos da pesquisa em descrição e análise linguística, tanto na perspectiva da gramática funcional, gramática das construções, quanto na própria história da gramática. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Jeimes de Oliveira Paiva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA

Mestrando pelo Programa Interdisciplinar em História e Letras na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), da Universidade Estadual do Ceará. Aluno Especial do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades da UNILAB/CE (2016). Especialista em Ensino de LÍNGUA PORTUGUESA e LITERATURAS e ADMINISTRAÇÃO de RECURSOS HUMANOS e GESTÃO de PESSOAS pela FTDR/CE. Especialista em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes/UCAM (2017). GRADUADO em LETRAS (Língua Portuguesa e Literaturas) pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Atualmente é PROFESSOR Efetivo de Língua Portuguesa/Literaturas da Escola Estadual: EEFM Egídia Cavalcante Chagas e Professor Coordenador da Área de Linguagens (PCA). Foi Professor SUPERVISOR do PIBID da Universidade Estadual do Ceará-UECE/CAPES/MEC (2012/2013). É Revisor ad hoc da Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar - RECEI está vinculada ao Grupo de Pesquisa Contexto e Educação - CONTEXTO (CNPq/UERN), da Faculdade de Educação - FE/UERN, e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO, Mestrado em Ensino, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). E Revisor ad hoc da Revista Docência do Ensino Superior é um periódico científico editado pelo GIZ - Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, vinculada à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

Ana Maria Pereira Lima, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Doutora e Mestra em Linguística, na Universidade Federal do Ceará. É professora adjunta, da Universidade Estadual do Ceará. Atua na área de Linguística e Formação de Professores. Atualmente, coordena o projeto - Leitura e escrita na produção do conhecimento linguístico e literário?; integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID; coordena o Grupo de Estudos "Práticas de Letramento, Gêneros Textuais, Tecnologias e Formação Tecnológica do Professor" (PRAGENTEFORTE); coordena o projeto de iniciação científica "Práticas escolares para o desenvolvimento do letramento digital dos alunos e formação tecnológica dos professores das escolas de ensino médio de Limoeiro do Norte". Os temas mais frequentes na produção científica são: letramento, letramento digital, multiletramentos, novas tecnologias e formação tecnológica do professor. É coordenadora do Programa Mestrado Interdisciplinar em História e Letras - MIHL, na UECE.

Downloads

Publicado

2017-03-19

Como Citar

DE OLIVEIRA PAIVA, F. J.; PEREIRA LIMA, A. M. RESENHA: "O TODO DA LÍNGUA: TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DE PORTUGUÊS" | BOOK REVIEW: "O TODO DA LÍNGUA: TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DE PORTUGUÊS". Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 57, p. 409–416, 2017. DOI: 10.9771/ell.v0i57.24760. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/24760. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

RESENHAS/REVIEWS