IDENTIDADE DISCURSIVA DO GÊNERO CANÇÃO POPULAR | DISCURSIVE IDENTITY OF THE CANÇÃO POPULAR GENRE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i57.24744

Palavras-chave:

Gênero textual, Canção popular, Linguagem musical, Música e poesia

Resumo

Este trabalho discute aspectos da identidade discursiva do gênero canção relacionados à articulação das linguagens verbal e musical. Pensar a canção popular, enquanto gênero, é considerar que o fonograma é texto e que os elementos linguísticos e musicais que o constituem formam o processo enunciativo. A junção, de caráter intersemiótico, resulta em uma materialidade complexa feita de palavras entoadas, conforme um sentido de direção e expectativa harmônica definido pela melodia e pelo acompanhamento musical. O estudo evidencia, ainda, enquanto especificidade do gênero canção, a experiência da audição, que congrega atribuição de sentidos, sensações e sentimentos, e se dá num processo contínuo de interação, que ora se desdobra ora advém da apreensão de significados sugeridos tanto pelas palavras quanto pela melodia. Finalmente considera-se que o estudo do gênero canção popular não pode prescindir de ponderar acerca dos contextos, em que se dá a veiculação das composições poético-musicais, pelas variadas mídias, no cenário musical contemporâneo.

Palavras-Chave: Gênero textual; Canção popular; Linguagem musical; Música e poesia.

 

Abstract: This work discusses aspects of the discursive identity of the popular music genre related to the articulation of both verbal and musical languages. Thinking about popular music as a genre is to consider that the phonogram is a text, comprising linguistic and musical elements, which constitute the enunciative process. The intersemiotic combination results in a complex materiality made of intoned words, following a direction and harmonic expectation defined by melody and the instrumental accompaniment. This study also shows, as a specificity of the genre popular music, the hearing experience, which puts together senses, sensations, and feelings, while it takes place in a continuous process of interaction, and sometimes either unfolds or comes from the aprehension of meanings suggested both by the words and the melody. Finally, it is considered that the study of the popular music genre must also involve considerations about the context in which the broadcasting of poetical-musical compositions by the different media happens, in the contemporary musical landscape.

Keywords: Textual genres; Popular music; Musical language; Music and poetry.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Carmo Pascoli, UFBA

Universidade federal da Bhia, Departamento de Letras Vernáculas, área de texto

Simone Guerreiro, Universidade Federal da Bahia

Instituto de Letras, Departamento de Letras vernáculas, Literatura Brasileira

Downloads

Publicado

2017-03-19

Como Citar

PASCOLI, M. do C.; GUERREIRO, S. IDENTIDADE DISCURSIVA DO GÊNERO CANÇÃO POPULAR | DISCURSIVE IDENTITY OF THE CANÇÃO POPULAR GENRE. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 57, p. 103–119, 2017. DOI: 10.9771/ell.v0i57.24744. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/24744. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS / ARTICLES