Notícias

  • Notícias de 2023

    2023-12-29

    Caros Colegas,

    Estamos finalizando o ano de 2023 e gostariamos de desejar a todos um excelente 2024.

    O trabalho na Revista é bastante árduo. Esperamos publicar ainda em janeiro o número dedicado aos estudos literários com o dossiê de estudos andinos de 2023. 

    Temos dito, como já mencionamos desde o início de nossa gestão, problemas com a avaliação. Muitos avaliadores não responderem, demoram de responder, atrasam a avaliação, o que acaba atrasando todo o fluxo da Revista. Pedimos paciência aos autores e aos colaboradores que avaliam, especialmente aos que se dispuseram via formulário, que tenham em mente a importância da avaliação nesse processo, apesar de ser um trabalho voluntário e gratuito.

    Muitas pessoas têm escrito com dificuldade de submeter trabalhos recentemente. Após o recesse, resolveremos a questão com o núcleo responsável e prorrograremos até o final de janeiro as submissões no número de linguística aplicada e o dossiê de estudos de decolonialidade. A partir de fevrereiro, iniciaremos os trabalhos do volume de estudos literários de 2024. Enquanto isso, finalizaremos os trabalhos dos números especiais e o volume dedicado aos estudos linguisticos de 2023, para tê-los publicados até março.

    Feliz Ano Novo.

    Saiba mais sobre Notícias de 2023
  • Prorrogação de chamada Vol 77 - Estudos Linguísticos

    2023-08-08

    Caros Colegas,

    Informamos que a Revista Estudos Linguísticos e Literários se encontra com uma chamada aberta  (prorrogação) para envio de textos :

    Vol. 77 – Estudos Linguísticos 2023 (tema livre) + Dossiê "O resgate linguístico de línguas indígenas e minoritárias". Prazo de submissão: 31/08/2023.

    Os autores devem realizar a submissão na seção específica através do sistema da Revista: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos.

    O Vol. 79 – Estudos em Linguística Aplicada 2023 (tema livre + dossiê) estará com submissões abertas entre 01/10/2023 e 31/12/2023.

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial 2022-2024

    Saiba mais sobre Prorrogação de chamada Vol 77 - Estudos Linguísticos
  • Chamadas abertas

    2023-06-22

    Caros Colegas,

    Informamos que a Revista Estudos Linguísticos e Literários se encontra com duas chamadas abertas:

    Vol. 77 - Estudos Linguísticos 2023 + Dossiê "O resgate linguístico de línguas indígenas e minoritárias".

    Prazo de submissão: 31/07/2023.

    Vol. 78 - Especial 2023. Dossiê 1: Linguagem e Racismo +  Dossiê 2: Linguagem e Pandemia. 

    Prazo de submissão: 31/07/2023.

    Os autores devem realizar a submissão na seção específica através do sistema da Revista.

     

    O Vol. 79 Linguistica Aplicada 2023 + Dossiê "Decolonialidades e suas interfaces" terá submissão aberta a partir de 01/09/2023.

     

    O Vol. 75 Linguistica 2022 está em fase de editoração para publicação em julho de 2023. O Vol. 76 Estudos Literários 2023 está em fase de avaliação para publicação a partir de setembro de 2023.

     

    Agradecemos a colaboração e participação de todos os autores e avaliadores.

    Saiba mais sobre Chamadas abertas
  • Chamadas abertas

    2023-04-02

    Caros Autores,

    Informos que estão prorrogadas as submissões para o volume de Literatura 2023.1 até o dia 20 de abril de 2023. (submeter através da seção Estudos Literários 2023.1).

    Também informamos que acabamos de abrir as submissões para o volume especial com os dossiês Linguagem e Racismo e Linguagem e Pandemia.

    Atenciosamente,

    Saiba mais sobre Chamadas abertas
  • Sobre o volume de Linguística 2022

    2023-02-23

    Prezados Autores,

    Estamos trabalhando no processo de avaliação dos artigos submetidos ao volume de linguística de 2022. No entanto, estamos enfrentando muitas dificuldades com os avaliadores: atrasos, recusas e pareceres divergentes.

    Tudo isso tem atrasado a divulgação dos resultados. No caso dos pareceres divergentes, precisamos ainda enviar o texto a um terceiro avaliador.

    Sentimos muito pela demora, porém foge ao nosso alcance e disponibilidade.

    Esperamos concluir os trabalhos o mais rápido possível.

     

    Lembramos do seguinte formulário para cadastro de avaliadores, o que nos ajuda muito na tarefa: https://forms.gle/mgUSJe8ZNzQkgmANA

    Saiba mais sobre Sobre o volume de Linguística 2022
  • Atualizações sobre o volume de Linguistica 2022

    2023-01-05

    Prezados Autores e Avaliadores,

    Atualizamos todas as pendências em relação ao volume de linguistica de 2022: enviamos e-mail aos avaliadores que estavam com avaliação atrasada e fizemos as designações pendentes. Divulgaremos os resultados das avaliações assim que os pareceres forem sendo enviados. Com a troca de equipe editorial no mês de outubro, houve um pequeno atraso no trabalho.

    Para garantir que todo o processo de avaliação seja concluido ainda no mês de janeiro, solicitamos aos avaliadores que informem a (im)possibilidade de avaliação até o dia 12/01, para que nova solicitação seja feita em seguida em caso de impossibilidade.

    Compreendemos que estamos em período de férias, mas pedimos encarecidamente aos avaliadores que colaborem com o trabalho da revista informando sobre a possibilidade ou impossibilidade de avaliação. Havia uma quantidade grande de pedidos sem resposta. E sem a avaliação, o trabalho não pode andar. Considerando que os avaliadores são também pesquisadores, contamos com a compreensão. 

    Estamos atualizando o banco de dados de avaliadores para contar com pesquisadores que estejam mais disponíveis no momento.

    Somos cientes, como pesquisadores, que o processo de publicação é importante para todos os estudantes e professores. Faremos todos os esforços para publicar o volume de linguistica o mais rápido possivel (esperamos fazê-lo até o fim de fevereiro) e nos esforçaremos para não atrasar os próximos volumes.

    Agradecemos mais uma vez a compreensão e a colaboração de todos bem como a confiança no trabalho da Revista Estudos Linguísticos e Literários.

    Saiba mais sobre Atualizações sobre o volume de Linguistica 2022
  • Cadastro de pareceristas ad hoc

    2023-01-05

    A Revista Estudos Linguísticos e Literários (B1, Qualis 2017-2020), dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras da UFBA, convida pesquisadores brasileiros e estrangeiros para se cadastrarem para atuação como parecerista ad hoc da revista.

    Requisitos: a) Possuir o título de Doutor nas áreas de escopo da Revista; b) Ter publicação em periódicos arbitrados por pares.

    Recém doutores são muito bem-vindos.

    Caso já tenha cadastro na Revista, preencha mesmo assim o formulário para atualização dos dados.

    A partir de 2023, a Revista Estudos Linguísticos e Literários terá publicação quadrimestral: volume 1 - estudos literários; volume 2, estudos linguísticos; volume 3 - estudos em linguística aplicada.

    Agradecemos a colaboração!

    Formulário para o cadastro: https://forms.gle/mgUSJe8ZNzQkgmANA

    Saiba mais sobre Cadastro de pareceristas ad hoc
  • Últimas notícias de 2022 e desejo de um feliz 2023!

    2022-12-31

    Queridos Autores, Leitores e Avaliadores,

    Recebemos hoje o resultado da avaliação quadrienal do Qualis 2017-2020 da CAPES. Nossa Revista ficou enquadrada na categoria B1. Éramos B2 na avaliação 2013-2016. Trabalharemos para contribuir para a elevação para o nível A na próxima avaliação. De todas as formas, com o trabalho de todos, subimos um nível na avaliação.

    Na primeira semana de janeiro, a equipe editorial estará resolvendo e atualizando todas as pendências restantes de 2022 (cobrança nas avaliações pendentes; designações paradas; envio de declarações de avaliadores etc.) com relação ao volume de linguistica de 2022 para realizar a sua publicação até o final de fevereiro de 2023. Agradecemos a paciência de todos, pois o trabalho é bastante árduo e depende também de outras pessoas.

    Ainda na primeira semana de janeiro abriremos a submissão do primeiro volume de 2023, dedicado aos estudos literários, bem como do respectivo dossiê dedicado aos estudos andinos.

    Agradecendo sempre a participação e colaboração de todos vocês, desejamos um excelente 2023, cheio de amor, saúde, felicidade e esperança!

     

    Saiba mais sobre Últimas notícias de 2022 e desejo de um feliz 2023!
  • Volume especial 2023: Linguagem e questões da contemporaneidade

    2022-12-06

    Este volume especial do ano de 2023 será composto por dois dossiês temáticos que tratam de questões contemporâneas que afetam centralmente os estudos linguísticos.

     

    Dossiê 1: Linguagem e Racismo

    Organizadores: Maurício J. Souza Neto (UFBA), Suellen Thomaz de Aquino Martins (UFSB) e Gabriel Nascimento (UFSB)

    Ementa: Na Linguística Aplicada Brasileira algumas pesquisas recentes têm sido feitas (FERREIRA, 2015, 2022; NASCIMENTO, 2019; DIAS, SANTOS, 2021; MODESTO, 2021; SOUZA NETO, 2021) relacionando linguagem, raça e racismo. No entanto, nota-se que ainda há uma carência de pesquisas que interseccionam as categorias de racismo com: a) ensino de línguas; b) estudos de discurso; c) Sociologia da Linguagem; d) decolonialidades, dentre outras, de maneira imbricada. Faz-se necessário, portanto, lançar um olhar diferenciado sobre os desdobramentos desses fatores em nossas concepções e experiências de ensino, de pesquisa e de formação docente. Considerando a importância de refletirmos acerca de tais temas, propomos um dossiê reunindo artigos e ensaios que discutam perspectivas teóricas, pedagógicas, ideológicas e práticas a partir de diálogos múltiplos, transgressivos, antirracistas e in/transdisciplinares que centralizam a linguagem como meio de percepção, manutenção e luta contra o racismo.

    Dossiê 2: Linguagem e Pandemia

    Organizadora: Aurelina Ariadne Domingues Almeida (UFBA), Neila Oliveira de Santana (UNEB) e Richard Brunel Matías (Universidad Nacional de Córdoba)

    Ementa: Nos últimos três anos, a saúde do planeta viu-se abalada pela pandemia de COVID-19, causada pelo SARS-CoV-2. Em pouco tempo, esse problema sanitário modificou comportamentos antigos, gerou novas atitudes, em todas as dimensões da vida, a exemplo do desenvolvimento do ensino remoto. Esse abalo na saúde planetária produziu a intensificação do uso de jargões da área da saúde, possibilitou a geração de novos termos e expressões linguageiras, bem como originou novos hábitos no âmbito do ensino-aprendizagem das diferentes línguas, assim como das suas literaturas. Em face dessas mudanças, o presente dossiê reunirá artigos que discutam as linguagens, os discursos acerca da pandemia de COVID-19 e também os reflexos dessa situação pandêmica na educação, quer em perspectiva disciplinar, quer interdisciplinar.

     

    Submissão:

    De 01 de abril de 2023 a 30 de junho de 2023.

    OBS: Todos os textos deverão seguir as normas da revista. Proximamente, atualizaremos a ementa dos dossiês.

    Saiba mais sobre Volume especial 2023: Linguagem e questões da contemporaneidade
  • Dossiês temáticos para 2023

    2022-11-15

    Prezados Colegas,

    Apresentamos a seguir os dossiês temáticos previstos para os volumes do ano de 2023. Os interessados deverão submeter os seus artigos pelo sistema, conforme as regras da Revista Estudos Linguísticos e Literários,  seguindo o calendário disponível no site. No ato da submissão, deverão selecionar o dossiê escolhido. Lembramos que, além dos dossiês específicos, todos os números possuem uma sessão livre para publicações nas áreas de cada edição.

     

    2023 Volume 1. Estudos Literários  (submissão entre janeiro e março)

    Dossiê: Rede de Estudos Andinos: Artes, literaturas e culturas andinas em perspectiva.

    Organizadores: Carla Dameane Pereira de Souza (Universidade Federal da Bahia), Romulo Monte Alto (Universidade Federal de Minas Gerais) e Betina Sandra Campuzano (Universidad Nacional de Salta).

    Ementa: O Grupo de Pesquisa Rede de Estudos Andinos reúne, oficialmente, desde 2017, um grupo de pesquisadores oriundos de Instituições de Ensino Superior nacionais e internacionais. A proposição de um grupo nacional de estudos andinos nasce do desejo de materializar uma iniciativa de trabalho em rede em torno de um tema comum: a região andina do continente latino- americano. Em 2022 o grupo celebra seus 5 anos de existência, vinculado ao CNPq. Uma das ações que visam celebrar a sua atuação no âmbito na pesquisa em território brasileiro, porém com abrangência internacional, é organizar uma publicação que reúna os trabalhos dos membros deste grupo. O Dossiê “Rede de Estudos Andinos: Artes, literaturas e culturas andinas em perspectiva”, tem como finalidade de recebe distintas propostas de artigos dos pesquisadores abrigados no grupo de pesquisa Rede de Estudos Andinos, mas também de pesquisadores externos ao grupo cujos artigos dialoguem com questões afins aos Estudos Andinos e suas linhas de pesquisa.

     

    2023 Volume 2. Estudos em Linguística (submissão entre maio e julho)

    Dossiê: O resgate linguístico de línguas indígenas e minoritárias: entre precisão histórica e apropriação espontânea dos processos.

    Organizadores: Davi Albuquerque (Universidade de Nankai), Marco Barone (UFPE) e Ivana Pereira Ivo (UFBA)

    Ementa: O presente número pretende convidar autores, pesquisadores, docentes, discentes, membros de comunidades indígenas a submeter artigos, documentações e relatos de experiências sobre línguas indígenas e sistemas linguísticos minoritários ou minorizados, que tragam uma problemática deste tipo: como conciliar a exatidão técnico-linguística (especialmente no sentido da continuidade histórico-linguística) com o compromisso político de não contradizer lutas identitárias e processos espontâneos de vitalização?

     

    2023 Volume 3: Estudos em Linguística Aplicada (submissão entre setembro e novembro)

    Dossiê: Decolonialidades e suas interfaces.

    Organizadores: Denise Scheyerl (UFBA) e Flavius dos Anjos (UFRB)

    Ementa: Propomos pensar como as práticas de linguagem no campo da educação ainda são marcadas pela colonialidade do poder nas dimensões do ser e do saber. Propõe-se inscrever as particularidades dos contextos em que essas relações ainda têm espaço, bem como apresentar alternativas que visam a mudar esse quadro, sobretudo a partir de questionamentos que fazem interface entre a sala de aula e a mobilização de diferentes textos e discursos, quando alunos e professores se engajam na produção de inteligilibilidade acerca dos problemas sociais e no compromisso com a mudança. Epistemes decoloniais se consolidam por meio de uma pedagogia crítica marcadamente freireana, com reflexões sobre os problemas sociais, fazendo conexões entre relações de poder e de conhecimento, a fim de alcançar justiça social e a democracia para todos, ao contestar a colonialidade do ser, do saber e do

    Saiba mais sobre Dossiês temáticos para 2023
  • Política Editorial a partir de 2023

    2022-11-08

    A partir de 2023, a Revista Estudos Linguísticos e Literários passará a ter periodicidade quadrimestral.

    O primeiro volume (com submissões entre janeiro e março) será dedicado aos estudos literários; o segundo volume (com submissões entre maio e julho) será dedicado aos estudos linguísticos; o terceiro volume (com submissões entre setembro e novembro) será dedicado aos estudos em linguística aplicada.

    Além das seções com temas livres, é possível haver dossiês especiais, cujas ementas estarão disponíveis na página da revista, em cada um dos volumes. As submissões aos dossiês seguirão a mesma dinâmica das submissões às seções com temas livres.

    Saiba mais sobre Política Editorial a partir de 2023
  • [ENCERRADA] CHAMADA ABERTA – ESTUDOS LINGUÍSTICOS

    2022-07-05

    Revista Estudos Linguísticos e Literários (ELL):
    Revista dos Programas de Pós-Graduação em Língua e Cultura e Literatura e Cultura da Universidade Federal da Bahia
    ISSN ONLINE: 2176-4794
    https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/about/submissions

    Informamos que estamos com chamada aberta para o nosso próximo número, que será dedicado aos Estudos Linguísticos.

    Data de recepção dos artigos:
    Até 30 de setembro de 2022

    Saiba mais sobre [ENCERRADA] CHAMADA ABERTA – ESTUDOS LINGUÍSTICOS
  • [ENCERRADA] EDIÇÃO ESPECIAL PLURICENTRISMO LINGUÍSTICO DO PORTUGUÊS: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

    2022-02-01

    EDIÇÃO ESPECIAL REVISTA ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS (UFBA)

    PLURICENTRISMO LINGUÍSTICO DO PORTUGUÊS: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

    Observatório de Português Língua Estrangeira / Segunda Língua (ObsPLE-PL2, UFBA/CNPQ)

    Editores: Edleise Mendes (UFBA), Eduardo Lopes Piris (UESC), Jocenilson Ribeiro (UFS), Sílvia Melo-Pfeifer (Universidade de Hamburgo-UH)

    Saiba mais sobre [ENCERRADA] EDIÇÃO ESPECIAL PLURICENTRISMO LINGUÍSTICO DO PORTUGUÊS: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
  • [ENCERRADA] CHAMADA ABERTA – ESTUDOS LITERÁRIOS

    2022-01-04

    Revista Estudos Linguísticos e Literários (ELL):
    Revista dos Programas de Pós-Graduação em Língua e Cultura e Literatura e Cultura da Universidade Federal da Bahia
    ISSN ONLINE: 2176-4794
    https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/about/submissions

    Informamos que estamos com chamada aberta para o nosso próximo número, que será dedicado aos Estudos Literários.

    Data de recepção dos artigos:
    Até 31 de março de 2022

    Saiba mais sobre [ENCERRADA] CHAMADA ABERTA – ESTUDOS LITERÁRIOS
  • ATUALIZAÇÃO DO PORTAL DE PERIÓDICOS DA UFBA

    2021-08-14

    É com grande satisfação que informamos que o Portal de Periódicos da UFBA foi atualizado para a versão 3.1.2.4. Na versão anterior, o sistema era referenciado na comunidade brasileira como “SEER”. A partir da versão 3, convencionou-se que, no Brasil, seria utilizado o nome original do sistema, Open Journal Systems (OJS). Essa nova versão apresenta uma mudança tecnológica significativa em relação às versões anteriores.

    Segue link para novo site e informamos que o login e a senha de acesso permanecem os mesmos da versão anterior.

    https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos

    Saiba mais sobre ATUALIZAÇÃO DO PORTAL DE PERIÓDICOS DA UFBA
  • REVISTA ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS - SUBMISSÃO DE TEXTOS

    2018-01-05

    Revista Estudos Linguísticos e Literários (ELL) é um periódico científico dos programas de pós-graduação em Língua e Cultura (PPGLinC) e Literatura e Cultura (LitCult), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Brasil.

    Revista tem por política editorial publicar, semestralmente, artigos e ensaios científicos produzidos no âmbito dos estudos linguísticos ou literários, submetidos online, a partir de um cronograma semestral ou de chamadas para números temáticos amplamente divulgadas, e somente artigos cujos originais tenham obtido parecer positivo de pelo menos dois membros do Conselho Editorial da Revista ou de pareceristas ad-hoc.

    • O número do primeiro semestre do ano é destinado aos estudos literários, e os textos podem ser submetidos de janeiro a março de cada ano. A publicação ocorre no segundo semestre. 
    • O número do segundo semestre do ano é dedicado aos estudos linguísticos, e os textos podem ser submetidos de julho a setembro de cada ano. A publicação ocorre no primeiro semestre do ano seguinte.

    A ELL é destinada à publicação de trabalhos especializados e que ofereçam contribuições relevantes para às áreas a que se destina. Aceitam-se trabalhos de professores pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa. Os trabalhos de mestrandos e doutorandos ou trabalhos resultantes de suas pesquisas finalizadas só poderão ser submetidos quando adaptados ao formato de artigo. 

    Saiba mais sobre REVISTA ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS - SUBMISSÃO DE TEXTOS