AVALIAÇÃO FORMATIVA E ENSINO-APRENDIZAGEM DA ESCRITA EM FRANCÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO BÁSICO | FORMATIVE ASSESSMENT AND WRITING TEACHING-LEARNING IN FRENCH AS A FOREIGN LANGUAGE IN THE SECONDARY SCHOOL

Autores

  • Luciana de Oliveira Alves Universidade Federal do Pará
  • Myriam Crestian Chaves da Cunha

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i57.24789

Palavras-chave:

ensino/aprendizagem de língua estrangeira, avaliação formativa, autorregulação, produção escrita.

Resumo

Este artigo apresenta a avaliação formativa como dispositivo regulatório para o desenvolvimento da produção escrita em francês como língua estrangeira, no ensino básico. A partir da análise de um recorte de uma sequência didática envolvendo a produção escrita por aprendentes do 2º ano do Ensino Médio, procura-se verificar em que condições uma metodologia de ensino e aprendizagem ancorada em estratégias formativas, tais como a construção de critérios de avaliação (HADJI, 2011; DE KETELE, 2013) e a implicação do aprendente na avaliação mútua e na autoavaliação (ALLAL, 2004, 2007) pode levar os aprendentes a desenvolver competências avaliativas que os ajudem a ter um maior controle de sua produção escrita e a adquirirem uma visão mais crítica da própria escrita. 

Palavras-Chave: Ensino/aprendizagem de Francês como língua estrangeira; Avaliação formativa; Autorregulação; Produção escrita.

Abstract: This article presents the formative assessment as regulatory device to the development of writing skills in French as a foreign language in the secondary school. Through the analysis of one of the phases of a didactic sequence involving the written production of learners from the second year of high school, we aimed to verify under which conditions a teaching and learning methodology anchored in formative strategies, such as the construction of evaluation criteria (HADJI, 2011; DE KETELE, 2013) and the learner's involvement in mutual evaluation and self-assessment (ALLAL, 2004, 2007) may lead students to develop evaluative skills that can help them gain greater control over their written production and develop a more critical view of their own written production.

Keywords: Teaching/learning French as a foreign language; Formative assessment; Self-regulation; Written production.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana de Oliveira Alves, Universidade Federal do Pará

Profª Ma. da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará.

Myriam Crestian Chaves da Cunha

Profª Drª do Programa de Pós-Graduação em Letras e da Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas do Instituto de Letras e Comunicação da Universidade Federal do Pará.

Downloads

Publicado

2017-03-19

Como Citar

ALVES, L. de O.; CHAVES DA CUNHA, M. C. AVALIAÇÃO FORMATIVA E ENSINO-APRENDIZAGEM DA ESCRITA EM FRANCÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO BÁSICO | FORMATIVE ASSESSMENT AND WRITING TEACHING-LEARNING IN FRENCH AS A FOREIGN LANGUAGE IN THE SECONDARY SCHOOL. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 57, p. 138–163, 2017. DOI: 10.9771/ell.v0i57.24789. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/24789. Acesso em: 4 out. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS / ARTICLES