Sobre a Revista

A Revista Estudos Linguísticos e Literários é um periódico científico dos programas de pós-graduação em Língua e Cultura (PPGLinC) e Literatura e Cultura (LitCult), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Brasil.

Em 2015, a partir de 51ª (quinquagésima primeira) edição, passou a fazer parte do Portal de Periódicos Eletrônicos da UFBA (www.portalseer.ufba.br), integrando-se ao Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER), que se baseia em software desenvolvido pelo Public Knowledge Project (Open Journal Systems) da British Columbia University.

E em 2021, na etapa de organização do seu volume 70, o Portal de Periódicos da UFBA foi atualizado para a versão 3.1.2.4. A partir da versão 3, convencionou-se que, no Brasil, seria utilizado o nome original do sistema, Open Journal Systems (OJS).

A Revista tem por política editorial publicar, semestralmente, artigos e ensaios científicos produzidos no âmbito dos estudos linguísticos ou literários, submetidos online, a partir de um cronograma semestral ou de chamadas para números temáticos amplamente divulgadas, e somente artigos cujos originais tenham obtido parecer positivo de pelo menos dois membros do Conselho Editorial da Revista ou de pareceristas ad-hoc.

A publicação do primeiro semestre do ano é destinada aos estudos literários, e os textos podem ser submetidos de janeiro a março de cada ano.

A publicação do segundo semestre do ano é dedicada aos estudos linguísticos, e os textos podem ser submetidos de julho a setembro de cada ano.

Chamadas para dossiês ou volumes especiais podem ocorrer seguindo fluxos editoriais específicos.

É política da Revista obedecer à diversidade institucional dos autores, reservando o máximo de 30% (trinta por cento) de cada número para trabalhos submetidos por pesquisadores dos programas de pós-graduação a que esse periódico se filia.

Os artigos ou ensaios devem ser originais e inéditos e devem ser submetidos, unicamente, através do Portal de Periódicos da UFBA (https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos), com declaração de que não se encontram sob apreciação de outro periódico nacional ou estrangeiro.

Os artigos podem ser redigidos em português, espanhol, francês, italiano, alemão ou inglês e devem expressar clareza, adequação linguística, relevância científica, fundamentação teórica e conformidade com as normas da ABNT e as próprias de formatação da Revista, podendo ser assinado por, no máximo, três autores. Resultados de pesquisas que envolvam seres humanos devem apresentar anuência de Conselho de Ética de alguma instituição federal.

O julgamento do mérito científico do artigo ou do ensaio submetido obedecerá ao critérios antes expostos e ocorrerá no sistema double-blind evaluation, isto é, através de pares de avaliadores em que a identidade do autor será mantida em sigilo.

Caberá às Editorias a comunicação sobre o aceite, o aceite condicionado ou mesmo sobre a rejeição do artigo ou ensaio, obedecendo o prazo máximo de 6 (seis) meses, após a submissão do original no Portal de Periódicos da UFBA.

A Revista Estudos Linguísticos e Literários é destinada à publicação de trabalhos especializados e que ofereçam contribuições relevantes para às áreas a que se destina. Aceitam-se trabalhos de professores pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa. Os trabalhos de mestrandos e doutorandos ou trabalhos resultantes de suas pesquisas finalizadas só poderão ser submetidos quando adaptados ao formato de artigo.

INDEXADORES

Ulrich's Global Serials Directory

Latindex