Sobre a Revista

Editada pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, Cadernos do GIPE-CIT é uma revista especializada em Artes Cênicas. Acolhe a colaboração livre de trabalhos inéditos, atuais e de reconhecido interesse acadêmico nas áreas de teatro, de dança, de cinema, de circo, de performance e afins, na forma de artigos científicos, ensaios e entrevistas. A revista privilegia contribuições que fortaleçam as relações culturais ibero-americanas, bem como reflexões sobre as matrizes africanas e indígenas e seus impactos na cena contemporânea. Obteve nota B-1 na avaliação da Capes (Qualis Periódico Quadriênio 2017-2020).
Área do conhecimento: Artes
ISSN (online): 2675-1917 -  ISSN (impresso): 1516-0173. Periodicidade: Semestral

Notícias

Cadernos do GIPE-CIT divulga Chamada para a Edição número 54

2024-12-16

PRAZO DE SUBMISSÃO ESTENDIDO ATÉ 23/02/2025

O Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA) abre chamada para a submissão de trabalhos para a Edição N. 54 (Ano 29, 2025.1) do Cadernos do GIPE-CIT, que terá como título ECOAR, UM REFLEXO DAS REDES DE PESQUISA EM ARTES CÊNICAS EM SUA PLURALIDADE TEMÁTICA. A edição acolherá estudos (artigos científicos, ensaios e entrevistas) que compartilhem práticas e reflexões cujas temáticas evidenciem a teia de experiências vivenciadas nas artes cênicas do Brasil e do exterior. O caderno pretende amplificar experiências, dando visibilidade a pesquisas de diferentes linguagens no campo das Artes Cênicas, em sua pluralidade temática. Nossa intenção é registrar ou compartilhar as experiências de artistas/pesquisadores de diferentes espaços interdisciplinares, transculturais e transdisciplinares. Os trabalhos relacionados à Edição número 54 (Ano 29, 2024.2) deverão ser apresentados de acordo com as normas descritas nesta Chamada até o dia 23 de Fevereiro de 2025. Devem ser submetidos no sítio da revista no Portal de Periódicos da UFBA https://periodicos.ufba.br/index.php/gipe-cit, conforme orientações disponíveis. O e-mail cadernosdogipecitppgacufba@gmail.com pode ser utilizado como um canal de comunicação entre autores/autoras e a Coordenação Editorial da Edição número 54.

Cordialmente, Meran Vargens, Veronica Navarro, Valéria Rocha e Ricardo Fagundes Comitê Editorial/Organizadores - Cadernos do GIPE-CIT n. 54

Saiba mais sobre Cadernos do GIPE-CIT divulga Chamada para a Edição número 54

Edição Atual

n. 52 (2024): PEDAGOGIAS DAS ARTES CÊNICAS - Dimensões Poéticas, Políticas e Espetaculares
					Visualizar n. 52 (2024): PEDAGOGIAS DAS ARTES CÊNICAS - Dimensões Poéticas, Políticas e Espetaculares

Os desafios da atualidade, políticos, sociais, culturais e econômicos, impactam na cena contemporânea, bem como nos processos pedagógicos e metodológicos no campo do conhecimento das Artes Cênicas. Fazem-se necessárias permanente avaliação e revisitação das bases norteadoras das práticas artístico-pedagógicas, em seus diversos contextos formativos. Nesse sentido, o Cadernos do GIPE-CIT desenvolveu o dossiê Pedagogias das Artes Cênicas – Dimensões Poéticas, Políticas e Espetaculares. O conjunto de trabalhos submetidos  de fato apresenta um diagnóstico, contemplando questões que afetam e mobilizam os/as agentes deste campo fronteiriço – uma divisa entre as Artes Cênicas e a Educação; apontando caminhos; celebrando a resistência e as potencialidades do campo. Consideramos que a ação coletiva de pesquisar, escrever, refletir, avaliar e partilhar experiências, pautados por princípios éticos-estéticos-políticos, mantém vibrante a chama ancestral que nos agrega. E foi, sem dúvida, esse espírito de agregação que mobilizou uma quantidade significativa e representativa de trabalhos inscritos na proposta, induzindo a Comissão Editorial e o Conselho Científico a optarem por desdobrar o conteúdo em duas edições. Desta forma, a Edição número 52 do Cadernos do GIPE-CIT, aqui apresentada, traz ao todo 15 trabalhos que conjuntamente expressam a tridimensionalidade proposta pela chamada pública, abrangendo questões poéticas, políticas e espetaculares que são indissociáveis para a compreensão das Pedagogias, relacionadas às diversas modalidades/linguagens das Artes Cênicas, tais como Teatro, Dança, Performance, manifestações espetaculares da cultura. Já a Edição número 53 contém a segunda parte do dossiê, englobando trabalhos que aprofundam a proposta temática, abordando Pedagogias das Artes Cênicas, nos três aspectos destacados, mas enfatizando um ponto fundamental para pensar a relação passado/presente/futuro: as Culturas da Infância. Ressaltamos o caráter celebrativo do encontro e da articulação entre as pesquisas (sujeitos-trajetos-objetos) que fundamentam os trabalhos apresentados pela Edição 52, que compõem esta primeira parte do dossiê. Organização/Comitê Editorial: Ana Cláudia Cavalcante, Antônia Pereira Bezerra e Cristiane Santos Barreto.

Publicado: 2024-12-04

CADERNO

Ver Todas as Edições