Sobre a Revista

Editada pelo PPGAC, Cadernos do GIPE-CIT é uma revista especializada em Artes Cênicas. Acolhe a colaboração livre de trabalhos inéditos, atuais e de reconhecido interesse acadêmico nas áreas de teatro, de dança, de cinema, de circo, de performance e afins, na forma de artigos, ensaios e entrevistas. A revista privilegia contribuições que fortaleçam as relações culturais ibero-americanas, bem como em reflexões sobre as matrizes africanas e indígenas e seus impactos na cena contemporânea. Obteve nota B-1 na avaliação da Capes (Qualis Periódico Quadriênio 2017-2020).
Área do conhecimento: Artes
ISSN (online): 2675-1917 - Periodicidade: Semestral

Notícias

Edição N. 51: TÉCNICAS, JOGOS, IMPROVISAÇÕES E RITOS: UM DOSSIÊ SOBRE A ATUAÇÃO CÊNICA.

2023-07-31

PRAZO DE SUBMISSÃO estendido até o dia 16 de outubro de 2023

O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/ UFBA abre chamada para a submissão de trabalhos para a Edição N. 51 (Ano 27, 2023.2) do Cadernos do GIPE-CIT: TÉCNICAS, JOGOS, IMPROVISAÇÕES E RITOS: UM DOSSIÊ SOBRE A ATUAÇÃO CÊNICA. O objetivo principal do número consiste em colaborar com a sistematização do conhecimento acerca de linhas de atuação, processos de criação, de treinamento, bem como com a formação de atuantes para multimeios e em diversas modalidades artísticas, tais como o teatro; o cinema; as produções ficcionais televisivas; os produtos ficcionais feitos para streamings e para canais da internet; as dublagens; as performances; as criações circenses; além de produções artístico-pedagógicas que se valem das diversas formas de atuação cênica (processos de criação e produtos) desenvolvidas por educadores-artistas e estudantes - na educação formal e na educação não-formal. Submissões até 16 de setembro de 2023. Organização: Ana Cláudia Cavalcante, Antônia Pereira Bezerra e Celso de Araújo Oliveira Jr.

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Edição Atual

v. 1 n. 50 (2023): Poéticas, Mídias, Gêneros e Matrizes: UM DOSSIÊ SOBRE DRAMATURGIAS
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A edição número 50 do Cadernos do GIPE-CIT reúne artigos e ensaios que discutem, problematizam e analisam proposições dramatúrgicas feitas para diversos meios de comunicação e de expressão artística. O termo dramaturgia, ultrapassando o seu uso tradicional que está relacionado diretamente às diversas formas de composição do texto dramático, tem aqui o seu campo de investigação expandido, mas o dossiê não perde de vista a noção de que as tradições cênico-dramatúrgicas e as convenções e produções da literatura dramática continuam na atualidade como um banco de experiências, utilizado livremente (rompendo com cânones e com o textocentrismo de outrora) por realizadores/realizadoras e escritores/escritoras dos diversos meios e linguagens da cena contemporânea, subsidiando construções dramatúrgicas em suas diversas modalidades; distintos espaços; mídias; plataformas e canais; atuando em prol da construção de tessituras que antecedem aos processos de encenação ou que, muitas vezes, se delineiam ao longo do processo. Nessa perspectiva, a edição agrega relatos e análises das produções, peças, roteiros, espetáculos, performances, produtos audiovisuais enfocando as práticas artísticas, os processos criativos, os recursos tecnológicos, os processos formativos  implicados, bem como seus desdobramentos cênico-dramatúrgicos, indicando tendências e desafios das artes cênicas contemporâneas, apontando para a proposição de novas metodologias, pedagogias inclusivas e perspectivas diferenciadas, em atendimento às incitações sociopolíticos, educacionais, estéticas e culturais. Os trabalhos aqui apresentados expressam a diversidade e a singularidade de cada produto artístico, processo e contexto investigado. Organização: Ana Cláudia Cavalcante, Antônia Pereira Bezerra, Celso de Araújo Oliveira Jr.  

                                                                   SUMÁRIO

EDITORIAL - Ana Cláudia Cavalcante,  Antônia Pereira Bezerra, Celso de Araújo Oliveira Jr.

EXPEDIENTE e FICHA CATALOGRÁFICA. Edição 50 - Ana Cláudia Cavalcante

PREFÁCIO. “Não há teatro novo com peças velhas” - Celso de Araújo Oliveira Jr.

1. DISCURSOS IMPLÍCITOS: a herança do teatro na dramaturgia cinematográfica - Álvaro Dyogo Pereira

2. SER E NÃO SER: Shakespeare em Succession - Lívia Sampaio

3. MEGABETH/MACBEAT: remixando Shakespeare - Ricardo Zigomático, João Carlos (Chico) Machado

4. MEMÓRIAS TRAÇANTES: em busca de umaClínica da Imaginação” para falar de uma dramaturgia da dor e do luto - Any Luz

5. ENTRE: um estado atento às próprias ideias do corpo - Daia Moura, Douglas Emílio, Hércules Soares

6. NOTAÇÃO GRÁFICA E COMPOSIÇÃO DRAMATÚRGICA: experimentações cinético-vocais no processo de criação da performance em vídeo HAMA HIMU VIKINI BAGA - César Lignelli, Lucas Mattoso de Andrade Ribeiro

7. TEATRO DE REVISTA CONTEMPORÂNEO NO ENSINO NÃO FORMAL DE TEATRO: dramaturgia e crítica sociopolítica - Jones Oliveira Mota

8. A MÚSICA-TEATRO E SEUS DESVIOS NA PEÇA SEPT CRIMES DE L’AMOUR DE GEORGES APERGHIS - Josinaldo Gomes Batista

9. PITITINGA: PEIXE PEQUENO - uma reflexão sobre o processo de criação do espetáculo, sua dramaturgia e práticas artístico-pedagógicas - Thiago Carvalho, Davi Dias, Ellen Gabi

FOLHAS AVULSAS

10. ALICERCES POLIFÔNICOS: um diálogo entre Bakhtin e o CPC - Carluce Couto 

11. REPENSANDO A ATUAÇÃO CÊNICA E O OFÍCIO DO ATOR E DA ATRIZ: uma reflexão sobre o Sistema Stanislavski na contemporaneidade - Dyogo Ramon

Publicado: 2023-09-05
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