Sobre a Revista

Editada pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (PPGAC/ UFBA), Cadernos do GIPE-CIT é uma revista semestral especializada em Artes Cênicas. Acolhe a colaboração livre de trabalhos inéditos, atuais e de reconhecido interesse acadêmico nas áreas de teatro, de dança, de cinema, de circo, de performance e afins, na forma de artigos, ensaios e entrevistas. A revista mantém seu foco na práxis em Artes Cênicas, privilegiando contribuições que fortaleçam as relações culturais ibero-americanas, bem como em reflexões sobre as matrizes africanas e indígenas e seus impactos na cena contemporânea.

EQUIPE EDITORIAL:

Ana Cláudia Silva Cavalcante, Universidade Federal da Bahia - UFBA, Brasil

Pesquisadora/ Programa Nacional de Pós-doutorado (CAPES/ MEC), disponibilizada ao PPGAC/ UFBA

João Alberto Lima Sanches, Universidade Federal da Bahia - UFBA, Brasil

Professor da Escola de Teatro e Pesquisador do PPGAC/ UFBA

Melina Scialom, Universidade Federal da Bahia - UFBA, Brasil

Pesquisadora do PPGAC/ UFBA

 

ÚLTIMAS NOTíCIAS

- A Edição especial N. 47 (2021.2) De Eros a Ogum na Escola de Teatro (1935-2021) teve seu prazo de submissão estendido até o dia 20 de janeiro de 2022. Confira a Chamada em https://periodicos.ufba.br/index.php/gipe-cit/announcement/view/564

 

- Confira a Chamada pública para a Edição N. 48 (Ano 26, 2022.1) do Cadernos do GIPE-CIT que terá como título Prática como Pesquisa nas artes da cena. Essa edição será organizada pelas pesquisadoras Melina Scialom e Ciane Fernandes. O prazo final para a submissão dos trabalhos está previsto para o dia 15 de Janeiro de 2022. Maiores informações: https://periodicos.ufba.br/index.php/gipe-cit/announcement/view/571

Edição Atual

n. 45 (2020): Diálogos e Hibridismo na Cena Contemporânea
					Visualizar n. 45 (2020): Diálogos e Hibridismo na Cena Contemporânea

Nesta edição do Cadernos do GIPE-CIT apresentamos trabalhos acadêmicos que evidenciam experiências cênicas, processos criativos, composições artísticas e reflexões teóricas de pesquisadoras e pesquisadores que buscam o diálogo e/ou o hibridismo como perspectivas teórico-metodológicas. Reunimos, assim, artigos e ensaios que exaltam o impulso dialógico em contextos criativos, expondo possíveis inter-relações e potencialidades éticas e estéticas (poéticas, visuais, musicais, dramatúrgicas, performativas e pedagógicas) destas perspectivas. Com arcabouço inter, multi ou transdisciplinar, os 10 trabalhos publicados expõem como efeito a polifonia resultante da articulação consciente entre diversos campos dos saberes e as artes cênicas. Para tanto, os autores estabeleceram relações entre meios,  poéticas, matrizes culturais, gêneros artísticos, linguagens e distintos campos do conhecimento. Organização: Antônia Pereira Bezerra e Ana Cláudia Cavalcante

                                                                           SUMÁRIO

EDITORIAL. Diálogos e Hibridismo na Cena Contemporânea  - Antônia Pereira Bezerra e Ana Cláudia Cavalcante

EXPEDIENTE e FICHA CATALOGRÁFICA. Edição 45Ana Cláudia Cavalcante

ARTIGO 1. O Baile do Menino Deus em movimento criador - Referências tradicionais populares na cena contemporânea Cássia Batista Domingos  

ARTIGO 2. Um bordado a múltiplas mãos: uma análise da construção do espetáculo A primeira vista e a relação híbrida entre os profissionais envolvidos – Íris Barbosa Faria Almeida, Otávio José Correia Neto, Veridiana Andrade Neves, Eduardo Augusto da Silva Tudella, George Mascarenhas de Oliveira 

ARTIGO 3. Movimentação política: o movimento como orientador para entender um cenário político – Marcela Capitanio Trevisan

ARTIGO 4. Infância, educação, diferença e riso na encruzilhada curricular – José Carlos Ferreira Rêgo

ARTIGO 5. Lirismo e polifonia em Esperando Godot Ana Cláudia Cavalcante 

ARTIGO 6. O ator multifuncional da criação coletiva e o desenvolvimento da cenografia: possibilidades e problemáticas Amanda Lima

ARTIGO 7. Encontros e desencontros entre o cinema e o teatro – Leonardo Barbosa Cerqueira Duarte 

ARTIGO 8. Ruína de anjos: um drama para uma cidade – Luiz Antônio Pereira de Sena Júnior

ARTIGO 9. Oxigenações estético-esperançosas para sobrevoos em tempos pandêmicos César Augusto Paro, Cléo Lima

ARTIGO 10. Teatro e carnaval na pandemia: uma experiência pedagógica – Thereza de Jesus Santos Junqueira

Publicado: 2020-12-29
Ver Todas as Edições