DAS LUTAS E CHEGADAS, AO INÍCIO DA ATUAÇÃO DOCENTE: ações políticas para inserção da Dança na Rede Municipal de Pelotas/RS

Autores

  • Carolina Pinto da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-3012-2098
  • Vera Lúcia Bertoni dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O artigo é resultante de uma pesquisa envolvendo o processo de inserção da Dança como componente curricular nas Escolas Públicas Municipais de Pelotas/RS. O ponto de partida da investigação é o processo de ingresso, por Concurso Público (Edital 133/2019), de seis professoras licenciadas em Dança, que passaram a atuar nesse contexto educacional. No recorte apresentado, discute-se a Dança como área do conhecimento e a relação dessa linguagem/modalidade artística com a Educação Básica, tendo como base narrativas e reflexões dessas professoras de Dança, fontes orais, em articulação com perspectivas de autores referenciais, tais como Josiane Corrêa e Vera Lúcia dos Santos (2019; 2020), Isabel Marques (2012) e Andréa de Souza (2017), dentre outros. O trabalho evidencia aspectos políticos, contextuais, relacionais e educacionais do processo de inserção da Dança nas instituições de ensino de Pelotas/RS. PALAVRAS-CHAVE: Dança na Escola. Educação Básica. Concurso Público.

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Biografia do Autor

Carolina Pinto da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Artes Cênicas (UFRGS), licenciada em Dança (UFPel) e graduada em Educação Física (UFPel). Atualmente é professora de Dança da Prefeitura Municipal de Pelotas/RS

Vera Lúcia Bertoni dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação (UFRGS). Professora do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas e do Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).      

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Publicado

2024-12-04