DRAMATURGIA NA DANÇA: Práxis de Rudolf Laban como base para o trabalho dramatúrgico em dança

Autores

  • Melina Scialom

Resumo

Como trabalhar com dramaturgia na dança? Este artigo procura responder a esta questão através da apresentação de um proces- so criativo que utiliza a Coreologia de Rudolf Laban, para criar cenas com tensões dramáticas. Para situar a prática na literatura existente sobre o tema é realizada uma revisão literária sobre a dramaturgia na dança, incluindo a perspectiva e o trabalho realizado por autores nacionais e internacionais. Em seguida, mergulha-se no processo de criação de uma obra aberta, core- ográfica, em formato de videodança. As discussões realizadas

procuram esclarecer a potencialidade do trabalho com tarefas, imagens e jogos para gerar movimento expressivo, esclarecendo como este material foi usado na criação da obra final.

Palavras-chave: Dramaturgia na dança. Coreologia. Jogos. Videodança. Rudolf Laban.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Melina Scialom

Doutora em dança pela Universidade de Roehampton, Reino Uni- do, mestre em artes cênicas pela UFBA e bacharel em dança pela UNICAMP. É especialista em Estudos Coreológicos (Trinity Laban/ Reino Unido) e pesquisadora associada (FAPESP) do Departamento de Artes Cênicas e Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, UNICAMP.

Downloads

Publicado

2020-02-10