CARTOGRAFIA DA MEDIAÇÃO TEATRAL: apontamentos para um contexto ludovicense

Autores

  • José Flávio Gonçalves da Fonseca Universidade Federal do Amapá
  • Ronaldy Matheus Ramos da Silva Universidade Federal do Maranhão
  • João Victor da Silva Pereira Universidade Federal do Maranhão

Resumo

A pesquisa em tela traz à luz aspectos do contexto cultural da cidade de São Luís do Maranhão para apresentar o que se tem produzido no âmbito da Mediação Teatral na capital maranhense, além de propor uma breve leitura dos planos de Educação e de Cultura, analisando o que se tem projetado a médio e longo prazos como política pública para a formação de espectadores/público/plateia no referido Estado. A pesquisa almeja contribuir com os projetos que têm como eixo a Mediação Teatral, apresentando o Caderno de Mediação como importante aliado nesta prática. Para tanto, abordaremos conceitos, procedimentos, projetos e práticas com base nos estudos de Desgranges (2003; 2018), Deldime (1998), Koudela (2010), Wendell (2011a; 2011b) e Rancière (2007). PALAVRAS-CHAVE: Mediação Teatral. Caderno de Mediação. Formação de espectador. Recepção teatral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Flávio Gonçalves da Fonseca, Universidade Federal do Amapá

Professor Adjunto do Curso de Teatro da UNIFAP. Graduado em Teatro e Mestre em Artes pela Universidade Federal do Ceará – UFC e Doutor em Artes pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Professor permanente no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Maranhão – PPGAC/UFMA. Concluiu estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília – PPGCen/UnB.

Ronaldy Matheus Ramos da Silva, Universidade Federal do Maranhão

Professor de Arte do Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA. Graduado em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Maranhão. Mestrando do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Maranhão. Pesquisador, Produtor Cultural, Diretor, Dramaturgo e Ator atuante na cena ludovicense há 15 anos.

João Victor da Silva Pereira, Universidade Federal do Maranhão

Professor Substituto do Curso de Teatro na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mestre em Artes Cênicas e Licenciado em Teatro pela UFMA. Atualmente, também atua como Analista de Cultura no Sesc Maranhão e Produtor Cultural nas áreas de Artes Cênicas e Audiovisual. Desenvolve pesquisa nas áreas de Pedagogia do Teatro, com ênfase em Mediação Cultural, Arquivo em Artes Cênicas e Gestão Cultural em contextos de grupos e nos setores público e privado.    

Downloads

Publicado

2024-12-04