AS BRUXAS DE SALEM: a abordagem do Drama e o Ensino de Teatro

Autores

  • Flávia Janiaski UFGD - Universidae Federal da Grande Dourados https://orcid.org/0000-0003-0325-739X
  • Wellington Menegaz Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

O presente artigo tem como objetivo relatar e refletir sobre o processo do Drama As Bruxas de Salem, realizado em novembro de 2023, com professoras/es e estudantes da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD na semana acadêmica e pedagógica do curso de Artes Cênicas. A abordagem do Drama, como experiência artística e pedagógica, se mostra como uma potente forma de refletir acerca dos elementos teatrais e assuntos pertinentes à contemporaneidade. Para tanto, é percorrido o espaço/tempo que antecedeu o processo do Drama, com as motivações que levaram a sua criação, até chegar ao momento de sua realização e como ele reverberou nas/nos participantes. Também são apresentados, no decorrer do trabalho, os elementos e conceitos do Drama, assim como a temática proposta: o questionamento do patriarcado e da homofobia, que infelizmente ainda se fazem presentes de forma direta e indireta na atualidade. Pressupõe-se que o teatro deve dialogar com o seu tempo e com as questões políticas e sociais da sociedade em que está inserido, sendo a abordagem do Drama um potente recurso para estabelecer este diálogo, além de trabalhar os elementos teatrais. PALAVRAS-CHAVE: Abordagem do Drama. Formação docente. Artista-pesquisador. Professor-artista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Janiaski, UFGD - Universidae Federal da Grande Dourados

Professora, diretora, produtora e pesquisadora teatral. Doutora em Artes Cênicas pela UFBA, com bolsa CAPES de doutorado sanduíche na University of Massachusetts – Boston (EUA) no programa de Early Childhood Education. Mestre e licenciada em Teatro pela UDESC. Professora Adjunta da UFGD. Foi Coordenadora Institucional e Coordenadora de Área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)/UFGD e coordena o grupo de pesqui-sa “Esboço Caótico Cia de Teatro e Pesquisa Cênica”, do CNPQ. Professora permanente do Mestrado Profissional em Artes da UFU.

Wellington Menegaz, Universidade Federal de Uberlândia

Docente do Curso de Teatro e do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia. Pós-doutor, Doutor e Mestre em Teatro pelo Programa de Pós-graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina. Sua pesquisa investiga o ensino do Teatro na Educação Básica e a abordagem do Drama. Líder do Grupo de Pesquisa em Drama (GruD/CNPq) e Membro do Núcleo Coelhos Mordem.

Downloads

Publicado

2024-12-04