PREFÁCIO II

PEDAGOGIAS DAS ARTES CÊNICAS: atravessamentos contemporâneos

Autores

  • Cristiane Santos Barreto Universidade Federal da Bahia
  • Robson Rosseto Universidade Estadual do Paraná

Resumo

Prefaciando esta edição, que contém a primeira parte do dossiê PEDAGOGIAS DA ARTES CÊNICAS – Dimensões Poéticas, Políticas e Espetaculares, Cristiane Barreto e Robson Rosseto, que atualmente coordenam o GT Pedagogias das Artes Cênicas da ABRACE (Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas), abordam questões históricas e atravessamentos contemporâneos deste campo de criação e investigação, convidando leitoras/leitores a percorrerem este rico panorama de investigações e a refletirem sobre o papel das Artes Cênicas na construção de uma sociedade mais justa, equitativa e plural

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Santos Barreto, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Artes Cênicas (PPGAC/UFBA). Vice-coordenadora do GT Pedagogia das Artes Cênicas da ABRACE no biênio 2024-2025. Professora da Escola de Teatro/UFBA e do PROFARTES IHAC/UFBA (Mestrado Profissional). Membro do grupo de pesquisa "G-PEC - Grupo de Pesquisa em Poéticas, Processos e Pedagogias da Encenação Contemporânea" (PPGAC-UFBA). Coordenadora de área do Subprojeto Teatro, PIBID/UFBA/CAPES (2024-2026). Campos de interesse: Pedagogia do Teatro, Encenação, Dramaturgia, Formação do/da Espectador/a como cocriador da cena e Jogos para criar.

Robson Rosseto, Universidade Estadual do Paraná

Doutor em Artes Cênicas pela Unicamp. Coordenador do GT Pedagogia das Artes Cênicas da ABRACE no biênio 2024-2025. Ator, diretor e professor no Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional) e na Licenciatura em Teatro da UNESPAR. Diretor do Centro de Artes (Curitiba II) da UNESPAR. Líder do Grupo de Pesquisa “Arte, Educação e Formação Docente” (CNPq). Campos de interesse: Pedagogia do Teatro, Processos Criativos, Percepção sensorial, Improvisação, Recepção e Mediação teatral.    

Downloads

Publicado

2024-12-04