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  • Diálogos e Hibridismo na Cena Contemporânea
    n. 45 (2020)

    Nesta edição do Cadernos do GIPE-CIT apresentamos trabalhos acadêmicos que evidenciam experiências cênicas, processos criativos, composições artísticas e reflexões teóricas de pesquisadoras e pesquisadores que buscam o diálogo e/ou o hibridismo como perspectivas teórico-metodológicas. Reunimos, assim, artigos e ensaios que exaltam o impulso dialógico em contextos criativos, expondo possíveis inter-relações e potencialidades éticas e estéticas (poéticas, visuais, musicais, dramatúrgicas, performativas e pedagógicas) destas perspectivas. Com arcabouço inter, multi ou transdisciplinar, os 10 trabalhos publicados expõem como efeito a polifonia resultante da articulação consciente entre diversos campos dos saberes e as artes cênicas. Para tanto, os autores estabeleceram relações entre meios,  poéticas, matrizes culturais, gêneros artísticos, linguagens e distintos campos do conhecimento. Organização: Antônia Pereira Bezerra e Ana Cláudia Cavalcante

                                                                               SUMÁRIO

    EDITORIAL. Diálogos e Hibridismo na Cena Contemporânea  - Antônia Pereira Bezerra e Ana Cláudia Cavalcante

    EXPEDIENTE e FICHA CATALOGRÁFICA. Edição 45Ana Cláudia Cavalcante

    ARTIGO 1. O Baile do Menino Deus em movimento criador - Referências tradicionais populares na cena contemporânea Cássia Batista Domingos  

    ARTIGO 2. Um bordado a múltiplas mãos: uma análise da construção do espetáculo A primeira vista e a relação híbrida entre os profissionais envolvidos – Íris Barbosa Faria Almeida, Otávio José Correia Neto, Veridiana Andrade Neves, Eduardo Augusto da Silva Tudella, George Mascarenhas de Oliveira 

    ARTIGO 3. Movimentação política: o movimento como orientador para entender um cenário político – Marcela Capitanio Trevisan

    ARTIGO 4. Infância, educação, diferença e riso na encruzilhada curricular – José Carlos Ferreira Rêgo

    ARTIGO 5. Lirismo e polifonia em Esperando Godot Ana Cláudia Cavalcante 

    ARTIGO 6. O ator multifuncional da criação coletiva e o desenvolvimento da cenografia: possibilidades e problemáticas Amanda Lima

    ARTIGO 7. Encontros e desencontros entre o cinema e o teatro – Leonardo Barbosa Cerqueira Duarte 

    ARTIGO 8. Ruína de anjos: um drama para uma cidade – Luiz Antônio Pereira de Sena Júnior

    ARTIGO 9. Oxigenações estético-esperançosas para sobrevoos em tempos pandêmicos César Augusto Paro, Cléo Lima

    ARTIGO 10. Teatro e carnaval na pandemia: uma experiência pedagógica – Thereza de Jesus Santos Junqueira

  • O CIRCO: ontem e hoje
    n. 44 (2020)

    O Seminário Internacional de Circo, realizado em outubro de 2019, pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, da Escola de Teatro/ Universidade Federal da Bahia, impulsionou a elaboração de artigos, que foram publicados pelas revistas “Repertório” (números 34 e 35) e Cadernos do GIPE-CIT (número 44). Ao todo, 30 artigos foram apresentados, avaliados e aprovados, sendo que 16 trabalhos foram disponibilizados para a “Repertório” e 14 integram esta publicação intitulada “O Circo: ontem e hoje”. Os artigos desta edição estão subdivididos nos seguintes eixos: PALHAÇAS E PALHAÇOS; PROCESSOS DE MONTAGENS CIRCENSES; HISTÓRIA DO CIRCO; CIRCO E MÚSICA; CIRCO E ACESSIBILIDADE; CIRCO E DRAMATURGIA; CIRCO CONTEMPORÂNEO. Organização: Eliene Benício, Fabio Dal Gallo e Mario Fernando Bolgnesi

                                                                          SUM´ÁRIO

    EDITORIAL. O Circo: ontem e hoje - Eliene Benício, Fabio Dall Gallo, Mario Fernando Bolognesi

    EXPEDIENTE e FICHA CATALOGRÁFICA. Edição 44 – Ana Cláudia Cavalcante

    ARTIGO 1. Palhaçaria Feminina em Portugal - Laura Salvatore

    ARTIGO 2. Álvaro Marinho, o palhaço Alegria: alguns registros sobre a vida e
    obra de um circense tradicional - Lili Castro (Lílian Cristina Abreu Castro)

    ARTIGO 3. A vinçança de Ringo: o circo-teatro revisitado pelos palhaços trovadores de Belém do Pará - Marton Sérgio Moreira Maués, Priscila Romana Moraes de Melo

    ARTIGO 4. Por uma poética da investigação técnica: a acrobacia cênica da Cia. CLE - Samara do Nascimento Garcia

    ARTIGO 5. A ópera acrobática: Strach – Canção do Medo - Diocélio Barbosa

    ARTIGO 6. Circo: percursos de uma arte em transformação contínua - Daniel de Carvalho Lopes, Ermínia Silva

    ARTIGO 7. Famílias circenses no devir da tradicionalidade: desafios teórico-metodológicos no contexto de uma etnografia itinerante em Minas Gerais - Mayara Ferreira Mattos

    ARTIGO 8. Umas histórias de circo: Hudi Rocha e as memórias do Circo-Teatro Guaraciaba - Maria de Maria A. Quialheiro

    ARTIGO 9. Música no circo brasileiro: itinerância, memória e interface com seu entorno - Lívia Souza Mattos 

    ARTIGO 10. Acessibilidade cultural para o circo de lona itinerante - Andressa Cabral da Costa da Silva

    ARTIGO 11. Dramaturgia e censura no Circo-teatro - Cristina Alves de Macedo

    ARTIGO 12. Navegando no rio dos sonhos: quando o barco vira um circo - Rogério Zaim de Melo, Marcos Sérgio Tiaen, Luís Bruno de Godoy, Ana Carolina Pontes Costa, Márcia Regina do Nascimento Sambugari

    ARTIGO 13. Gestos circenses: o sistema háptico e as práticas de circo - Julia Coelho Franca de Mamari

    ARTIGO 14. O malabarismo como protocolo de transformação do corpo e das coisas em Position Parallèle Au Plancher (P.P.P.) de Phia Ménard - Ronildo Júnior Ferreira Nóbrega

  • Dar ao pente funções de não pentear nos multi-trans-lugares de Processos Criativos Cênicos
    n. 43 (2019)

    Nesta edição dos Cadernos do GIPE-CIT, tivemos o desejo de acolher escritas de pesquisadoras e pesquisadores que discutam e problematizem questões relativas a multi-trans-lugares em processos criativos cênicos na contemporaneidade. Tomando emprestado o provocativo verso de Manoel de Barros em sua didática da invenção, interessou-nos enfatizar experiências que envolvam abordagens contemporâneas e diversas, práticas artísticas que integrem diferentes aspectos do ser humano no palco ou além dele. Improvisação e acaso, tempo-espaço e lugar como integrantes do jogo cênico, bem como todas as inter-relações e possibilidades artísticas, cênicas, musicais e performativas, em aportes teóricos e técnicos com seus desdobramentos composicionais. Também suas implicações principalmente poéticas, para além de estéticas, ou pedagógicas, éticas, sociais, políticas e institucionais. Foram aceitos trabalhos que envolvam teorias de processo criativo em práticas cênicas, com arcabouço transdisciplinar ou multidisciplinar na especificidade de cada tema ou objeto proposto, podendo integrar variados aspectos da cena, do ser humano em contexto criativo, individual ou coletivo, pedagógico ou de autoconhecimento.  Organização: Sônia Rangel e Daniel Becker Denovaro

  • CORPO, poética e ancestralidade
    n. 42 (2019)

    O tema dessa edição do Cadernos do GIPE-CIT, Corpo, Poética e Ancestralidade, abre indagações em múltiplas dimensões sobre o que pode ser uma subjetividade que acolha a memória cultural e os saberes africanos e indígenas, com suas formas de conhecimento, visões de mundo e cultura contra-hegemônica. O eixo temático também faz parte de um repertório de pesquisas e produções em Artes que vem construindo espaços de encontro e resistência desde a experiência que reuniu na UFRN, em 2017, e na UFBA, em 2018, interessados em compartilhar e vivenciar encontros para corporificar essas (preocup)ações. Em 2019, a Universidade Federal do Sul da Bahia, instituição que nasce assentada no pensamento de Paulo Freire, Milton Santos e Boaventura de Sousa Santos, sediou o evento homônimo no Campus Sosígenes Costa/Porto Seguro, fortalecendo a rede de estudos em torno das artes do corpo. Organização: Eloisa Domenici, Éder Rodrigues e Lara Machado

  • Gênero, ARTE e diversidade
    n. 41 (2018)

    A edição n. 41 do Cadernos do GIPE-CIT traz importantes e oportunos temas e questões amplamente debatidos por ocasião do I Encontro sobre Arte, Gênero e Diversidade, que teve lugar no Terreiro da Casa Branca, em Salvador, nos dias 26, 27 e 28 de julho de 2018. O evento envolveu docentes e discentes do PPGAC/ UFBA, do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO/ UFBA), do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC/ UFBA), do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM/ UFBA), da Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e da Universidade Nacional Autônoma da Cidade do México (UNACM). O evento contou, ainda, com a participação, em mesas redondas e rodas de conversas, de representantes do Grupo de Mulheres do Alto das Pombas/ Salvador (GRUMAP), representantes do Terreiro da Casa Branca/ Salvador, além de reconhecidas atrizes da cena soteropolitana. Essa primeira versão do Arte Gênero e Diversidade teve apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/PROEX). Diverso não só no conteúdo, mas também em seu formato de organização, o  Encontro  acolheu conferências sobre (trans)feminicídios, riso, cena e feminilidade, negritude, oficinas de corpo, música e gênero, performances cênicas e musicais, reunindo teórica(o)s, artistas e ativistas de questões tão oportunas e emergentes acerca da identidade de gênero. Dessa forma, a edição reúne abordagens sobre gênero e identidade de gênero, problematizadas na perspectiva dos debates feministas contemporâneos, impulsionadas por importantes diálogos com universos distintos; favorecendo profícuos intercâm-bios com teórica(o)s e/ou profissionais da música, do teatro e da performance. Organização: Antônia Pereira Bezerra, Mariana Berlanga Gayon e Ana Flávia Hamad

  • Teatro do Oprimido: práticas político-pedagógicas - “Ensaios para a Revolução”
    n. 40 (2018)

    O número 40 do Cadernos do GIPE-CIT traz como eixo temático Teatro do Oprimido: Práticas Político-Pedagógicas - “Ensaios para a Revolução”, o mesmo das 6a Jornadas Internacionais de Teatro do Oprimido e Universidade (JITOU), que ocorreu na Universidade Federal da Bahia (UFBA), de 30 de julho a 01 de agosto de 2018. Esta edição do evento foi fruto da parceria do Grupo de Estudos em Teatro do Oprimido (GESTO) com o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC), a Escola de Teatro (ETEA) e a Faculdade de Educação (FACED) da UFBA. Apresentamos aqui 14 textos de pesquisadoras/es, praticantes, educadoras/es e militantes de movimentos sociais que buscaram tecer análises críticas da realidade e criar linhas de luta, resistência e enfrentamento artístico-criativo contra as diversas formas de opressão social e o capitalismo. Organização: Antônia Pereira Bezerra, César Augusto Paro, Cilene Nascimento Canda e Licko Turle

  • O Discurso Negro nas Artes Cênicas - processos, pesquisas, poéticas e epistemes
    n. 39 (2017)

    Qual é o discurso negro nas Artes Cênicas? Sim, qual é do discurso negro na cena? Essa é a provocação apresentada por este número 39 do Cadernos do GIPE- CIT: discutir e problematizar questões da poética negra em cena, inspiradas em valores das culturas negras, suas formas, iniciativas e estratégias. Através desta a ETUFBA, junto com seu Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/ UFBA, busca refletir e revelar algumas das discussões e processos da afirmação negra no âmbito da cena, bem como apresentar um pequeno panorama de pesquisas, experiências e epistemologias negras tangentes ao ensino e ao fazer nas artes cênicas. Organização: Evani Tavares Lima, Fabrícia Dias e Régia Mabel Freitas

  • Pedagogia das Artes Cênicas
    n. 38 (2017)

    Os textos reunidos na edição n. 38 do Cadernos do GIPE-CIT foram construídos a partir dos trabalhos apresentados no IV Encontro Nacional de Pedagogia das Artes Cênicas, realizado entre os dias 18 e 21 de maio de 2017, na Universidade Federal da Bahia (UFBA) - uma iniciativa do Grupo de Trabalho Pedagogia das Artes Cênicas da ABRACE (Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas). Nesse encontro, pesquisadores, artistas, professores e estudantes debateram sobre as políticas educacionais e a realidade do ensino do teatro e da dança, na escola básica, nas universidades e nas comunidades. Organização: Tiago Cruvinel, Vicente Concilio e Mariana Lima Muniz

  • Processos Criativos: dramaturgia, materiais e improvisação
    n. 37 (2016)

    A edição número 37 do Cadernos do GIPE-CIT traz como foco “Processos Criativos: dramaturgia, materiais e improvisação” e apresenta artigos de diferentes pesquisadores e pesquisadoras/ artistas, que atuam e investigam processos e criações segundo as propostas temáticas desta edição. Os textos abordam questões teórico-práticas e enriquecem as reflexões sobre os variados matizes do universo cênico, com seus diferentes olhares, saberes e experiências. Organização: Ana Pais e Gerson Praxedes

  • Processos Criativos: educação somática e afetos
    n. 36 (2016)

    Cadernos do GIPE-CIT, neste número 36, tem como temática “Processos Criativos: educação somática e afetos” e apresenta treze artigos de diferentes pesquisadore/as (12 do Brasil e uma do exterior, Portugal) que atuam com dança, performance, pilates, propostas da “Escola Vianna”, teatro e outros. Os textos, selecionados pela íntima relação com a temática, exemplificam a sua complexidade ao abordarem questões teóricas e/ou práticas abarcando diferentes olhares, saberes e experiências. Organização: Alba Pedreira Vieira e Daniel Becker