Sobre a Revista

CADERNOS DO GIPE-CIT

Editada pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (PPGAC/ UFBA), Cadernos do GIPE-CIT é uma revista semestral especializada em Artes Cênicas. Acolhe a colaboração livre de trabalhos inéditos, atuais e de reconhecido interesse acadêmico nas áreas de teatro, de dança, de cinema, de circo, de performance e afins, na forma de artigos, ensaios e entrevistas. A revista mantém seu foco na práxis em Artes Cênicas, privilegiando contribuições que fortaleçam as relações culturais ibero-americanas, bem como em reflexões sobre as matrizes africanas e indígenas e seus impactos na cena contemporânea.

Importante ressaltar que Cadernos do GIPE-CIT se desenvolveu a partir das investigações e experimentações do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade (GIPE-CIT) da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia - UFBA. Os cadernos podem ser encontrados no PORTAL DE PERÍÓDICOS DA UFBA, como também, no sítio do PPGAC. Vale ressaltar que Cadernos do GIPE-CIT obteve nota B-5 na avaliação da Capes em 2016 e que, ao longo de seus 25 anos, tem sido instrumento de registro e difusão de pesquisas realizadas no território nacional e internacional.

  • Conselho editorial: André Carreira (UDESC); Angela de Castro Reis (UNIRIO); Antônia Pereira Bezerra (UFBA); Beti Rabetti (UNIRIO); Christine Douxami (Univ. Franche Comté); Ciane Fernandes (UFBA); Daniel Marques (UFBA); Denise Coutinho (UFBA); Eliana Rodrigues Silva (UFBA); Fernando Mencarelli (UFMG); Gilberto Icle (UFRGS); Olinda Margareth Charone (UFPA); Sérgio Farias (UFOBA); Wladilene Lima (UFPA).

- Processo de Avaliação pelos Pares

Cada edição é pautada por uma Chamada pública, contendo diretrizes específicas para pesquisadoras e pesquisadores no campo das artes cênicas. Com base nos Princípios e Determinações regulares do Cadernos do GIPE-CIT, os trabalhos submetidos seguem para o processo de revisão pelos pares.

É imprescindível que os textos sejam enviados para os Organizadores de cada edição e para a coordenação editorial (Editores, Revisores e Designers) em sua forma final; apresentem consistência teórica; coerência quanto à fundamentação e alguma originalidade. Os textos não devem ser submetidos simultaneamente a mais de um periódico nacional.

A publicação dos trabalhos estará condicionada a pareceres de uma Comissão Científica, que será constituída a cada número. Eventuais sugestões de modificação na estrutura ou no conteúdo serão previamente compartilhadas com os autores. Não serão admitidos acréscimos ou modificações depois que os trabalhos forem entregues, revisados e encaminhados à editoração.

Os trabalhos (artigos, ensaios e entrevistas) passam por um processo de revisão e avaliação criteriosas e com parâmetros evidentes feita por avaliadores integrantes da Comissão Científica que será constituída por pesquisadores, professores-doutores e/ou profissionais de reconhecida competência e experiência na área relativa ao número publicado.

Cada trabalho será avaliado por até três (3) pareceristas. Nessa avaliação por pares cega, os avaliadores pareceristas não têm informações sobre os autores, e nem os autores são informados sobre quem participou da avaliação de seus trabalhos. 

- Histórico do periódico

Editada pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (PPGAC/ UFBA), Cadernos do GIPE-CIT é uma revista semestral especializada em Artes Cênicas. Acolhe a colaboração livre de trabalhos inéditos atuais e de reconhecido interesse acadêmico nas áreas de teatro, de dança, de cinema, de circo, de performance e afins, na forma de Artigos, Ensaios e Entrevistas.

Cadernos do GIPE-CIT se desenvolveu a partir das investigações e experimentações do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade (GIPE-CIT) da Escola de Teatro da UFBA, que deu origem ao PPGAC/ UFBA, em 1997, e à ABRACE (Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas), em 21 de abril de 1998. A primeira edição foi publicada em versão impressa em 1994.

 Propõe-se a divulgar resultados parciais de trabalhos de seus pesquisadores efetivos e associados, professores, estudantes (mestrandos e doutorandos) e artistas. Contou com o apoio do CNPq (1997/1999), FAPEX e UNEB (1999/2000), e, desde 2004 é mantido pelo PPGAC-UFBA, e pelo PROAP-CAPES/ MEC.

- Política de Acesso Livre

Revista especializada em Artes Cênicas, publicada pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Cadernos do GIPE-CIT oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente conhecimento acadêmico colabora com os processos de democratização mundial dos diversos saberes.