Sobre a Revista

Editada pelo PPGAC da Universidade Federal da Bahia, Cadernos do GIPE-CIT é uma revista especializada em Artes Cênicas. Acolhe a colaboração livre de trabalhos inéditos, atuais e de reconhecido interesse acadêmico nas áreas de teatro, de dança, de cinema, de circo, de performance e afins, na forma de artigos, ensaios e entrevistas. A revista privilegia contribuições que fortaleçam as relações culturais ibero-americanas, bem como reflexões sobre as matrizes africanas e indígenas e seus impactos na cena contemporânea. Obteve nota B-1 na avaliação da Capes (Qualis Periódico Quadriênio 2017-2020).
Área do conhecimento: Artes
ISSN (online): 2675-1917 -  ISSN (impresso): 1516-0173. Periodicidade: Semestral

Notícias

Cadernos do GIPE-CIT abre chamada para o dossiê PEDAGOGIAS DAS ARTES CÊNICAS - DIMENSÕES POÉTICAS, POLÍTICAS E ESPETACULARES

2024-04-23

O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA) abre chamada para a submissão de trabalhos para a Edição N. 52 (Ano 28, 2024.1) do Cadernos do GIPE-CIT, o dossiê temático: PEDAGOGIAS DAS ARTES CÊNICAS - DIMENSÕES POÉTICAS, POLÍTICAS E ESPETACULARES. Submissões de artigos, ensaios e entrevistas devem ser feitas até o dia 28/07/2024. Organização: Ana Cláudia Cavalcante, Antônia Pereira Bezerra e Cristiane Santos Barreto

 

Saiba mais sobre Cadernos do GIPE-CIT abre chamada para o dossiê PEDAGOGIAS DAS ARTES CÊNICAS - DIMENSÕES POÉTICAS, POLÍTICAS E ESPETACULARES

Edição Atual

n. 51 (2023): Técnicas, Jogos, Improvisações e ritos: UM DOSSIÊ SOBRE A ATUAÇÃO CÊNICA
					Visualizar n. 51 (2023): Técnicas, Jogos, Improvisações e ritos: UM DOSSIÊ SOBRE A ATUAÇÃO CÊNICA

A Edição número 51 do Cadernos do GIPE-CIT, TÉCNICAS, JOGOS, IMPROVISAÇÕES E RITOS: UM DOSSIÊ SOBRE A ATUAÇÃO CÊNICA, pretende colaborar com a sistematização do conhecimento acerca de linhas de atuação, processos de criação, de treinamento, bem como com a formação de atuantes para multimeios e em diversas modalidades artísticas, tais como o teatro; a dança; o cinema; as produções ficcionais televisivas; os produtos ficcionais feitos para streaming e para canais e plataformas da internet; as performances; as criações circenses; além de produções artístico-pedagógicas que se valem das diversas formas de atuação cênica, em processos de criação, desenvolvidos por educadores-artistas e estudantes.  Organização: Ana Cláudia Cavalcante, Antônia Pereira Bezerra, Celso de Araújo Oliveira Jr.

                                                                       SUMÁRIO

EDITORIAL - Ana Cláudia Cavalcante,  Antônia Pereira Bezerra, Celso de Araújo Oliveira Jr.

EXPEDIENTE e FICHA CATALOGRÁFICA. Edição 51 - Ana Cláudia Cavalcante

PREFÁCIO I NO LABIRINTO DE DÉDA: somos todos seus Ícaros - Celso de Araújo Oliveira Jr.

PREFÁCIO II  APONTAMENTOS SOBRE A ATUAÇÃO PARA A CÂMERA: em prol de uma formação multimidiática - Ana Cláudia Cavalcante

1. FOGÃO DE OURO OU FOGÃO DOS DEUSES: um estudo sobre as potencialidades do Tanden para o desenvolvimento do corpo cênico - Cleyton Alves

2. RISCO: processos criativos de espetáculo circense para a rua  - Letícia Mello Neves, Joice Aglae Brondani

3. A ILHA QUE EU SOU: mapeamento performativo do corpo-território - Brenda Urbina

4. COMO TUDO ISSO ATRAVESSOU NOSSOS CORPOS? Relato de uma experiência com práticas pedagógicas performativas - Cristiane Santos Barreto

5. CORPO ENERGÉTICO TEATRAL E MORTE: pistas e provocações para pensar a morte como dispositivo de um novo bios-cênico - Luís Alonso-Aude

6. IMPROVISAÇÕES NO ESCURO: análise da performance corporal às cegas - Augusto Henrique Lopes Costa

7. TEATRO EM AMBIENTES DIGITAIS: práticas e urgências cênicas em tempo de convergência de meios e de linguagens - Denni Sales

FOLHAS AVULSAS

EXPERIÊNCIAS A PARTIR DO COMPONENTE PROCESSOS DE ENCENAÇÃO COMO PISTAS PARA PRÁTICAS DECOLONIAIS  - Ana Paula Penna da Silva, Amanda Mayer, Gabriel Carvalho, Kael Brito, Micaela Santos, Monalisa Barbosa

 

Publicado: 2024-04-24
Ver Todas as Edições