AS CONVERGÊNCIAS ENTRE AS GIRAS DE DESENVOLVIMENTO DE UM TERREIRO DE UMBANDA E OS LABORATÓRIOS PARA PREPARAÇÃO DE ATORES/ ATRIZES: Observações do campo de pesquisa

Autores

  • Daniela Beny Polito Moraes

Resumo

O presente trabalho visa compartilhar experiências de campo realizadas nos projetos de pesquisa Os elementos de Iansã como possibilidade de criação cênica, já finalizado, e Ogumiê! – Os elementos arquetípicos de Ogum como caminho para preparação de atores e atrizes, em fase inicial, traçando paralelos entre as giras de desenvolvimento do Terreiro de Umbanda Aldeia do Orixás e trabalhos em laboratório com atores e atrizes. Dentre esses paralelos, foi possível observar as sete etapas da performance (SCHECHNER, 2013) e os “princípios que retornam” (BARBA, 2012), apresentados nas duas práticas performáticas, respeitando as características dos campos observados. Tais observações sugerem que esses dois tipos de performers (médiuns e atores/atrizes) têm na fase de preparação o ponto crucial para o alcance dos estados alterados de consciência – de acordo com o que Grotowski e Barba defendem para a preparação de atores e atrizes – fundamental para o desenvolvimento de suas atividades.

PALAVRAS-CHAVE:

Umbanda.
Codificação corporal. Preparação de ator/atriz.

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Biografia do Autor

Daniela Beny Polito Moraes

DANIELA BENY POLITO MORAES

Doutoranda do Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas da UFBA.

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Publicado

2020-02-06