AVALIAÇÃO PRELIMINAR DA REMOÇÃO DE ATIVIDADE ESTROGÊNICA DE UMA MISTURA DE DESREGULADORES ENDÓCRINOS EM ÁGUA UTILIZANDO CARVÃO ATIVADO GRANULAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gesta.v9i3.45386

Resumo

Os Desreguladores Endócrinos (DE) têm sido detectados em mananciais de abastecimento de água e sua remoção se faz necessária. Esses compostos são capazes de interagir ao sistema endócrino mesmo em concentrações muito baixas. Entre as tecnologias utilizadas em Estações de Tratamento de Água, o carvão ativado possui uma satisfatória relação custo-benefício e não forma subprodutos químicos no processo. Assim, avaliou-se a remoção da atividade estrogênica causada por uma mistura de estrona (E1), 17-β-estradiol (E2), 17-α-etinilestradiol (EE2) e 4-n-nonilfenol (NP), em baixas concentrações, por Carvão Ativado Granular (CAG), em diferentes doses. O CAG foi caracterizado e foram utilizadas doses variando de 100 a 700 mg.L-1. A quantificação da atividade estrogênica foi realizada pelo ensaio Yeast Estrogen Screen antes e após os experimentos. Observou-se que o CAG possuiu baixa quantidade de microporos e mesoporos, com a maior remoção da atividade estrogênica, de 91,6%, ocorrendo na maior dose de CAG utilizada (700 mg.L-1). Além disso, foi possível confirmar sinergia entre os DE, tornando a avaliação da atividade estrogênica uma importante ferramenta no estudo de DE. Portanto, conclui-se uma elevada remoção por CAG, todavia com atividade estrogênica remanescente podendo causar efeitos adversos à saúde. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Palermo Evangelista dos Santos

Engenheira Ambiental e Sanitarista graduada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) (2019) com pós-graduação em Perícia e Auditoria Ambiental (2020). Integrante do grupo de pesquisa MICROS. Bolsista de Iniciação Científica por 3 anos no Laboratório de Qualidade Ambiental do departamento de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFJF, realizando pesquisas na área de tratamento de água e remoção de desreguladores endócrinos.

Lucas Martins Corrêa, Universidade Federal de Juiz de Fora

Tecnico de Meio ambiente (2016) e Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária na UFJF. Integrante do grupo de pesquisa MICROS. Bolsista de iniciação científica por 2 anos no Laboratório de Qualidade Ambiental do departamento de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFJF, realizando pesquisas na área de tratamento de água e remoção de desreguladores endócrinos.

Pedro Antônio Alves Fernandes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduando em engenharia ambiental e sanitária pela UFJF e integrante do grupo de pesquisa MICROS, onde trabalha nas linhas de pesquisa de identificação e caracterização de microcontaminantes ambientais e suas remoções em sistemas de tratamento de água e águas residuárias.

Sue Ellen Costa Bottrel, Universidade Federal de Juiz de Fora

Bacharel  em química  pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e doutor em saneamento, meio ambiente e recursos hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é professor do programa de pós-graduação em engenharia civil da Universidade Federal de Juiz de Fora (PEC/UFJF) e diretor técnico da empresa Brandt Meio Ambiente em Belo Horizonte - MG

Renata de Oliveira Pereira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Doutora em Ciências pela universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Professora associada do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e docente permanente no Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da UFJF (PEC/UFJF).

Publicado

2022-02-10

Como Citar

Santos, J. P. E. dos ., Corrêa, L. M., Fernandes, P. A. A., Bottrel, S. E. C., & Pereira, R. de O. (2022). AVALIAÇÃO PRELIMINAR DA REMOÇÃO DE ATIVIDADE ESTROGÊNICA DE UMA MISTURA DE DESREGULADORES ENDÓCRINOS EM ÁGUA UTILIZANDO CARVÃO ATIVADO GRANULAR . Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 9(3), 92–107. https://doi.org/10.9771/gesta.v9i3.45386

Edição

Seção

Artigos Originais