AVALIAÇÃO PRELIMINAR DA REMOÇÃO DE ATIVIDADE ESTROGÊNICA DE UMA MISTURA DE DESREGULADORES ENDÓCRINOS EM ÁGUA UTILIZANDO CARVÃO ATIVADO GRANULAR
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v9i3.45386Resumo
Os Desreguladores Endócrinos (DE) têm sido detectados em mananciais de abastecimento de água e sua remoção se faz necessária. Esses compostos são capazes de interagir ao sistema endócrino mesmo em concentrações muito baixas. Entre as tecnologias utilizadas em Estações de Tratamento de Água, o carvão ativado possui uma satisfatória relação custo-benefício e não forma subprodutos químicos no processo. Assim, avaliou-se a remoção da atividade estrogênica causada por uma mistura de estrona (E1), 17-β-estradiol (E2), 17-α-etinilestradiol (EE2) e 4-n-nonilfenol (NP), em baixas concentrações, por Carvão Ativado Granular (CAG), em diferentes doses. O CAG foi caracterizado e foram utilizadas doses variando de 100 a 700 mg.L-1. A quantificação da atividade estrogênica foi realizada pelo ensaio Yeast Estrogen Screen antes e após os experimentos. Observou-se que o CAG possuiu baixa quantidade de microporos e mesoporos, com a maior remoção da atividade estrogênica, de 91,6%, ocorrendo na maior dose de CAG utilizada (700 mg.L-1). Além disso, foi possível confirmar sinergia entre os DE, tornando a avaliação da atividade estrogênica uma importante ferramenta no estudo de DE. Portanto, conclui-se uma elevada remoção por CAG, todavia com atividade estrogênica remanescente podendo causar efeitos adversos à saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).