AVALIAÇÃO DAS PERDAS DE ÁGUA EM SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA: ESTUDO NO SETOR PARQUE DAS NAÇÕES, PARNAMIRIM/RN
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v9i3.44564Resumo
As perdas de água são refletidas em impactos negativos, seja à população, à companhia de abastecimento de água e mesmo ao meio ambiente. Em relação às perdas reais, o volume perdido ocorre nas etapas de produção e distribuição da água, enquanto que as perdas aparentes correspondem ao volume de água consumido que não gera faturamento à companhia, seja por ligações clandestinas, fraudes e, principalmente, por submedição nos hidrômetros. O presente artigo apresenta o estudo desenvolvido no setor Parque das Nações do sistema de abastecimento de água do município de Parnamirim/RN, com o objetivo de diagnosticar as perdas de água existentes. Para tanto, dividiu-se a área de interesse em quatro subsetores e, com base em banco de dados e estimativas, foi elaborada a matriz de balanço hídrico proposta pela International Water Association (IWA), ferramenta que permite a estratificação dos componentes de consumo e perdas de água ao longo de um sistema. De posse dos balanços hídricos finalizados para o setor Parque das Nações e respectivos subsetores, verificou-se que essas regiões exibiram cenário semelhante, no qual as perdas totalizaram mais da metade do volume de água fornecido ao sistema de abastecimento, como também as perdas reais foram maiores que as perdas aparentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).