AVALIAÇÃO DE CICLO DE VIDA DAS ROTAS TECNOLÓGICAS DE DISPOSIÇÃO DOS RESÍDUOS DE MADEIRAS GERADOS PELAS INDÚSTRIAS MOVELEIRAS DE PETRÓPOLIS, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v9i3.47298Palavras-chave:
Avaliação do Ciclo de Vida; Industria Moveleira; Resíduos de Madeira; Petrópolis (RJ)Resumo
A cadeia de valor da madeira tem como fonte principal uma matéria-prima renovável, apesar disso ainda gera impactos ambientais decorrentes da fabricação dos produtos e do manejo inadequado dos resíduos. O aproveitamento da madeira pode chegar a menos de 50% ao longo do seu ciclo de vida. O objetivo deste trabalho consistiu em avaliar os impactos ambientais de diferentes destinações de resíduos de MDF (Medium Density Fiberboard) gerados em 11 indústrias do polo moveleiro de Petrópolis/RJ. Foram avaliadas três destinações praticadas pelas indústrias: aterro sanitário; queima; e envio para cama de aviários. Foi incluída, a rota alternativa de destinações para reciclagem para a produção de MDP (Medium Density Particleboard). A metodologia utilizada apoiou-se nas normas ISO 14040 e 14044 e a modelagem dos impactos de ciclo de vida utilizou o software SimaPro®. Foram avaliadas dez categorias de impactos ambientais associadas ao tratamento de 1 kg de resíduos de madeira. A destinação que apresentou menores impactos ambientais foi a de reciclagem. Para as alternativas praticadas pelas indústrias a destinação para queima apresentou a maior parte dos impactos evitados, enquanto o envio para aterro sanitário foi a opção com mais impactos ambientais. A escala de impactos ambientais identificados neste estudo vai em linha com a hierarquia de decisão apontada na Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil e com os conceitos de economia circular, que visam priorizar a reciclagem em detrimento de opções de tratamento de “fim-de-tubo” como o aterro de resíduos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).