IMPACTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM CISTERNAS RURAIS DO NORDESTE BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v9i3.42910Palavras-chave:
semiárido; água de chuva; recursos hídricos; abastecimento de águaResumo
O semiárido brasileiro é uma região caracterizada por uma alta variabilidade espacial e temporal do regime pluviométrico que, associada ao alto índice de evaporação, baixa capacidade de retenção de água no solo e alta demanda pela sociedade, provoca um desequilíbrio entre a oferta e demanda de água. Nas últimas duas décadas sistemas de aproveitamento de água de chuva (SAAC) têm sido implementados para uso domiciliar como alternativa para garantir suprimento de água à população rural da região. Mais de 600.000 famílias são usuárias dos SAAC provenientes de recursos e informações por programas sociais, como o Programa 1 Milhão de Cisternas (P1MC). Para que uma política de segurança hídrica possa ser bem implementada, é necessário que haja o monitoramento e estimativa de captação e armazenamento de água nesses sistemas já instalados a fim de conhecer as possíveis transformações em sua capacidade de prover água em decorrência das mudanças climáticas projetadas. Essas medidas auxiliam a tomada de decisões por parte de órgãos federais, estaduais e municipais de defesa civil, saúde e recursos hídricos, entre outros. Um dos
maiores desafios, em face à variabilidade e às mudanças climáticas, é prever os impactos sobre o suprimento à demanda por água dessas famílias. Este artigo apresenta um estudo desses impactos no território do estado da Paraíba. Através de séries históricas de precipitação e das projeções climáticas simuladas por modelos de circulação global, foram criados cenários de mudanças climáticas e, ao submetê-los a um modelo de balanço hídrico dos SAAC, foi estimada a vulnerabilidade desses sistemas às possíveis mudanças no clima futuro. Constatou-se que a vulnerabilidade atual dos SAAC já é significativa e que as mudanças climáticas podem provocar impactos relevantes, que, por sua vez, podem ser mitigados com a adoção de medidas adaptativas baseadas nos resultados deste estudo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).