FILTRAÇÃO EM MÚLTIPLAS ETAPAS (FiME) MODIFICADA POR MATERIAIS NÃO CONVENCIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gesta.v9i3.45440

Resumo

Dentre as técnicas disponíveis para tratamento de água para abastecimento humano, pesquisas apontam a filtração em múltiplas etapas (FiME) como alternativa para algumas limitações da filtração lenta pelos tradicionais filtros de areia. Com o objetivo de amortecer picos de cor e turbidez da água afluente, a FiME propõe uma ou mais etapas de filtração antecedentes aos filtros lentos, podendo incorporar materiais não convencionais e resíduos na composição dos leitos filtrantes das suas etapas de filtração, agregando viés ambiental e econômico. Assim, o trabalho avaliou a eficiência do tratamento do sistema de FiME composto por três unidades de filtração ligadas em série, com meios filtrantes compostos por manta não tecida, resíduo de cerâmica vermelha e fibras de coco. O sistema piloto operou sob taxa de filtração de 3 m3/m2 dia ± 10%, em regime intermitente, através de dois Estágios distintos (Estágios 1 e 2). O monitoramento do sistema, associado às análises estatísticas realizadas, não evidenciou diferenças significativas entre os desempenhos alcançados nos dois Estágios. Os pré-filtros apresentaram eficiências médias de remoção de cor aparente de 60% e 46% para os Estágios 1 e 2, respectivamente, ao passo em que a eficiência média de remoção de turbidez alcançada foi de 64% no Estágio 1 e 57% para o Estágio 2, baseando-se, sobretudo, na capacidade de adsorção dos resíduos cerâmicos. A adição das camadas de manta não tecida foi pouco expressiva sobre a eficiência dos filtros, entretanto pôde agregar estabilidade na operação destes, haja vista os baixos Índices de Decaimento da Qualidade da Água (IDQA) alcançados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Silva de Almeida, Universidade Federal de Sergipe

Engenheiro Civil e Pesquisador pelo Departamento de Engenharia Civil (DEC/UFS) em tratamento de água para consumo humano.

Anderson de Jesus Lima, Universidade Federal de Sergipe

Mestre e Pesquisador em Engenharia Civil, ênfase em Tratamento de água para consumo humano.

Lucas de Araújo Souza, Universidade Federal de Sergipe

Engenheiro Civil e Pesquisador pelo Departamento de Engenharia Civil (DEC/UFS) em tratamento de água para consumo humano.

Denise Conceição de Góis Santos Michelan, Universidade Federal de Sergipe. Departamento de Graduação e Pós-Graduação em Engenharia Civil

Docente e pesquisadora pela Universidade Federal de Sergipe, no departamento de Engenharia Civil.

Mestre em Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia da USP.

Doutora em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Publicado

2022-02-10

Como Citar

Almeida, T. S. de, Lima, A. de J., Souza, L. de A., & Michelan, D. C. de G. S. (2022). FILTRAÇÃO EM MÚLTIPLAS ETAPAS (FiME) MODIFICADA POR MATERIAIS NÃO CONVENCIONAIS. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 9(3), 170–190. https://doi.org/10.9771/gesta.v9i3.45440

Edição

Seção

Artigos Originais