SUPORTE TÉCNICO:

O suporte a leitores, autores e avaliadores é prestado pela equipe de cada revista. Para localizar o contato principal ou suporte técnico, Acesse a revista, clique na aba SOBRE e em seguida clique em Contato. 

O suporte a Editores é prestado pelo Núcleo Tecnológico do Sistema Universitário de Bibliotecas da UFBA através do email: nucleosibi@ufba.br

Revistas

  • Afro-Ásia

    A revista Afro Ásia é uma publicação semestral do Centro de Estudos Afro-Orientais da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia, dedicada, sobretudo, a temas afro-diaspóricos, africanos e asiáticos. Cadastre-se para receber, por correio eletrônico, anúncios de novas edições e outras novidades. Para publicar na Afro Ásia, confira nossa Política Editorial e as Diretrizes para Autores.
    Área do conhecimento: Ciências Humanas
    ISSN (online): 1981-1411 - Periodicidade: Semestral

  • Anais da Faculdade de Medicina da Bahia

    Escopo: Anais da Faculdade de Medicina da Bahia é uma coleção de produções acadêmicas publicadas no ano de 1940, que visa à preservação digital e difusão dos materiais encontrados nos acervos da Faculdade de Medicina da Bahia. No momento encontra-se INATIVO. A consulta ao acervo pode ser realizada na Bibliotheca Gonçalo Moniz, setor de periódicos, Largo do Terreiro Jesus.
    Área do conhecimento: Ciencias da Saude - E-mail: bibgm@ufba.br

  • Anais da Faculdade de Medicina da Baía

    Escopo: Anais da Faculdade de Medicina da Baía é uma coleção de produções acadêmicas publicadas no ano de 1939, que visa à preservação digital e difusão dos materiais encontrados nos acervos da Faculdade de Medicina da Bahia. No momento encontra-se INATIVO. A consulta ao acervo pode ser realizada na Bibliotheca Gonçalo Moniz, setor de periódicos, Largo do Terreiro Jesus.
    Área do conhecimento: Ciencias da Saude - E-mail: bibgm@ufba.br

  • AntipodeS - Études de langue française en terres non fracophones

    Revue électronique scientifique internationale à parution semestrielle en libre accès pour la diffusion mondiale de travaux pluridisciplinaires sélectionnés en double anonyme sur critères d’excellence via les réseaux de la Fédération internationale des professeurs de français, de la Fondation Alliance française, du GERFLINT, de Framonde-Agence universitaire de la Francophonie, de LISEO-CIEP, les réseaux de chercheurs amis, les portails de ressources en ligne et les réseaux sociaux.

    e-ISSN : 2596-1837

    Indexations finalisées : Mir@bel

    Suivi sur : Facebook, LinkedIn, Twitter

    Courriel : redaction.antipodes@gmail.com

     

  • Ângulos

    A revista Ângulos (1950-2006) encontra-se inativa. Maiores informações e consulta  pode ser realizada na Biblioteca Teixeira de Freitas da Faculdade de Direito, Campus Canela.
  • Arquivos da Universidade da Bahia - Faculdade de Medicina


    Escopo: Arquivos da Universidade da Bahia - Faculdade de Medicina é uma coleção de produções acadêmicas publicadas no ano de 1946, que visa à preservação digital e difusão dos materiais encontrados nos acervos da Faculdade de Medicina da Bahia. No momento encontra-se INATIVO. A consulta ao acervo pode ser realizada na Bibliotheca Gonçalo Moniz, setor de periódicos, Largo do Terreiro Jesus.
    Área do conhecimento: Ciencias da Saude - E-mail: bibgm@ufba.br

  • Argumento

    Argumento é uma revista que visa a publicação anual de artigos, resenhas e traduções de discentes (graduação e pós-graduação) da área de Filosofia. A revista é administrada pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Filosofia da UFBA.
  • Arquivos da Universidade da Bahia- Faculdade de Ciências Econômicas

    Escopo: Arquivos da Universidade da Bahia - Faculdade de Ciências Econômicas é uma coleção de produções acadêmicas publicadas entre os anos de 1947 e 1956. No momento encontra-se INATIVO. A consulta ao acervo pode ser realizada na Biblioteca da Faculdade de Economia, setor de periódicos, Praça da Piedade.   Área do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas - E-mail:  fce-bibl@ufba.br


     

  • Arquivos da Universidade da Bahia/Escola de Belas Artes

    A revista Arquivos da Universidade da Bahia - Faculdade de Belas Artes  (1953-1956) encontra-se INATIVA. Maiores informações e consulta aos exemplares pode ser realizada no "Lugares de Memória", sediado no 3º andar, Biblioteca Universitária Reitor Macedo Costa, Campus Ondina.

  • Arquivos da Universidade da Bahia/Faculdade de Filosofia

    A revista Arquivos da Universidade da Bahia - Faculdade de   Filosofia (1952-1963) encontra-se INATIVA. Maiores informações e consulta  pode ser realizada na Biblioteca Universitária Isaías Alves (FFCH), Campus Federação.

  • Boletim MicroVita

    O Boletim MicroVita, publicação do Instituto de Ciências da Saúde da UFBA, objetiva divulgar artigos, ensaios, notas técnicas, relatos de casos, entrevistas, resenhas, textos informativos e críticos de Instituições de Ensino e Pesquisa. Com periodicidade semestral, o Boletim MicroVita visa publicar a produção científica e crítica, abrangendo textos da área de saúde em conexão com diversos campos do conhecimento.

  • Caderno CRH

    O CADERNO CRH – é uma revista de Ciências Sociais que aceita a colaboração livre de textos inéditos de reconhecido interesse acadêmico e atualidades das Ciências Sociais, na forma de artigos, ensaios bibliográficos e resenhas. A partir de 2020, o volume 33 da revista passou a veicular os textos na forma de Publicação Contínua, exclusivamente on-line, com um único volume anual. Cada volume deverá publicar três Dossiês sobre temas específicos, organizados por autores de reconhecida experiência acadêmica e que represente contribuição original ao debate científico, sendo todos os textos submetidos ao processo de revisão pelos pares. Além do Dossiê, comporão o volume, artigos de livre submissão que não terão necessariamente vinculação aos temas dos dossiês e resenhas.


    Versão impressa ISSN: 0103-4979 Versão on-line ISSN: 1983-8239

  • Cadernos de Gênero e Diversidade

    Cadernos de Gênero e Diversidade. Publicação trimestral.

    ISSN 2525-6904

     

    A REVISTA CADERNOS DE GÊNERO E DIVERSIDADE NÃO ACEITARÁ NOVAS SUBMISSÕES EM FLUXO CONTíNUO A PARTIR DE 09/03/2021 ATÉ QUE TODOS OS ARTIGOS EM NOSSO SISTEMA SEJAM AVALIADOS E SEUS PROCESSOS EDITORIAIS SEJAM FINALIZADOS. AGRADECEMOS A COMPREENSÃO DE TODAS E TODOS! EM BREVE REABRIREMOS A POSSIBILIDADE DE SUBMISSÕES. SE MANTÉM AS SUBMISSÕES PARA CHAMADAS ABERTAS.

  • Cadernos de Geociências

    APRESENTAÇÃO

    A revista Cadernos de Geociências, do Instituto de Geociências da UFBA, teve seu último número impresso (volume 6) publicado em 2001.

    A partir de 2010, com a publicação do volume 7, a revista passou a ser completamente on-line, e está sob organização dos cursos de Pós-Graduação em Geologia e de Pós-Graduação em Geoquímica: Petróleo e Meio Ambiente (POSPETRO) - IGEO/UFBA. A revista on-line possui um novo ISSN: 2238-4960.

    O objetivo da revista é divulgar trabalhos realizados na área das Ciências da Terra, com enfoque nas diversas sub-áreas da Geologia, da Geografia, da Oceanografia e da Geofísica.

    ATENÇÃO! A partir desta data, 14 de julho de 2016, estão disponíveis, em meio digital (escaneados), os primeiros volumes de Cadernos de Geociências (volumes 1 a 6). Os conteúdos completos podem ser acessados em "EDIÇÕES ANTERIORES" que está organizada por ano de publicação.

  • Cadernos de Prospecção

    Escopo: A revista publica artigos originais de estudos de Prospecções Tecnológicas de Assuntos Específicos envolvendo Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Inovação. O escopo da revista é a inovação tecnológica compreendendo artigos de estudos analíticos baseados em indicadores de propriedade industrial, estudos de propriedade intelectual com a dimensão tecnológica, transferência de tecnologia, inovação tecnológica e desenvolvimento tecnológico.


    ISSN 1983-1358, ISSNe 2317-0026

  • Cadernos do GIPE-CIT

    Editada pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (PPGAC/ UFBA), Cadernos do GIPE-CIT é uma revista semestral especializada em Artes Cênicas. Acolhe a colaboração livre de trabalhos inéditos, atuais e de reconhecido interesse acadêmico nas áreas de teatro, de dança, de cinema, de circo, de performance e afins, na forma de artigos, ensaios e entrevistas. A revista mantém seu foco na práxis em Artes Cênicas, privilegiando contribuições que fortaleçam as relações culturais ibero-americanas, bem como em reflexões sobre as matrizes africanas e indígenas e seus impactos na cena contemporânea.


    CORPO EDITORIAL:


    Ana Cláudia Silva Cavalcante, UFBA, Brasil; João Alberto Lima Sanches,  UFBA, Brasil; Melina Scialom, UFBA, Brasil                                                                             

  • Cadernos do PPGAV/EBA/UFBA

    Publicação dos resultados de dissertações e Teses do programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Escola de Belas Artes da UFBA. Encontra-se temporariamente suspensa.
  • Cadernos PPG-AU/UFBA

    Os Cadernos PPG-AU/UFBA  (2003-2007) encontra-se suspenso atualmente. Maiores informações e consulta pode ser realizada na Biblioteca de Arquitetura, Campus Federação.
  • Estudos Linguísticos e Literários

    Escopo: A Revista Estudos Linguísticos e Literários é vinculada aos programas de pós-graduação em Língua e Cultura (PPGLinC) e Literatura e Cultura (PPGLitCult) da UFBA. A Revista publica artigos e ensaios científicos, produzidos no âmbito dos estudos linguísticos ou literários, a partir de um cronograma semestral ou de chamadas para números temáticos amplamente divulgados. Os artigos ou ensaios devem ser originais e inéditos e devem ter parecer positivo de pelo menos dois pareceristas.
    Area do conhecimento: Linguística, Letras e Artes
    ISSN(online): 2176-4794 - Periodicidade: Semestral

  • GeoTextos

    GeoTextos é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Bahia, que busca dar visibilidade às pesquisas desenvolvidas, no Brasil e no Exterior, nesta área do conhecimento. A revista está aberta a contribuições de pesquisadores de outras instituições de pesquisa (ver regras para envio de artigos), dando prioridade à publicação de resultados de pesquisas concluídas ou em estágio avançado de execução. A revista GeoTextos compõe o Portal de Periódicos da CAPES. Também se encontra indexada no Diadorim, no DOAJ, no LatinIndex, na Redib, no ROAD e no Sumários.org e está classificada como B1 no Qualis Capes da área de Geografia (2013-2016). A revista conta com o apoio da Editora da Universidade Federal da Bahia para sua editoração/publicação e os artigos publicados recebem atribuição de DOI, graças à parceria entre a Universidade Federal da Bahia e o CrossRef. Clique em Sobre para obter detalhes do processo editorial e outras informações.

  • Germinal: marxismo e educação em debate


    • Escopo: Germinal: marxismo e educação em debate é uma produção conjunta de grupos de pesquisa que assumem o marxismo como referencial teórico de sustentação de suas investigações e visa difundir e debater a problemática educacional à luz do marxismo. Aceita colaborações que serão avaliadas mediante o sistema de avaliação duplo-cega, reservando-se o direito de publicar ou não o material espontaneamente enviado ao Comitê Editorial.



    • Qualis:  B1 (Outros estratos)

    • Área do conhecimento: Ciências Humanas

    • Ano de fundação: 2009

    • ISSN: 2175-5604

    • Título abreviado: Germinal: marx. e educ. em debate 

    • E-mail: revistagerminal@ufba.br

    • Prefixo DOI: 10.9771

  • ICTUS - Periódico do PPGMUS-UFBA | ICTUS Music Journal

    Bem-vindo ao ICTUS Music Journal!

    Criado em 1999 pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Bahia (UFBA), foi pioneiro no meio dos periódicos em música no Brasil, publicando textos científicos sobre música em versão eletrônica, utilizando a plataforma PKP-OJS, incluindo o modo de aceitação de fluxo contínuo para envio de contribuições, revisão cega por pares e publicação de artigos aceitos.

    O ICTUS Music Journal agora está sediado no Portal de Periódicos da UFBA.

    Nesta nova era, aceitaremos textos em português, espanhol ou inglês. Todos os resumos devem ser acompanhados de uma tradução para os outros dois idiomas. O aviso prévio mínimo para participar do processo de avaliação / revisão / layout / publicação é de 3 meses.

    Sinta-se convidado a enviar seus textos e outras contribuições nas seguintes modalidades:

    a) Artigos científicos: textos originais resultantes de pesquisas realizadas pelo(s) autor(es) e de interesse para a área;

    b) Resenhas: textos com resenhas feitas pelo(s) autor(es) de publicações de interesse da área;

    c) Entrevistas: textos com transcrições de entrevistas realizadas pelo(s) autor(es) de interesse da área;

    d) Ensaios e Debates: Textos feitos pelo(s) autor(es) sobre temas de interesse da área;

    e) Efemérides: textos em homenagem a pessoas ou eventos de interesse da área;

    f) Documentação: Documentos musicais e/ou sonoros de interesse para a região.

    (NOTA: esta seção pode transmitir documentos relacionados aos textos das outras seções).

     

    Para enviar sua contribuição, consulte as Diretrizes para autores no menu da coluna à direita.

    Estamos ansiosos e agradecemos antecipadamente a sua preferência!


    Conselho Executivo do ICTUS Music Journal

  • Inventário

    Revista dos alunos de pós-graduação do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia
  • Metamorfose

    Metamorfose.
    Revista Interdisciplinar de Arte, Ciência e Tecnologia
  • Nexos Econômicos

    O Programa de Pós-graduação em Economia da Universidade Federal da Bahia (PPGE/UFBA), mantendo sua tradição de pluralismo em Economia, publica a Revista Nexos Econômicos. Herdando a divisão em Áreas de Concentração desse programa, a Revista aceita contribuições nas áreas de Desenvolvimento Econômico e de Economia Aplicada. Com esta iniciativa, pretende-se consolidar mais um canal de divulgação das contribuições, reflexões e debates de Economia e temas correlatos, nos seus aspectos teóricos e empíricos, visando o incremento da produção acadêmico-científica e do reconhecimento do PPGE no país.
  • Organizações & Sociedade

    O&S é uma publicação trimestral do NPGA - Núcleo de Pós-graduação em Administração, da Universidade Federal da Bahia. Tem como objetivo fomentar o diálogo e a inovação sobre o entendimento das organizações, por meio da publicação de pesquisas que agreguem valor à sociedade e sejam socialmente significativas. A O&S tem um processo de revisão cega por pares em cinco etapas e acolhe dois tipos de artigos: desenvolvimento teórico e pesquisa empírica.
    Area do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas
    ISSN(online): 1984-9230 - Periodicidade: Quadrimestral

  • Políticas Culturais em Revista

    Políticas Culturais em Revista é um periódico eletrônico semestral que aceita para publicação material inédito sobre Política Cultural e temáticas correlatas, na forma de artigos e ensaios resultantes de estudos teóricos e/ou pesquisas, bem como entrevistas e resenhas, além da divulgação de encontros, eventos, publicações e defesas de dissertações e teses. Os artigos têm que ser inéditos em periódicos científicos. Se tiver sido apresentado e/ou publicado em Anais de encontros científicos indicar em nota de rodapé a referida apresentação e/ou publicação. Este periódico não cobra taxas para receber, avaliar ou publicar trabalhos.

  • PontodeAcesso

    Pontodeacesso é uma publicação quadrimestral vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) do Instituto de Ciência da informação (ICI), da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Seu objetivo é tornar acessíveis, livre e gratuitamente trabalhos acadêmicos de pesquisadores nacionais e estrangeiros da comunidade científica, focados em temas no campo de estudos da Informação. Além de artigos, debates e entrevistas, publica resenhas de publicações, de softwares e de modelos de gestão de informação e conhecimento.


     

  • Repertório

    Periódico do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia. Criado em 1997, tem como foco a difusão da práxis transdisciplinar em artes cênicas com ênfase em pesquisas articuladas com o desenvolvimento de epistemo-metodologias, processos pedagógicos e de criação, história e dramaturgia, tendências contemporâneas, perspectivas decoloniais, corporeidade, feminismos, gênero, estudos étnico-raciais, performance e tecnodiversidade, saberes e fazeres nas artes cênicas.
    Area do conhecimento: Artes
    ISSN(online): 2175-8131 - Periodicidade: Semestral

  • Revista Almatroz

    A revista tem como objetivo divulgar o estudo da poesia em língua inglesa. Encontra-se temporariamente suspensa.

  • Revista Baiana de Enfermagem‏

    A Revista Baiana de Enfermagem (RBE), criada em 1981 pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, é um órgão de divulgação eletrônica científica vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde. A partir de 2010, foi publicada sua primeira edição eletrônica.


    Publicação bilíngue, em fluxo contínuo (Rolling Pass), de acesso livre (CC-BY-NC) e utilização de Digital Object Identifier (DOI®).


    É afiliada à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), integra a coleção REV@ENF, encontra-se hospedada no Portal Scielo e indexada na Scopus, Lilacs, BVS, BDENF, CINAHL, CUIDEN, Latindex, entre outras.


    Adota-se como abreviatura Rev. baiana enferm. 


    ISSNe 2178-8650


     


    __________________________________________________________  ___________


    Missão


    Promover a difusão do conhecimento científico, no campo da enfermagem, educação e outras áreas que transversalizem com as questões da saúde e desenvolvimento humano, resultante da assistência, gestão, ensino, pesquisa, extensão desenvolvida a nível nacional e internacional. 


    Visão


    Consolidar o reconhecimento, a nível nacional e internacional, pela excelência, celeridade e acessibilidade (com áudio-descrição e tradução em libras).


    Valor


    Excelência. Integridade. Ineditismo. Inclusão. 


    A RBE preza pela transparência atuando em consonância com os padrões de boas práticas e a ciência aberta no processo de seleção e divulgação de artigos inéditos de alto padrão de qualidade e rigor metodológico. Sua equipe está capacitada e empenhada para a realização das diversas atribuições inerentes ao processo de gestão de periódico, valorizando a formação de estudantes da graduação e pós-graduação, a popularização e a acessibilidade da ciência.


    Público alvo


    Profissionais de saúde, da educação e áreas afins.

  • Revista Brasileira de Administração Política

    A Administração Política tem como foco a organização e a gestão do trabalho humano - Através da REBAP, há a divulgação dos estudos epistemológicos da administração, abrindo e renovando conceitos e definições deste campo de estudo.

    Esta revista é criada na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, pela Rede de Administração Política, e publicada pela Editora Hucitec desde 2008.

     

    ISSN (Online): 2525-5495

    ISSN (Impresso): 1983-8166

  • Revista Brasileira de Direito Animal

    A RBDA é a primeira Revista de Direito Animal da América Latina. É um periódico quadrimestral de acesso aberto, com publicação desde 2006. Seu principal objetivo é difundir o conhecimento acadêmico na área de Bioética, Direito Animal e Direito Ambiental, divulgando artigos inéditos, doutrinas e jurisprudências nacionais e estrangeiras, com contribuições inovadoras e relevantes que tenham qualidade aprovada por pares competentes. A Revista possui classificação A1 de acordo com o Qualis Periódicos da CAPES, também está vinculada ao Núcleo de Pesquisa e Extensão em Direitos dos Animais, Meio Ambiente e Pós-modernidade (NIPEDA) e ao Programa de Pós-graduação da Faculdade de Direito da UFBA


     

  • Revista Caititu

    A Revista CAITITU - aproximando pesquisa ecológica e aplicação é uma publicação vinculada ao Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ecologia e Conservação da Biodiversidade (NUPECBIO) do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia. Seu objetivo é o de aproximar o conhecimento científico da tomada de decisões na área ambiental.

  • Revista da Faculdade de Direito

    A Revista da Faculdade de Direito, publicação vinculada à Universidade Federal da Bahia (UFBA) é uma publicação seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente à comunidade acadêmico-científica, com linha editorial e normas de submissão, atendendo aos critérios Qualis-periódicos. Cabe mencionar que todos os trabalhos encaminhados são submetidos ao Conselho Editorial de pareceristas Ad Hoc pertencentes às Unidades da Federação distintas da Instituição responsável pelo periódico com utilização da modalidade blind review de avaliação.
  • Revista da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia

    A Revista da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia – REVFO publica debates, análises e resultados de investigações sobre temas específicos considerados relevantes no campo da Odontologia e áreas correlatas; e artigos de discussão e análise do estado da arte da área e das subáreas, mesmo que não versem sobre o assunto do tema central. A revista, de periodicidade quadrimestral, tem como propósitos enfrentar os desafios, buscar a consolidação e promover uma permanente atualização das tendências de pensamento e das práticas na Odontologia, em diálogo com a agenda contemporânea da Ciência & Tecnologia.

  • Revista de Contabilidade da UFBA

    A RC-UFBA, Revista de Contabilidade da UFBA é um periódico do Departamento de Ciências Contábeis da UFBA e constitui-se como um veículo destinado à disseminação de pesquisas e ideias que agreguem valor ao trabalho de acadêmicos e praticantes da Contabilidade. O periódico é dirigido à comunidade de professores, alunos de graduação e pós-graduação, consultores, empresários e profissionais de empresas públicas e privadas. A Revista de Contabilidade da UFBA tem como missão a divulgação de conhecimentos relacionados à Contabilidade, Controladoria e Finanças, tanto em nível nacional como internacional.

    ISSN: 1984 - 3704      Qualis Capes (2013-2016): B4

  • Revista de História da UFBA

    A Revista de História da UFBA, criada em 2009, é uma iniciativa discente que tem como objetivo divulgar a produção historiográfica de graduandos e pós-graduandos em História e áreas afins. Desta forma, busca contribuir com a difusão, diversidade e democratização da produção acadêmica, visando fortalecer o acesso horizontal, livre e gratuito à divulgação e fruição científicas. A Revista reforça seu compromisso ético com a Ciência em tempos de ataque às universidades públicas, apresentando-se como uma ferramenta de publicização de artigos, entrevistas, resenhas e notas de pesquisa de cunho historiográfico com visão crítica.

  • Revista Direito e Sexualidade

    A Revista Direito e Sexualidade, de ISSN 2675-3596, é um periódico destinado a dar visibilidade à pesquisa científica que tenha por base as interações da sexualidade sob a perspectiva jurídica, visando promover o debate de pensamentos e ideias em busca de uma sociedade mais igualitária, justa e inclusiva. 

  • Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito

    Ampliar divulgação das publicações, artigos da revista brasileira de direito animal.
  • Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais

    Periódico de livre acesso para o debate acadêmico que publica artigos originais da área da Engenharia Sanitária e Ambiental, com foco nos aspectos relacionados à gestão e tecnologia, com base em abordagens críticas inter e transdisciplinares.


     


     



     

  • Revista Eletrônica MAPA D2 - Mapa e Programa de Artes em Dança (e Performance) Digital

    A Revista Eletrônica MAPA D2 - Mapa e Programa de Artes em Dança (e Performance) Digital é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas em parceria com o Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia. Essa publicação tem como foco abrigar a produção de conhecimento das experiências acadêmicas e artísticas do campo da dança e da performance que atuam nas fronteiras da arte-ciência-tecnologia. Clique em Sobre para obter detalhes do processo editorial e outras informações.
     
     
  • Revista Interdisciplinar de Gestão Social

    A RIGS – Revista Interdisciplinar de Gestão Social é uma publicação eletrônica com periodicidade de 4 meses, contando, portanto, com 3 números por ano. É uma publicação vinculada ao CIAGS da Escola de Administração da UFBAUniversidade Federal da Bahia.

    Pressupõe-se que a gestão social situa-se na contemporaneidade e em territórios pluridisciplinares de prática e investigação acadêmica, tratando de diversas problemáticas ligadas a campos de conhecimentos tais como Sociologia, Antropologia, Administração, Educação, Geografia, Arquitetura, Ciência Política, dentre outras.

     

    O Caráter Interdisciplinar

    Ao valorizar essa concepção abrangente e inclusiva da gestão, a RIGS publica documentos originais para o contexto brasileiro. São textos, fotos e vídeos que demonstram sua contribuição para o avanço da pesquisa e da prática com base na interdisciplinaridade.

    A RIGS publica documentos inseridos em seis tipologias de contribuição: tecnológica, teórica, vivencial, indicativa, fotográfica e audiovisual. Cada documento deve escolher o tipo que mais o caracteriza, ainda que seja possível o seu enquadramento em múltiplas contribuições. Dessa forma, a cada número publicado da RIGS tem-se a combinação de documentos variados, cada qual com um tipo diferente de contribuição.

     

    Formas de Contribuição

    Contribuição Tecnológica. O foco dos textos nesta modalidade é analítico-propositivo. Devem desenvolver, analisar, caracterizar e explicar métodos, dispositivos ou tecnologias de gestão social. Serão avaliados pela pertinência e originalidade da proposição, bem como pela sua apresentação detalhada, estruturada e clara.

    Contribuição Teórica. Textos nesta modalidade devem propor, desenvolver e sustentar uma contribuição epistemológica, teórica ou conceitual para o avanço da pesquisa em gestão social. Podem ser puramente teóricos ou baseados em pesquisa empírica. Se forem empíricos, podem capitalizar em diversas abordagens metodológicas (por exemplo, estudo de caso, etnografia, auto-etnografia, etnometodologia), mantendo como eixo prioritário a construção teórica. Ou seja, o empírico apóia, orienta e inspira a produção teórica.

    Contribuição Vivencial. Textos nesta modalidade são escolhidos pela sua qualidade narrativa e expressiva. Podem ser considerados como casos para ensino, histórias de vida, biografias, entrevistas, etc. Devem inspirar e instigar a reflexão sobre a gestão social e/ou a interdisciplinaridade. Portanto, devem indicar a que teorias, conceitos ou práticas podem ser relacionados, explicando seu potencial de inspiração.

    Contribuição Indicativa. Este tipo de texto tem perfil de resenha de livro, bem como de análise de eventos nacionais e internacionais. Podem analisar um ou vários livros publicados ou eventos, destacando suas forças, fraquezas e importância no contexto da gestão contemporânea.

    Contribuição Fotográfica. Esta modalidade compreende fotos com uma breve sinopse sobre o seu contexto e sua relevância para o avanço do entendimento sobre um ou vários aspectos da gestão social e/ou da interdisciplinaridade. Devem inspirar, instigar ou renovar a reflexão sobre a gestão social e/ou a interdisciplinaridade.

    Contribuição Audiovisual. Esta modalidade compreende vídeoscom uma breve sinopse sobre o seu contexto e sua relevância para o avanço do entendimento sobre um ou vários aspectos da gestão social e/ou da interdisciplinaridade. São avaliados pela sua contribuição estética e argumentativa.Devem inspirar, instigar ou renovar a reflexão sobre a gestão social e/ou a interdisciplinaridade.

     

  • Revista Periódicus

    A Revista Periódicus (ISSN: 2358-0844) é uma publicação semestral de divulgação científica do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gênero e Sexualidades (NuCuS), que foi criado como Grupo de Pesquisa em 2007, e está vinculado à Universidade Federal da Bahia, ao Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, ao Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade e ao Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT). O objetivo principal da Revista Periódicus é divulgar, traduzir e fomentar os Estudos de Gênero e Sexualidade, a partir de perspectivas feministas, queer, transfeministas, anti-racistas e anti-coloniais do Brasil e demais países da América Latina. Pretendemos também: traduzir para a língua portuguesa textos importantes e inéditos dos Estudos de Gênero e Sexualidade; divulgar a produção acadêmica realizada por meios de uma perspectiva interseccional e multi-inter-transdisciplinar sobre gêneros e sexualidades; acolher outras linguagens e modos de criação de textos acadêmicos, para além dos formatos de Artigos e Ensaios, de forma a também "estranhar" não só as formas canônicas de produzir conhecimentos nas Universidades, mas também as próprias metodologias dessas produções.

    A publicação consta em Indexadores e Diretórios como: DiadorimLatindex, RedibDOAJ.

  • Revista Prelúdios

    A Revista Prelúdios é uma publicação científica eletrônica semestral. Lançada em 2013, tem como objetivo divulgar artigos, ensaios e resenhas de pesquisadores da área de Ciências Sociais, vinculados a instituições nacionais e internacionais. Poderão ser submetidos para publicação textos originais – ainda não publicados em outra revista científica nacional ou estrangeira, ou em coletâneas – ou publicados em anais de eventos científicos.

  • Revista Veredas da História


    1. A Revista Veredas da História é uma iniciativa interdisciplinar voltada para os estudos históricos e historiográficos, visando estabelecer o diálogo efetivo com diferentes campos de saber. Ela dedica-se especialmente a divulgar artigos, ensaios, traduções documentais, entrevistas e resenhas críticas.

    2. A Revista Veredas da História (B4 no Qualis, ISSN: 1982-4238) encontra-se vinculada a diversas instituições universitárias, contando com a colaboração de editores ligados à  UFBA, UFS, UFPel, Unb, UERJ, Centro Universitário Celso Lisboa e UFFRJ. Ela tem como objetivo publicar artigos, resenhas, textos e documentos, frutos de pesquisas desenvolvidas por alunos e professores. A ideia da publicação é viabilizar o diálogo do campo da História com as mais diversas ciências, fomentando, através da sua interdisciplinaridade, a criação de um espaço para discussão e debate acadêmico promissor, originando assim pensamentos transformadores e criativos. Nossa periodicidade é semestral, com recebimento em fluxo contí­nuo.

  • RUA: Revista de arquitetura e urbanismo

    A Revista RUA - Revista de Arquitetura e Urbanismo(1988-2007), editada pelo programa de pós-graduação em arquitetura e urbanismo, encontra-se suspensa temporariamente. Maiores infornações e consulta pode ser realizada na Biblioteca de Arquitetura, Campus Federação.
  • Tempo Digital

    Tempo Digital: Revista de divulgação da Superintendência de Tecnologia de Informação da Universidade Federal da Bahia

    STI/UFBA

  • Têmpora: Revista Discente de História da UFBA

    A Têmpora é uma revista eletrônica dos graduandos de História da Universidade Federal da Bahia, publicando anualmente os mais diversos trabalhos dentre do campo da história social e cultural da antiguidade à contemporaneidade.

  • Universitas

    Revista de Cultura da Universidade Federal da Bahia, publicada entre 1968-1991, é uma coleção de periódico de produções acadêmicas editada pelo Departamento Cultural da Reitoria da UFBA. Encontra-se inativa, porém em processo de digitalização. A consulta aos seus 40 números no formato impresso, incluindo o índice da Universitas (1968-1991), edição comemorativa dos 50 anos de fundação  da UFBA, pode ser realizada no "Lugares de Memória".