AVISO!
Prezadas/os usuárias/os
Saiba mais sobre AVISO!Prezadas/os usuárias/os
Saiba mais Saiba mais sobre AVISO!Editorial
Este editorial refere-se ao nº 1, do volume 12, da revista GESTA – Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais, iniciando as publicações do ano de 2024.
O periódico GESTA é de livre acesso, gratuito e comprometido com sólidas bases científicas e com a ciência-cidadã. A gestão coletiva atual da Revista envolve as instituições: Universidade Federal da Bahia - UFBA, Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.
A hospedagem e edição da Revista GESTA está a cargo da Universidade Federal da Bahia – UFBA. A política do periódico para divulgação é de Livre Acesso (Open Acess). A Revista GESTA encontra-se classificada como B2 no Qualis/CAPES para dez áreas do conhecimento: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO; CIÊNCIAS AMBIENTAIS; CIÊNCIAS AGRÁRIAS I; CIÊNCIAS BIOLÓGICAS I; CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS; ENGENHARIAS I e III; QUÍMICA; INTERDISCIPLINAR e SAÚDE COLETIVA.
Esta Edição apresenta como primeira contribuição uma abordagem da recuperação de água deionizada na indústria de semicondutores. Apresenta ainda uma contribuição sobre wetlands construídos com foco na remoção de nitrogênio e reuso de esgotos domésticos. A Edição traz duas contribuições que abordam a qualidade da água de recursos hídricos do Estado de Minas Gerais. Sensível ao tema do acesso à água potável, a GESTA apresenta uma contribuição que aborda a água para consumo humano em tempos de pandemia da COVID-19.
A Edição também apresenta estudos com abordagens na regionalização de vazões e alternativas de manejo e drenagem urbana para bacias hidrográficas do Estado da Bahia. A geração de energia mais sustentável também está presente nesta Edição, com estudo sobre geração de biogás a partir de resíduos do processamento de café. Para finalizar, contribuímos para a discussão da qualidade de solos no Brasil, com um estudo sobre a contaminação de solos por meio da disposição final de resíduos sólidos urbanos e um estudo sobre a qualidade do solo em ambientes florestais.
Esperamos que esta Edição alcance ampla repercussão e reiteramos nossa gratidão aos autores e às autoras, à equipe de revisão, edição e condução do Periódico GESTA! Seguimos 2024 focados para o sucesso das edições futuras e para melhorias no Periódicos que estão por vir!
Abraços fraternos.
Equipe editorial