Sobre a Revista

Periódico de livre acesso para o debate acadêmico que publica artigos originais da área da Engenharia Sanitária e Ambiental, com foco nos aspectos relacionados à gestão e tecnologia, com base em abordagens críticas inter e transdisciplinares.

A gestão conjunta da Revista está a cargo das instituições: Universidade Federal da Bahia - UFBA, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, Universidade de Coimbra - UC e Universidade do Minho - UM.

A hospedagem e edição da Revista GESTA está a cargo da Universidade Federal da Bahia - UFBA.

A política do periódico para divulgação é de Livre Acesso (Open Acess).

A revista possui o identificador digital D.O.I (Digital Object Identifier), ISSN: 2317-563X, é operacionalizada pelo sistema SEER/OJS, e está indexada nas seguintes bases: Latindex (internacional), Redib – Rede Iberoamericana de innovación y conocimiento científico (internacional), LiVre CNEN (nacional), Sumarios.org (nacional), e Google acadêmico, e encontra-se classificada no Qualis/CAPES para nove áreas:

  • ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO
  • CIÊNCIAS AMBIENTAIS
  • ENGENHARIAS I
  • ENSINO
  • GEOCIÊNCIAS
  • GEOGRAFIA
  • INTERDISCIPLINAR
  • PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL / DEMOGRAFIA
  • SAÚDE COLETIVA

 

 


 

Notícias

Edição Atual

v.9, n.2 (2021) Edição Especial REÚSO DE ÁGUAS
					Visualizar v.9, n.2 (2021)   Edição Especial REÚSO DE ÁGUAS

EDITORIAL

Diante dos eventos recorrentes de estresse hídrico que vêm acometendo diferentes regiões do planeta, inclusive o Brasil, o reúso de águas residuárias e a utilização de outras fontes de água, cada vez mais torna-se um importante instrumento de gestão de recursos hídricos e saneamento, de preservação ambiental e de recuperação de nutrientes e de energia.

De forma a contribuir para o debate nacional e para o desenvolvimento da prática de reuso e aproveitamento de água no Brasil, a Revista GESTA apresenta a edição especial “Reaproveitamento e reúso de água – da concepção à prática” (vol. 09, n. 02), com relevantes contribuições.

O presente volume conta com a publicação de nove artigos científicos e cinco notas técnicas, que juntos, perfazem um amplo conteúdo sobre o tema, abordando estudos de potencial, aplicação de metodologias de avaliação de risco (quantitativa e semiquantitativa), aproveitamento de água de chuva em ambientes urbanos e rurais e reutilização de água cinza. Ainda, com o objetivo de aproximar a área técnica da área científica, as notas técnicas apresentam procedimentos relevantes para a sistematização do reúso de água para as condições brasileiras. Destas cinco, quatro abrangem um conteúdo completo com a proposição de uma metodologia estruturada de avaliação de potencial regional de reúso de água no Brasil; a outra aborda o passo a passo da aplicação do modelo semiquantitativo de avaliação de risco microbiológico para saúde humana em irrigação.

Por se tratar de um veículo científico luso-brasileiro, o grupo editorial da Revista orgulha-se de ter nesta edição, uma participação efetiva de autores e revisores portugueses, que nos permitiram uma maior abrangência do conteúdo, com uma considerável ampliação do debate. 

Neste contexto, o grupo editorial agradece aos autores que colaboraram pela excelência dos conteúdos publicados nessa edição, tornando a Revista ainda mais apreciada, sob assunto de forte expansão e visibilidade nacional.

Também, agradecemos a colaboração inestimável dos Editores Científicos desta edição, a profa. Dra. Ana Silvia Pereira Santos (Ad Hoc) e o prof. Dr. Sílvio Roberto Magalhães Orrico .  

Desejamos a todos/as leitores/as uma boa imersão no tema, agradecendo-os pela colaboração participativa, como disseminadores do conhecimento.

Publicado: 2021-09-15

Edição Especial REUSO DE ÁGUAS 2021

Ver Todas as Edições