n. 46 (2021): Sonhar, pensar e realizar as Artes Cênicas em contexto de pandemia
A edição número 46 do Cadernos do GIPE-CIT desenvolve o tema emergencial Sonhar, pensar e realizar as Artes Cênicas em contexto de pandemia com o objetivo de propiciar o compartilhamento de experiências e abrir espaço para a reflexão, de forma a mobilizar os agentes culturais que atuam em todas as modalidades cênicas pela busca de soluções para os intensos desafios desse longo período. É fato que a pandemia da COVID-19, e o necessário distanciamento social, potencializou o diálogo entre tecnologias digitais, linguagens e modalidades artísticas, alterando as relações de tempo e de espaço, e a relação com a presença física nos processos criativos e arte-educativos. Reunimos aqui contribuições, ensaios e artigos de pesquisadores-artistas que abordam, por perspectivas
diferenciadas, os impactos dessa terrível crise sanitária e política, nas relações de ensino e de aprendizagem e nos processos de realização das artes cênicas – suas formas de concepção, produção, financiamento, recepção e interação com o público e com a sociedade. O caderno expõe um relato polifônico, sensível e crítico, que poderá apontar caminhos de superação dos limites circunscritos por este momento histórico, que tem afetado intensamente a cadeia de produção artística, como também as escolas, as faculdades e as universidade, pela ausência de uma política cultural e educacional correspondente às questões coletivamente enfrentadas. Organização: Ana Cláudia Cavalcante, Antônia Pereira Bezerra e Eliene Benício Costa.
SUMÁRIO
EDITORIAL. Sonhar, pensar e realizar as Artes Cênicas em contexto de pandemia - Ana Cláudia Cavalcante, Antônia Pereira Bezerra, Eliene Benício
EXPEDIENTE e FICHA CATALOGRÁFICA. Edição 46 – Ana Cláudia Cavalcante
1. Poéticas e IN (Experiências) para a inserção do espectador como cocriador da cena em tempos remotos – Cristiane Barreto
2. Teatro e Música em tempos remotos: experimentos de uma pesquisa-ação – Andressa Menezes Oliveira
3. Debaixo do barro do chão: o corpo que performa na quadrilha junina – Ila Nunes Silveira
4. Projeto Canguru em tempos de pandemia: dança para bebês em sistema remoto – Juliana Costa Ribeiro, Cristina da Conceição Resende, Laís Mayara Silva
5. Práticas artísticas e gesto decolonial: uma experiência com o teatro lambe-lambe – Cláudia Salomão Costa
6. O Dois de Julho entre a Cabocla e o Caboclo: teatro de rua no contexto de pandemia –Manuela Ribeiro
7. Aura de Cristal: um diálogo entre somática e criação em/com dança – Caio Picarelli
8. Pela interdisciplinaridade nos processos criativos: corpo e tecnologias digitais em diálogo – Marcela Capitanio Trevisan
9. Teatralidades e performatividade no processo de criação cênica do espetá-
culo Corpo Presente do grupo de teatro Finos Trapos – Thiago Carvalho de Sousa Correia
FOLHAS AVULSAS
10. El cuadro vivo de galeras, sucre, Colombia: un intersticio entre las expressiones artísticas vivas y la decolonización – Laura Iriarte López
Edição completa
- EDIÇÃO COMPLETA
- FOLHA DE ROSTO
- EXPEDIENTE
- SUMÁRIO
- EDITORIAL
- 1. Cristiane Barreto
- 2. Andressa Menezes Oliveira
- 3. Ila Nunes Silveira
- 4. Ribeiro; Resende; Silva
- 5. Cláudia Salomão Costa
- 6. Manuela Ribeiro
- 7. Caio Picarelli
- 8. Marcela Capitanio Trevisan
- 9. Thiago C. de Sousa Correia
- 10. Laura Iriarte López