n. 46 (2021): Sonhar, pensar e realizar as Artes Cênicas em contexto de pandemia

					Visualizar n. 46 (2021): Sonhar, pensar e realizar as Artes Cênicas em contexto de pandemia

A Edição número 46 do Cadernos do GIPE-CIT desenvolve o tema emergencial Sonhar, pensar e realizar as Artes Cênicas em contexto de pandemia com o objetivo de propiciar o compartilhamento de experiências e abrir espaço para a reflexão, de forma a mobilizar os agentes culturais que atuam em todas as modalidades cênicas pela busca de soluções para os intensos desafios desse longo período. É fato que a pandemia da COVID-19, e o necessário distanciamento social, potencializou o diálogo entre tecnologias digitais, linguagens e modalidades artísticas, alterando as relações de tempo e de espaço, e a relação com a presença física nos processos criativos e arte-educativos. Reunimos aqui contribuições, ensaios e artigos de pesquisadores-artistas que abordam, por perspectivas
diferenciadas, os impactos dessa terrível crise sanitária e política, nas relações de ensino e de aprendizagem e nos processos de realização das artes cênicas – suas formas de concepção, produção, financiamento, recepção e interação com o público e com a sociedade. O caderno expõe um relato polifônico, sensível e crítico, que poderá apontar caminhos de superação dos limites circunscritos por este momento histórico, que tem afetado intensamente a cadeia de produção artística, como também as escolas, as faculdades e as universidade, pela ausência de uma política cultural e educacional correspondente às questões coletivamente enfrentadas. Organização/Comitê Editorial: Ana Cláudia Cavalcante, Antônia Pereira Bezerra e Eliene Benício Costa.                                                                 

EDITORIAL - Ana Cláudia Cavalcante, Antônia Pereira Bezerra, Eliene Benício Costa

POÉTICAS E in (EXPERIÊNCIAS) PARA A INSERÇÃO DO ESPECTADOR COMO COCRIADOR DA CENA EM TEMPOS REMOTOS – Cristiane Barreto

TEATRO E MÚSICA EM TEMPOS REMOTOS: experimentos de uma pesquisa-açãoAndressa Menezes Oliveira

DEBAIXO DO BARRO DO CHÃO O CORPO QUE PERFORMA NA QUADRILHA JUNINA  Ila Nunes Silveira

PROJETO CANGURU EM TEMPOS DE PANDEMIA: dança para bebês em sistema remoto Juliana Costa Ribeiro, Cristina da Conceição Resende, Laís Mayara Silva

PRÁTICAS ARTÍSTICAS E GESTO DECOLONIAL: uma experiência com o teatro lambe-lambe Cláudia Salomão Costa

O DOIS DE JULHO ENTRE A CABOCLA E O CABOCLO: teatro de rua no contexto de pandemia - Manuela Ribeiro

AURA DE CRISTAL: um diálogo entre somática e criação em/com dançaCaio Picarelli

PELA INTERDISCIPLINARIDADE NOS PROCESSOS CRIATIVOS: corpo e tecnologias digitais em diálogoMarcela Capitanio Trevisan

TEATRALIDADES E PERFORMATIVIDADE NO PROCESSO DE CRIAÇÃO CÊNICA DO ESPETÁCULO CORPO PRESENTE DO GRUPO DE TEATRO FINOS TRAPOSThiago Carvalho de Sousa Correia

FOLHAS AVULSAS

EL CUADRO VIVO DE GALERAS, SUCRE, COLOMBIA: un intersticio entre las expressiones artísticas vivas y la decolonización Laura Iriarte López

Publicado: 2022-02-07