PROJETO CANGURU EM TEMPOS DE PANDEMIA: dança para bebês em sistema remoto
Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir os impactos da pandemia da COVID-19 no ensino e no cotidiano de famílias (adultos e bebês) participantes do Projeto Canguru – dança para bebês, ao migrarem de encontros presenciais para o ensino remoto e assíncrono. A metodologia desta investigação foi descritiva, com abordagem qualitativa. Trata-se de um relato de experiência realizado com base nas expectativas e percepções dos encontros presenciais, em confronto com as necessidades de adequação enfrentadas pelos professores e famílias atendidas durante o isolamento social. O relato se baseia também no conteúdo de entrevistas semiestruturadas e de avaliações que foram enviadas por participantes do projeto, geralmente pelo aplicativo Whatsapp, após a realização das aulas em suas residências. Como resultado, podemos verificar que as famílias que conseguiram se estruturar para manter a frequência nas atividades do projeto puderam estreitar ainda mais os vínculos com os seus bebês, utilizando as aulas de dança, ainda, como uma fuga da rotina em um período de confinamento. Todavia, é perceptível a falta das relações presenciais por todos os participantes do processo, principalmente no que se refere ao desenvolvimento social dos bebês, às trocas afetivas e ao intercâmbio de informações entre os adultos cuidadores. PALAVRAS-CHAVE: Dança para bebês. Pandemia. Ensino remoto.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).