TEATRALIDADES E PERFORMATIVIDADE NO PROCESSO DE CRIAÇÃO CÊNICA DO ESPETÁCULO CORPO PRESENTE DO GRUPO DE TEATRO FINOS TRAPOS

Authors

  • Thiago Carvalho de Sousa Correia Universidade Federal da Bahia

Abstract

Este trabalho apresenta o processo de criação cênica do espetáculo Corpo Presente, do Grupo de Teatro Finos Trapos (BA), décimo primeiro espetáculo de repertório e primeiro “virtual”, concebido entre os meses de maio e agosto de 2020, durante a pandemia. O texto dramatúrgico é uma versão inédita desenvolvida por seus membros e por uma atriz convidada, enquanto ocorria o processo de distanciamento social ocasionado pela Covid-19. O processo de trabalho permitiu realizar uma investigação sobre as teatralidades contemporâneas, as performatividades e também sobre o aspecto virtual do trabalho, pois a originalidade da organização textual/narrativa enfatizou questões como morte, vida, encontro e despedida. A temática do espetáculo versa sobre cartas escritas para uma mãe após o seu ritual de passagem, sobre o silêncio enquanto disparador, trazendo o tempo com a sua imprevisibilidade e, sobretudo, o momento do tempo. A construção do exercício cênico estabeleceu-se através da narrativa, instalando uma atmosfera poética em torno do luto. A partir disso, identificaram-se as teatralidades e as performatividades contidas no espetáculo. Diante dessas considerações, o trabalho desenvolveu-se numa dinâmica em que se pautou em trazer à cena um diálogo nesse viés da vida. O processo de criação instigou o grupo a pesquisar e a experimentar as diversas possibilidades na construção das cenas, em uma plataforma virtual (Zoom Meets), no sentido de se perceber e compreender a cena teatral na contemporaneidade. PALAVRAS-CHAVE: Corpo Presente. Teatralidades. Performatividade. Teatro Digital.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Thiago Carvalho de Sousa Correia, Universidade Federal da Bahia

Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – PPGAC-UFBA, especialista em Política e Gestão Cultural pela Universidade Federal do Recôncavo – UFRB. É professor tutor do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal da Bahia, professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Pedagogia das Artes: Linguagens Artísticas e Ação Cultural – EPARTES – UFSB, Membro do Grupo de Teatro Finos Trapos (Ba), do Coletivo das Liliths (Ba) e gestor da Evoé Casa de Criação.

Published

2022-02-07