PRÁTICAS ARTÍSTICAS E GESTO DECOLONIAL: uma experiência com o teatro lambe-lambe

Autores

  • Cláudia Salomão Costa Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Resumo

O ensaio traz um relato analítico da experiência com o teatro lambe-lambe, uma vertente do teatro de formas animadas (AMARAL, 2011; RANGEL, S., 2014), no âmbito do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (Cecult), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), na cidade de Santo Amaro, entre os anos de 2017 e 2021, apresentando alguns desdobramentos decorrentes do ensino no formato remoto em atendimento ao necessário distanciamento social – em tempos de pandemia da Covid-19. O estudo enfoca a influência das manifestações artísticas e culturais locais, tendo como referência trabalhos apresentados pelos discentes, apontando para a perspectiva de gesto decolonial (MIGNOLO, 2014) em sua prática, e em um ambiente de forte tradição cultural – o Recôncavo Baiano. PALAVRAS-CHAVE: Ensino remoto. Gesto decolonial. Teatro de formas animadas. Teatro lambe-lambe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Salomão Costa, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutoranda em Cultura e Sociedade – Pós-Cultura (IHAC/UFBA). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (PPGAC/UFBA). Bacharel em Direito (UFBA). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Salvador (UNIFACS). Professora Assistente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Pesquisadora do grupo Criar para Crianças: Núcleo de Estudos das Artes e Culturas da e para a Infância (CRICA/UFRB). Gerente Técnica do Teatro Castro Alves.

Downloads

Publicado

2022-02-07