PRÁTICA COMO PESQUISA NAS ARTES DA CENA
Resumo
O dossiê Prática como Pesquisa nas Artes da Cena, Edição número 48 do Cadernos do GIPE-CIT, visa revelar alguns exemplos de pesquisa brasileira que têm acontecido nas intersecções possíveis que esse paradigma revela. O termo, traduzido por Ciane Fernandes (2013) do inglês Practice as Research – PaR, tem a intenção de organizar uma epistemologia que busca validar as práticas artísticas investigativas como pesquisa acadêmica. A PaR tem cada vez mais se desdobrado em práxis composta pela tríade não linear de ser-fazer-pensar. A pesquisa em artes que acontece através da práxis de PaR tem a obra criativa e seus processos como meio transdutor de investigação, ou seja, é através deles que a pesquisa acontece – e não com eles ou sobre eles. É sobretudo um modo de realizar pesquisa acadêmica em que (um)a prática integra a metodologia para se investigar temáticas diversas. A prática se torna o meio pelo qual a pesquisa é realizada; ela norteia a investigação e determina não somente a maneira de se pesquisar, mas também a forma de se refletir sobre pesquisa. Na PaR, ao invés de se articular pensamentos sobre a prática, estes são articulados, sobretudo, através desta prática, no caso, artística.
AUTORES
Aicha Marques; Aline Seabra; Antônio Ricardo Fagundes de Oliveira; Carlos Alberto Ferreira da Silva; Eduardo A. R. Santana; Everton Lampe de Araujo; Franclin Correia da Rocha; Isabela Berto Tescarollo; Maria Ângela de Ambrosis Pinheiro Machado; Marta Soares; Melina Scialom; Morgana Poiesis; Natália Agla Angelim de Oliveira; Neila Baldi; Oneide Alessandro dos Santos; Sandra Corradini; Veridiana Andrade Neves
COMISSÃO CIENTÍFICA – Edição 48
Cibele Sastre; Claudio Lacerda; Diego Pizarro; Eduardo Rosa Santana; Gilsamara Moura; Julio Mota; Lenine Salvador; Leonardo Augusto Paulino; Leonardo Jose Sebiane Serrano; Líria Morays; Marcelo Sousa Brito; Marisa Lambert; Silvia Maria Geraldi, Vivian Vieira Barbosa
COORDENAÇÃO EDITORIAL Melina Scialom
REVISÃO Alex Simões
PROJETO GRÁFICO E EDITORAÇÃO Nando CordeiroDownloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).