DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E TEMPORAL DO AEDES AEGYPTI E DE ARBOVIROSES NA BACIA DO RIO CAMARAJIPE, EM SALVADOR – BAHIA

Autores

  • Felipe Paiva Silva de Oliveira Universidade Federal da Bahia
  • Luiz Roberto Santos Moraes Unviersidade Federal da Bahia / Docente https://orcid.org/0000-0001-8008-5953

DOI:

https://doi.org/10.9771/gesta.v0i2.48960

Palavras-chave:

Arboviroses, Aedes aegypti, Saúde Pública, Bacia do Rio Camarajipe

Resumo

Nos últimos anos no Brasil, os vírus da dengue, Zika e Chikungunya passaram a circular conjuntamente, trazendo grande preocupação para a saúde pública devido às suas manifestações graves, bem como pelo fato do seu principal vetor, o mosquito Aedes aegypti, estar presente nos grandes centros urbanos brasileiros, como Salvador, capital da Bahia. Por isso, o presente trabalho tem como objetivo analisar espacial e temporalmente a ocorrência de dengue, Zika e chikungunya e os níveis de infestação pelo Aedes aegypti, nos bairros que compõem a bacia hidrográfica do Rio Camarajipe, em Salvador, no período de 2014 a 2018. Utilizou-se dados dos índices de Breteau (IB), Infestação Predial (IIP) e Por Tipo de Recipiente (ITR) do Aedes aegypti provenientes do Centro de Controle de Zoonoses e a ocorrência das três arboviroses da Vigilância Epidemiológica de Salvador. Foi realizada análise descritiva, espacial e temporal das variáveis. Os resultados indicaram que entre 2015 e 2018, a maioria dos bairros apresentaram IB e IIP no limiar de risco médio de epidemias, sendo o ano de 2015 o mais crítico, por apresentar os maiores índices médios do período, superiores aos da cidade. No Levantamento de Índice Amostral de 2015, 25% dos bairros apresentaram níveis críticos de infestação, isto é, pelo menos 4% dos domicílios pesquisados continham larvas do Aedes aegypti ou a cada 100 imóveis pesquisados eram encontrados 4 recipientes positivos para larvas do mosquito. Esses resultados não se restringiram a esse levantamento, sendo tendência em todas as regiões da bacia hidrográfica do Rio Camarajipe. Os depósitos móveis como vasos de plantas (Grupo B) foram os criadouros mais representativos para o Aedes aegypti. Outro ponto relevante é que os depósitos do Grupo C como piscinas não tratadas, calhas e ralos, foram predominantes nos bairros de melhor infraestrutura e com população de maior nível socioeconômico, região do Baixo Camarajipe. Quanto à incidência das arboviroses, os dados indicaram subnotificação de casos de Zika e chikungunya. Quanto à dengue, 2014 e 2015 foram os anos de maior incidência. Entretanto, a partir de 2016 os casos dessa arbovirose reduziram significativamente, seguindo uma tendência nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Paiva Silva de Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Engenheiro Sanitarista e Ambiental pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), MSc. em Meio Ambiente, Águas e Saneamento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Luiz Roberto Santos Moraes, Unviersidade Federal da Bahia / Docente

Engenheiro Civil pela EP-UFBA, Pós-graduado em Engenharia Sanitária pela FSP-USP, M.Sc. em Engenharia Sanitária pelo IHE-Delft University of Technology/NE e PhD em Saúde Ambiental pela LSHTM-University of London/UK. Realizou pós-doutorado na EE-Universidade do Minho/PT, FGH-Universitat de Barcelona/ES, ESGT-Instituto Politécnico de Viana de Castelo/PT, FE-Universidade da Beira Interior/PT e FM-Universidade de Lisboa/PT. Professor Titular em Saneamento (aposentado) e Participante Especial da UFBA. 

Downloads

Publicado

2022-12-22

Como Citar

Paiva Silva de Oliveira, F., & Roberto Santos Moraes, L. (2022). DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E TEMPORAL DO AEDES AEGYPTI E DE ARBOVIROSES NA BACIA DO RIO CAMARAJIPE, EM SALVADOR – BAHIA. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 10(2), 28–50. https://doi.org/10.9771/gesta.v0i2.48960

Edição

Seção

Artigos Originais