ANÁLISE HIERÁRQUICA APLICADA À EROSÃO DO SOLO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SERGIPE (SE)
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v0i2.49367Palavras-chave:
Erosão hídrica, gestão do solo-água, processo analítico hierárquicoResumo
A erosão dos solos é um processo geológico-geomorfológico natural, porém a deflagração e a intensificação decorrente da ação antrópica, como o desmatamento, acentua e acelera a perda da quantidade e fertilidade do solo, agravando o assoreamento dos corpos hídricos. As geotecnologias, como o sensoriamento remoto e o geoprocessamento, maximizam o tempo e minimizam os custos para a análise espacial da vulnerabilidade à erosão do solo. Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi aplicar a análise multicriterial e a álgebra de mapa para espacializar e hierarquizar as áreas suscetíveis e vulneráveis à erosão hídrica na Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe (SE). O principal procedimento técnico foi o Processo Analítico Hierárquico (AHP), considerando cinco fatores: erodibilidade, declividade, hipsometria, erosividade e uso e cobertura do solo. Os resultados obtidos mostraram que a área de estudo apresenta, predominantemente, baixa a média suscetibilidade à erosão, correspondendo a 40 e 35% da extensão total da bacia. Já a vulnerabilidade se mostrou mais agravante, com maior expressividade da classe de alta vulnerabilidade erosiva, ocupando uma área de aproximadamente 58,2% na região central da bacia hidrográfica. Esse resultado é decorrente da conversão da vegetação natural em atividades agropecuárias e retratou a acentuada e adversa interferência humana quanto os processos erosivos na área de estudo. Como medidas de controle e gestão do solo e dos recursos hídricos, recomendasse um programa conservacionista associado à recuperação de remanescentes florestais de forma a minimizar os impactos ambientais negativos dos processos erosivos e proteger a qualidade da água de corpos hídricos dessa bacia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).