ITIRUÇU E BOM JESUS DA LAPA DIVERSIDADE CLIMÁTICA DO SEMIÁRIDO BAIANO E AS CONSEQUÊNCIAS NO ATENDIMENTO DA DEMANDA PELAS CISTERNAS DE ÁGUA DE CHUVA
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v0i2.46906Palavras-chave:
Classificação no clima semiárido, Variabilidade das chuvas, Convivência com o semiáridoResumo
Diante da grande extensão territorial do semiárido brasileiro e dos critérios abrangentes para que ocorra o enquadramento dos 1262 municípios nessa região, este estudo objetivou realizar a comparação de dois municípios baianos semiáridos e que são bastante distintos em relação às características climáticas, mesmo apresentando precipitação média anual próxima. Esses municípios são Bom Jesus da Lapa e Itiruçu, os quais foram comparados em relação ao Índice de Aridez (IA) e ao Grau de Concentração da Precipitação (GCP). Os indicadores e os climogramas sugerem que o primeiro município apresenta chuvas mais concentradas de novembro a março (GCP=0,63), enquanto que no segundo as chuvas são mais distribuídas (GCP= 0,22). Além disso, as temperaturas médias anuais são divergentes, interferindo no IA das localidades, sendo que é encontrado um valor de IA de 0,470 para Bom Jesus da Lapa e de 0,764 para Itiruçu. Por fim, ressalta-se que também foi realizada a verificação da eficiência de atendimento do sistema de captação e armazenamento de água de chuva localizado em ambas as cidades, a fim de analisar como as características relacionadas aos aspectos climáticos interferem no uso dessa técnica de fornecimento hídrico descentralizado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).