IDENTIFICAÇÃO DE MICROPLÁSTICOS EM EFLUENTE DOMÉSTICO DO MUNICÍPIO DE ALAGOINHAS-BA.
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v0i2.50213Palavras-chave:
Contaminantes emergentes, cosméticos, esgotos, fibras sintéticas, micropartículasResumo
Os contaminantes emergentes são compostos que vêm sendo objeto de estudo em diversas esferas, em decorrência do potencial risco que pode promover ao meio ambiente e à saúde dos seres humanos. Dentre os tipos de CE, destacam-se os microplásticos (MP). Essas micropartículas plásticas podem ser classificadas quanto a sua origem em primários ou secundários, no qual o primeiro refere-se a partículas fabricadas com dimensão predeterminada para fins industriais, enquanto o segundo, é resultado da fragmentação de macroplasticos. Na última década os estudos acerca dos MP têm ganhado notoriedade. A ampla utilização de produtos à base de plástico nas residências contribui com a liberação de MP no efluente doméstico. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo avaliar a presença de MP em efluente doméstico de duas estações de tratamento de esgoto (ETE) do município de Alagoinhas-BA. Para isso, foram realizadas análises laboratoriais com amostras de efluente bruto e tratado das ETE. Assim, constatou-se a presença de MP na totalidade das amostras analisadas. Em todas as amostras houve predominância de MP secundários. Observou-se eficiência de retenção das micropartículas acima de 90% para as duas ETE. Apesar disso, vale ressaltar que em elevado volume de efluente doméstico tratado pode haver quantidade significativa de MP sendo lançados no corpo receptor. Ademais, destaca-se a necessidade de medidas de conscientização ambiental a fim de promover a redução do padrão de consumo e emissão dos MP nas residências. A presença desse contaminante nas ETE pode promover efeitos danosos ao meio ambiente e à saúde humana.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).