ANÁLISE ENERGÉTICA NA CADEIA PRODUTIVA DO FRANGO DE CORTE EM FEIRA DE SANTANA-BA

Autores

  • Andrezza Rodrigues Vilas Bôas de Morais Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Eduardo Henrique Borges Cohim Universidade Estadual de Feira de Santana https://orcid.org/0000-0003-4250-6758

Palavras-chave:

Eficiência energética, Avicultura, Produção de ração, Sistentabilidade

Resumo

O consumo elevado da proteína do frango possibilitou o crescimento do número de granjas e abatedouros, além de alavancar a busca por processos produtivos mais modernos, aumentando o nível de aperfeiçoamento do setor, colocando o Brasil como o terceiro maior produtor mundial. Um mecanismo empregado para ponderar a eficiência destes sistemas de produção é o estudo da demanda energética, que determina os fluxos de energia da produção, identificando sua eficácia na conversão de energia. Diante disso este estudo teve como objetivo a análise energética do ciclo produtivo de frangos de corte no município de Feira de Santana-BA, verificando as formas de energia direta e indireta envolvidas no processo e determinando sua demanda total de energia para a produção de 1 kg de frango abatido, assim como o balanço energético. A partir dos resultados obteve-se o coeficiente energético de 18,34 MJ/kg de frango abatido, apresentando uma eficiência energética de 55% e identificando que o componente energético mais expressivo no sistema foi relativo à ração, correspondendo a 87% do total de energia demandada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Henrique Borges Cohim, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui doutorado em Energia e Meio Ambiente (2011), mestrado em Tecnologias Limpas (2006) e graduação em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal da Bahia (1983). Atualmente é professor Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana. Atuou até junho/2019 como pesquisador da Rede de Tecnologias Limpas - TECLIM/UFBA, quando o grupo encerrou suas atividades. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias, atuando principalmente nos seguintes temas: minimização do uso da água, meio ambiente, reuso de água, aproveitamento de água de chuva e recuperação de recursos em sistemas de saneamento.

Downloads

Publicado

2022-12-22

Como Citar

Rodrigues Vilas Bôas de Morais, A., & Henrique Borges Cohim, E. (2022). ANÁLISE ENERGÉTICA NA CADEIA PRODUTIVA DO FRANGO DE CORTE EM FEIRA DE SANTANA-BA . Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 10(2), 120–134. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/gesta/article/view/46884

Edição

Seção

Artigos Originais