EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA DO SETOR RESÍDUOS DE SALVADOR: ANÁLISE COMPARATIVA DOS RESULTADOS E LACUNAS ENCONTRADAS NO PRIMEIRO E SEGUNDO INVENTÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v0i2.48664Palavras-chave:
Inventário de Emissões de GEE; GPC; Resíduos, SalvadorResumo
A cidade de Salvador está buscando implementar novas tecnologias de baixo carbono e estabelecer um processo de gestão dos riscos e oportunidades representados pelas mudanças climáticas desde que publicou seu primeiro Inventário de Emissões dos Gases de Efeito Estufa, em 2016. A continuidade destas ações é vista com a publicação de seu segundo inventário, em 2020. A bibliografia existente sobre inventários urbanos de Gases de Efeito Estufa (GEE) comprova a importância e potencial de contribuição das cidades no enfrentamento das mudanças climáticas. O inventário é o instrumento de acompanhamento e controle destas emissões, portanto sua qualidade é fundamental para subsidiar a proposição de ações mitigatórias. Um dos desafios apontados pela comunidade científica consiste na comparabilidade dos inventários urbanos de GEE. Este trabalho tem como principal objetivo realizar uma análise comparativa dos resultados do Setor de Resíduos apresentados no primeiro e segundo Inventário de Emissões dos Gases de Efeito Estufa de Salvador e identificar lacunas importantes ainda existentes. Assim, pretende-se contribuir para promover melhorias em suas próximas revisões e atualizações. Considerando a metodologia de aferição adotada e após análise dos resultados apresentados, foram identificadas oportunidades de aperfeiçoamentos para o Setor de Resíduos, considerados insuficientes nos dois inventários de Salvador.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).