O REUSO DE CONTAINERS MARÍTIMOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL SOB A PERSPECTIVA DA ECONOMIA CIRCULAR
Palavras-chave:
construção civil, container, economia circular, sustentabilidade, reusoResumo
O setor de construção civil tem sido apontado como um dos maiores geradores de resíduos sólidos, e por essa razão tem recebido grande atenção no contexto das pesquisas sobre o uso de materiais e técnicas alternativas de construção. Dentre as diversas opções disponíveis de materiais que podem ser reaproveitados nas edificações os containers marítimos tem recebido destaque nos últimos anos, devido ao seu potencial enquanto matéria prima-estrutural para novos edifícios. O presente trabalho buscou dimensionar a contribuição da reutilização deste material no contexto da economia circular, a partir de uma discussão técnica baseada na literatura disponível sobre o tema, acrescida de informações obtidas em uma pesquisa de campo junto a algumas empresas do setor de construção civil. O reuso do container mostrou-se uma excelente alternativa para o setor, com vantagens como redução do entulho, economia de recursos energéticos, redução da poluição, diminuição do custo da obra, criação de novos negócios e novos postos de trabalho, que acabam por resultar em impactos ambientais, sociais e econômicos positivos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).