n. 48 (2022): PRÁTICA COMO PESQUISA nas artes da cena

					Visualizar n. 48 (2022): PRÁTICA COMO PESQUISA nas artes da cena

O dossiê Prática como Pesquisa nas Artes da Cena visa revelar alguns exemplos de pesquisa brasileira que têm acontecido nas intersecções possíveis que esse paradigma revela. O termo, traduzido por Ciane Fernandes (2013) do inglês Practice as Research – PaR, tem a intenção de organizar uma epistemologia que busca validar as práticas artísticas investigativas como pesquisa acadêmica. A PaR tem cada vez mais se desdobrado em práxis composta pela tríade não linear de ser-fazer-pensar. A pesquisa em artes que acontece através da práxis de PaR tem a obra criativa e seus processos como meio transdutor de investigação, ou seja, é através deles que a pesquisa acontece – e não com eles ou sobre eles. É sobretudo um modo de realizar pesquisa acadêmica em que (um)a prática integra a metodologia para se investigar temáticas diversas. A prática se torna o meio pelo qual a pesquisa é realizada; ela norteia a investigação e determina não somente a maneira de se pesquisar, mas também a forma de se refletir sobre pesquisa. Na PaR, ao invés de se articular pensamentos sobre a prática, estes são articulados, sobretudo, através desta prática, no caso, artística. Organização: Melina Scialom e Ciane Fernandes

 SUMÁRIO

EDITORIAL. PRÁTICA COMO PESQUISA - Melina Scialom, Ciane Fernandes

EXPEDIENTE e FICHA CATALOGRÁFICA. Edição 49 – Melina Scialom, Ciane Fernandes

1. PRÁTICA COMO PESQUISA NA PESQUISA EM DANÇA: laboratório e cotidianidade como método de investigação  –  Isabela Berto Tescarollo, Melina Scialom

2. CARTAS PARA/COM/DA(S) NOSSA(S) PESQUISA(S) – Oneide Alessandro dos Santos, Neila Baldi

3. ARQUIVO E/M PERFORMANCE: correspondência Eduardo A. R. Santana, Morgana Poiesis

4. ENSAIO DA ESCRITA SOMÁTICO-PERFORMATIVA: Prática como Pesquisa em dança – Sandra Corradini

5. A PRÁTICA URBANA COMO PESQUISA PELA/NA CIDADE: a perspectiva do sensível através de corpos com deficiências Carlos Alberto Ferreira da Silva, Natália Agla Angelim de Oliveira, Everton Lampe de Araújo

6. LABORATÓRIO DE PERFORMANCE – Franclin Correia da Rocha

7. TESTEMUNHAR O CAMINHO: falar do corpo pelo corpo Aline Seabra

8. O CALDO DA SOPA: a prática artística desenvolvida a partir da abordagem metodológica da Prática como Pesquisa durante a iniciação científica na graduação em artes cênicas da Escola de Teatro da UFBA – Veridiana Andrade Neves

9. PESQUISA EM ARTES DA CENA: reflexões epistemológicas em Prática – Maria Ângela de Ambrosis Pinheiro Machado

10. VESTÍGIOS: imersões do corpo nos sambaquis – Marta Soares

11. PERFORMANCE DA PRESENÇA OU A ARTE DO INSTANTE – Aícha Marques

12. PROJETO AROEIRA - O feminino e os afetos na Prática artística como Pesquisa em Teatro – Antônio Ricardo Fagundes de Oliveira

Publicado: 2022-12-30