O CALDO DA SOPA: a prática artística desenvolvida a partir da abordagem metodológica da prática como pesquisa durante a iniciação científica na graduação em artes cênicas da Escola de Teatro da UFBA
Resumo
O presente artigo propõe a análise do processo de pesquisa e construção da cena A Sopa, fruto do projeto de iniciação científica, PIBIC, durante a graduação em Artes Cênicas na Escola de Teatro da UFBA. A discussão gira em torno da abordagem metodológica conhecida como Prática como Pesquisa, dos procedimentos advindos da mímica corporal dramática e da dramaturgia rapsódica. O processo de construção da cena foi baseado na utilização de colagens e montagens dos diversos elementos e aspectos do universo artístico, subjetivos e concretos, da atriz pesquisadora como partituras corporais cênicas, canções, memórias, poemas, imagens, ditos populares, falas de soteropolitanos nas ruas de Salvador, discursos políticos, uma panela e uma colher de pau, originando, assim, uma obra artística que é particular e que, ao mesmo tempo, revela o todo no qual está inserida, demonstrando como a Prática como Pesquisa potencializou o reconhecimento do corpo como fonte de produção de conhecimento, apontando caminhos e respostas para a pesquisa. PALAVRAS-CHAVE: Prática como pesquisa. Mímica corporal dramática. Corporificação. Rapsódia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).