PRÁTICA COMO PESQUISA NA PESQUISA EM DANÇA: laboratório e cotidianidade como método de investigação
Resumo
Este artigo discorre sobre uma pesquisa em dança contemporânea realizada através da metodologia da Prática como Pesquisa. O objetivo do artigo é de detalhar o como a metodologia foi utilizada e aplicada na pesquisa, oferecendo exemplos de método, documentação e de exposição da investigação realizada. Após apresentar a epistemologia da Prática como Pesquisa a partir das considerações trazidas por Nelson (2013), Fernandes (2016) e Scialom (2021), evidenciamos junto com Fernandes et al. (2019) o como a práxis de Rudolf Laban foi fundamental para a pesquisa e realização de laboratórios. Ao situar os laboratórios como método de investigação, trazemos exemplos de como eles fomentaram uma investigação que articulou práticas cotidianas e movimento expressivo na criação do espetáculo de dança contemporânea uma cena só (2020). Além disso, é discutida, através de exemplos da pesquisa realizada, a importância da documentação em pesquisas de cunho prático, além da exibição e do compartilhamento de tais pesquisas. PALAVRAS-CHAVE: Prática como pesquisa. Laboratório. Processo criativo. Dança contemporânea.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).