TESTEMUNHAR O CAMINHO: falar do corpo pelo corpo
Resumo
Este trabalho tem como objetivo relatar minha experiência como pesquisadora do corpo na disciplina Laboratório de Performance, ofertada pela Universidade Federal da Bahia e lecionada pelas profas. dras. Ciane Fernandes e Melina Scialom no ano de 2021, e de como essa vivência me apresentou a Prática como Pesquisa como alternativa para falar do movimento de dentro da própria experiência do mover-se. Neste relato, compartilho as experiências e descobertas que me levaram aos meus interesses de pesquisa sobre a relação das narrativas do corpo com os processos de construção de autoimagem em espaços de aprendizagem. Minha investigação está ancorada em inquietações que foram sendo despertadas pelo meu próprio caminho, em especial, pela minha trajetória como professora de teatro da educação básica dentro do contexto da escola pública. As perguntas disparadoras que levei para o processo da disciplina incluem pensar sobre: (1) Como as práticas de ensino de teatro buscam compreender a representação corporal do estudante – sua fisicalidade, cultura e poesia? (2) De que maneira uma abordagem somática pode contribuir para fazer emergir as memórias e narrativas corporais dos estudantes? (3) Como a colonização dos corpos e seus atravessamentos interseccionais interferem na formação da nossa autoimagem? Neste relato de experiência, trago a importância da disciplina Laboratório de Performance para a compreensão e o desenvolvimento dos argumentos da minha prática como uma professora-artista-pesquisadora que busca caminhos para uma educação cada vez mais emancipada do corpo. PALAVRAS-CHAVE: Pesquisa guiada pela prática em artes. Laboratório de performance. Ensino de teatro. Narrativas do corpo. Autoimagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).